CANELA–Quando questionado sobre os principais projetos na área educacional, o candidato Gilberto Tegner, o Tolão (PDT), respondeu que a qualidade da educação depende de vários projetos e destacou a qualificação dos professores. Ele também falou sobre o turno integral, as vagas nas creches e o ginásio municipal, entre outros assuntos. Confira a entrevista:
1 – Qual seu plano para o ensino de turno integral já implantado?
O turno integral será um diferencial para o futuro de Canela e a sua continuidade é fundamental. O ano de 2020 teria que ser de várias obras, masdevido a pandemia e à queda de arrecadaçao do FUNDEB isto não ocorreu. Teremos que recorrer à soluções alternativas, talvez com locação de alguns espaços, mas não podemos abrir mão deste projeto, e temos que qualificá-lo pedagogicamente com projetos diferenciados que propiciem maior crescimento ao aluno. A escola de turno integral é uma das principais bandeiras do nosso partido e temos orgulho de termos feito parte deste processo, tanto nas escolas municipais quanto no CIEP Neusa Mari Pacheco, que foi outra conquista de Canela com a participação do PDT.
2 – E com relação as vagas na educação infantil?
O objetivo sempre será zerar a fila da educação infantil. Participamos do atingimento da meta de zerar a fila do pré 1 e 2…As turmas de maternal também estão bem encaminhadas… Nosso gargalo está localizado nas turmas de berçário 1 e 2. Isto se dá pela falta de berçários nas escolas Corália Schaefer, Alice Wortmann e Eva Alzira Bianchi… Pretendemos construir estes berçários e zerar a fila de espera. E posso falar com tranquilidade de educação infantil, pois participei diretamente da implantação da maioria das atuais escolas.
3 – Haverá alguma creche funcionando em finais de semana?
Este serviço foi implantado em um governo no PDT no ano de 2003, e depois foi extinto. Esta demanda não nos foi pedida nesta campanha, então não deveremos ter este serviço. Inclusive este pedido por mais atendimento em creches (noturno e final de semana) também me preocupa, pois cada vez mais vejo famílias deixando de ficar com seus filhos. Lembro sempre que eu sou um apaixonado pela educação infantil, mas por mais que as crianças me encantem, quem mais deve cuidar deles são os PAIS, e estes precisam aproveitar cada espaço de tempo para conviver, cuidar e acarinhar suas crianças.Lembro sempre, por mais antipático que possa parecer: As crianças não são filhas do prefeito, mas de pais que devem assumir suas responsabilidades… A escola é para educar, no tempo certo, com as condições adequadas, mas não substituirá nunca a família.
4 – Algum projeto de melhoramento na estrutura física e ampliação dos educandários? Em quais?
Em primeiro lugar devemos ter em mente a necessidade da manutenção preventiva e pequenas reformas sempre são necessárias. Em função da necessidade de mais espaço para o turno integral, várias escolas terão que ser ampliadas. Destacamos algumas: Ernesto Dornelles, João Alfredo Correa Pinto, Barão do Rio Branco, Dante Bertolucci, Bertholdo Oppitz, Severino Travi; E temos que lutar pela nova escola Santa Terezinha, cujo projeto está pronto e tem área adquirida;Na educação infantil, a ideia é implantar berçários nas escolas Alice Wortmann, Coralia Schaefer…
5 – O plano de carreira dos professores precisa de algum ajuste? No que?
A construção ou revisão de um plano de carreira é fruto de diálogo permanente com a categoria e com o sindicato e não teremos nenhum problema em estabelecer esta linha de respeito, colaboração e transparência. Havia alguns aspectos que nos eram cobrados, como secretário, na questão dos servidores da educação, como hora atividade, por exemplo, demanda esta que já foi atendida. Não nos furtaremos e queremos que TODOS os servidores recebam melhor remuneração, mas temos que ter a responsabilidade de ter os pés no chão e não prometer o que não se pode cumprir. Mas partimos do princípio de que nenhum direito será suprimido dos servidores.
6 – Qual seu principal projeto para a área educacional?
Não há um projeto principal nesta área, mas vários projetos que em conjunto garantem a qualidade da educação, entre os quais sempre destacaremos a qualificação dos professores que tem que ser contínua, o CADIE – Centro de atenção e Desenvolvimento Integral do Estudante, o turno integral, o sistema de avaliação anual do alunado feito a cada ano e não somente de dois em dois anos como a prova Brasil e poderíamos citar muitos outros. Em educação, não existe uma fórmula mágica, mas sim um trabalho integrado com os profissionais de educação criando um clima de aprendizagem nas escolas que propicie condições de uma aprendizagem, qualificada, e fundamentalmente, todos terem em mente de que o aluno é o centro principal deste trabalho. E finalizando, quero deixar claro que qualquer projeto será discutido amplamente com toda a equipe e encaminhado à apreciação do Conselho Municiopal de Educação, quando isto for necessário, pois não somos donos da verdade e não governaremos sozinhos.
7 – O que será feito pelo Poder Executivo acerca da nova lei de acessibilidade e inclusão? E qual será o papel da Rodolfo nesse contexto?
Deve ficar claro que O Decreto Nº 10.502, de 30 de setembro de 2020 institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida, é um instrumento do Executivo para regulamentar uma lei já existente e nesse caso uma parte da LDB/1996, a qual inclusive já teve modificações no decorrer do tempo.
Devemos neste momento, aguardar as orientações (Regulamentações, Normas técnicas, Pareceres e outros dispositivos legais) para tomar todas as medidas necessárias, a fim de estar em consonância com a lei maior. Conforme o próprio decreto, compete ao Ministério da Educação a coordenação estratégica dos programas e das ações decorrentes da Política Nacional de Educação Especial. Também refere que a forma a ser definida em instrumentos específicos dos respectivos programas e ações do Ministério da Educação e de suas entidades vinculadas ocorrerá por adesão voluntária e que compete ao Conselho Nacional de Educação elaborar as diretrizes nacionais da educação especial, em conformidade com o disposto na Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Em nosso tempo como secretário de educação, investimos e acreditamos na educação inclusiva de TODOS estudantes e para isso adotamos algumas estratégias de atenção que hoje são referência na região, tais como: Manutenção da Escola Especial, apoio a APAE, Criação do CADIE, EJA, PAE, Avaliação Diagnóstica, Testagem de audição nas escolas, Apoio a semana de acessibilidade, formação continuada para professores na área específica de AEE, Psicólogas nas escolas entre outras ações.Canela é das poucas cidades que manteve a escola especial e a Rodolfo continuará tendo um papel fundamental no atendimento deste aluno.
8 – O senhor vai construir um ginásio de esportes? Onde?
Esta é uma briga que compraremos. Mesmo sabendo das dificuldades em buscar recursos federais no pós pandemia, buscaremos incessantemente verbas que possibilitem que se realize este grande anseio da comunidade que nos cobra ano após ano. De recursos próprios será bastante difícil e gosto de ser claro com a comunidade esportiva, e a minha posição é que seja construído ali no Grêmio Celulose, para que possamos ao longo do tempo ter ali um complexo multi esportivo.
9 – A área esportiva recebe a alguma atenção no seu governo?
Historicamentre vemos o esporte apenas pelo aspecto das competições e buscaremos rever isto, buscando a valorização de outras modalidades que hoje não são atendidas, como por exemplo o atletismo. Vamos buscar ajudar equipes que disputem competições regionais e atrair algumas destas competições para nossa cidade. Queremos integrar o esporte dentro das políticas de apoio à juventude e prevenção às drogas.
10 –E no quesito cultural de envolvimento da juventude?
No setor cultural refaremos os caminhos de parceria com a Fundação Cultural de Canela, para que juntos possamos CONSTRUIR uma política cultural e a partir disto podermos estruturar um caminho seguro, e não apenas iniciativas soltas. Existe uma parceria da SMEEL com a D’Arte, e neste sentido eu ainda sonho que Canela possa ter a sua escolas das artes, onde nossos jovens optariam pela música, dança, teatro, etc…esta ideia foi levada a termo em vários municípios e tem dado bons resultados.
11 – Qual o suporte que o senhor concederá aos acadêmicos do ensino superior?
Quando assumi a Secretaria de Educação, somente eram atendidos os estudantes do noturno da Faccat, Feevale, Unisinos e Ulbra, sem um percentual definido. Nós definimos um percentual de 70% e estendemos o benefício aos alunos do diurno destas faculdades já no primeiro ano. No ano de 2019 contemplamos os alunos das faculdades de Caxias. Para 2021 teremos que sentar com os acadêmicos já dentro do espectro do pós pandemia (voltaram as aulas, não voltaram, etc). Em um cenário normal, o mínimo é manter o percentual de 70%.
12 – A Biblioteca Municipal vai receber alguma atenção no seu governo? Quais os planos?
Como a vida em sociedade se transforma, os equipamentos e serviços públicos precisam e devem ser repensados em sua essência para continuar a atender a comunidade. Coma biblioteca este repensar terá que acontecer, buscando outros modelos que foram implantados nas universidades e outros municípios para a modernização da nossa. Nos parece que talvez o modelo atual dá mostras de fadiga e precise ser revitalizado para atrair uma clientela jovem, mais ligada ao meio eletrônico e às mídias sociais e que não se sente encantada pelo modelo atual. A vida se modifica, se moderniza e nossa biblioteca terá aque seguir este mesmo caminho.
13 – E a Feira do Livro?
A feira do Livro como qualquer evento cultural estará na expectativa da existência de recursos para sua realização. Não vamos enganar ninguém, será um ano difícil, mas eu serei o maior parceiro para captação de recursos para eventos desta natureza e perseguiremos sempre a possibilidade da sua realização.