CANELA – O candidato Constantino Orsolin (MDB) promete avançar com o turno integral iniciado em 2019 no primeiro ano do ensino fundamental. Nesta entrevista sobre educação, cultura e esportes, Orsolin garantiu que construirá o tão desejado ginásio de esportes ali junto ao campo da Celulose. Ele também quer criar a orquestra municipal e zerar as vagas na educação infantil. Confira os principais trechos da entrevista:
1 – Qual seu plano para o ensino de turno integral já implantado?
A continuidade do turno integral é uma prioridade entre as prioridades do nosso governo e não existe possibilidade deste projeto parar, pelo contrário, vamos seguir avançando. Neste novo modelo de ensino de tempo integral, que iniciou em 2019 na nossa administração, os estudantes participam de atividades extras como linguagem visual, teatro, música, dança, recreação, xadrez, futebol, vôlei, handebol, badminton, basquete, ginástica, atletismo, comunicação e informática, além da horta escolar que possibilita o contato direto do aluno com a natureza repassando valores relacionados à educação ambiental, sustentabilidade e alimentação saudável. Atualmente já temos mais de 650 alunos dos 1º e 2º anos envolvidos com o turno integral e a implantação ocorrerá de forma gradual até atingir o 9º ano.
2 – E com relação as vagas na educação infantil?
Ah, a educação infantil! Esta é uma área na qual tenho muito orgulho, pois tivemos um avanço enorme e desafio um prefeito na história de Canela ou qualquer outro município do País que tenha criado tantas vagas em apenas quatro anos. Foram abertas mais de MIL VAGAS com a inauguração de novas escolas ou através de ampliações das escolas já existentes. No atual mandato inauguramos seis novas escolas de Educação Infantil: Lucimara Basei, no bairro São Lucas; Adriana SpallWingert, no bairro Sesi; Carmen Schlieper, no bairro Dante; Professora Diva Pedroso da Cunha, no bairro Eugênio Ferreira; Ernesto Dornelles, no bairro Boeira; além da Escola Dináh Reis Signori que fica dentro do Sesi, através do convênio. Sabemos que a demanda segue crescendo e vamos continuar priorizando esta área para que os pais possam trabalhar com tranquilidade para garantir o sustento das suas famílias. Zerar a fila de vagas para as creches é uma das metas do nosso plano de governo 2021\2024 e vamos trabalhar muito para isso, até porque na área infantil do pré-escolar já não ocorrem faltas de vagas. Além disso, ainda vamos construir a primeira creche para idosos, ou seja, um centro de convivência para a 3ª idade.
3 – Haverá alguma creche funcionando em finais de semana?
Por sermos um destino turístico, é uma característica da nossa cidade termos muitos trabalhadores que atuam nos finais de semana. Por isso estamos avaliando essa possibilidade, mas a prioridade é zerar as vagas semanais. No entanto, concomitante a isto vamos estudar uma forma de termos ao menos três escolas infantis funcionando em finais de semana.
4 – Algum projeto de melhoramento na estrutura física e ampliação dos educandários? Em quais?
Sim, vamos continuar investindo em reformas e ampliações das estruturas das escolas municipais, como já vem ocorrendo nos últimos anos. Como exemplo cito a Escola Santa Terezinha, que atende estudantes de vários bairros próximos a região central. O espaço físico desta escola já não atende mais de forma adequada as necessidades dos estudantes e profissionais que lá atuam. Para solucionar este problema temos um projeto moderno para uma nova Escola Santa Terezinha, em uma área ampla já adquirida pelo município, onde será possível ter quadras poliesportivas e um pátio adequado para receber pracinha, brinquedos e outros equipamentos. Já a atual estrutura será adaptada para se tornar uma nova escola infantil. Contudo, pelo fato de darmos continuidade ao turno integral faremos ampliações em todas as escolas do ensino fundamental, além de construirmos quadras de esportes nas escolas que ainda não possuem este equipamento.
5 – O plano de carreira dos professores precisa de algum ajuste? No que?
A grande mudança no plano de carreira dos professores foi feita em 2012, na minha primeira administração. Por enquanto tudo está andando dentro da normalidade, mas não descartamos a possibilidade de avançarmos ainda mais neste tema.
6 – Qual seu principal projeto para a área educacional?
Como professor e diretor de escola tenho na educação a minha base, é o meu chão. Temos diversos projetos para esta área e vou citar alguns como: criação da política pública para o turno integral; tornar o professor a mola mestra de todo o processo educativo, tendo o aluno como pérola preciosa e os pais como grandes colaboradores e parceiros; tornar as escolas da zona rural mais produtivas, readequando o currículo; dar seguimento na valorização da Educação de Jovens e Adultos; apoiar às escolas estaduais; regularizar e fortalecer os CPM’s tendo estes como parceiros da comunidade escolar; dar visibilidade às práticas pedagógicas de cada instituição respeitando as características da comunidade escolar; entre outras tantas propostas.
7 – O que será feito pelo Poder Executivo acerca da nova lei de acessibilidade e inclusão? E qual será o papel da Rodolfo nesse contexto?
Vamos continuar assegurando e promovendo em condições de igualdade o acesso à educação especializada aos alunos com algum tipo de deficiência ou necessidade especial, além de manter a atual parceria com a APAE. Em relação a Escola de Educação Infantil e Especial Rodolfo Schlieper temos um projeto para a construção de uma nova escola, próxima ao Sesi, completamente remodelada, moderna e que atenda todas as normas de inclusão e acessibilidade. Também vamos fortalecer o Cadie – Centro de Atenção e Desenvolvimento Integral ao Estudante, um projeto nosso que está em andamento.
8 – O senhor vai construir um ginásio de esportes? Onde?
Sim e já estamos elaborando o projeto do mesmo que será construído próximo ao campo da Celulose, onde vamos realizar este sonho da nossa comunidade. Canela necessita urgentemente de um ginásio municipal e a nossa administração está avaliando propostas para receber este equipamento. A construção do ginásio poderá ocorrer por meio de uma parceria público\privada, através de recursos próprios ou ainda pela captação de verbas junto ao governo federal. Nenhuma possibilidade está descartada para conquistarmos este objetivo no próximo mandato.
9 – A área esportiva receberá alguma atenção no seu governo?
Sim, é uma área bastante valorizada pelo nosso governo e podemos comprovar isso com números e investimentos. Nos últimos quatro anos o Departamento Municipal de Esportes recebeu mais de 500 inscrições de equipes, somando cerca 8.900 pessoas envolvidas. Foram realizadas 58 competições e arrecadados mais de 12 mil quilos de alimentos para ações sociais. O governo do MDB foi responsável pelo resgate dos campeonatos de categorias de base, que por um período não aconteceram aqui em Canela. Além disso, concluímos a obra e entregamos para a comunidade do bairro Santa Marta o Ginásio Poliesportivo Carlos Alberto de Lima ‘Carlinhos da Vila’. Também revitalizamos o Parque do Lago e foram construídas novas quadras poliesportivas nas escolas Zeferino José Lopes (Morro Calçado), Cônego João Marchesi (Ulisses de Abreu) e Dante Bertoluci (São Luiz). E já está em obras o mais grandioso projeto nesta área que é o Centro Esportivo do Grande Canelinha, um complexo que vai proporcionar espaços de lazer e convivência para uma região da nossa cidade que possui uma grande população. O projeto inclui pistas de corrida e de caminhada, quadras poliesportivas, áreas verdes e até um lago. Sem esquecermos do grande trabalho realizado no setor esportivo dentro das próprias escolas municipais.
10 – E no quesito cultural de envolvimento da juventude?
Tenho em mente que só vamos conseguir fazer mudanças profundas na nossa sociedade através da educação, da cultura e do esporte. Já estamos envolvendo culturalmente nossos jovens e a mais bela prova disso foi a edição do ano passado do Sonho de Natal, que teve o espetáculo de Chegada do Papai Noel feito quase que na sua totalidade por artistas e estudantes canelenses. Vamos dar continuidade nesta proposta e por isso queremos criar a Orquestra Municipal, o Projeto Arte Itinerante, instituir mostras de novos talentos nas escolas, melhorar a parceria com o CTG e outros movimentos culturais, além de dar continuidade à instituição do Sistema Municipal de Cultura, consolidar, qualificar e inovar os projetos culturais. Para tanto precisamos investir em espaços culturais e é por isso que nós estamos concedendo à iniciativa privada a Casa de Pedra e o Teatrão, onde vamos revitalizar estes dois preciosos locais.
11 – Qual o suporte que o senhor concederá aos acadêmicos do ensino superior?
Vamos implantar uma nova política pública de incentivo e de cursos técnicos. Vamos continuar investindo no transporte no qual já estamos pagando cerca de 75% do valor total da passagem. Mas não estamos satisfeitos e queremos ampliar o investimento no transporte, pois é uma forma de qualificarmos a mão de obra local e incentivarmos os nossos jovens a permanecerem no mercado de trabalho aqui em Canela.
12 – A Biblioteca Municipal vai receber alguma atenção no seu governo? Quais os planos?
Com certeza! Queremos informatizar e modernizar a nossa Biblioteca e para isso vamos analisar possíveis parcerias com instituições universitárias. Também pretendemos construir um novo espaço para que a Biblioteca Municipal tenha uma sede própria e não seja trocada de local a cada mudança de governo. Provavelmente será construída junto ao prédio da Secretaria de Educação.
13 – E a Feira do Livro?
Assim como aconteceu em praticamente todos os municípios do país, neste ano não pudemos realizar a Feira do Livro em virtude da pandemia. Mas para os próximos anos a nossa intenção é fortalecer a parceria com a Fundação Cultural de Canela para a realização do evento. A feira tem um enorme potencial e pode ser explorada turisticamente também, ocupando espaços na revitalizada Praça João Corrêa, por exemplo, um local de fácil acesso para os canelenses e grande visibilidade junto aos turistas.