GRAMADO – A promessa é do candidato a prefeito Nestor Tissot (PP) referindo-se ao Parque dos Pinheiros, no Mato Queimado. Na entrevista dessa semana, sobre meio ambiente, Nestor também discorreu sobre questões como tratamento de esgoto e a causa animal. Veja como foi a entrevista:
1 – Quais suas intenções com o Parque dos Pinheiros?
O Parque dos Pinheiros será, com certeza, um novo cartão postal de Gramado. Para tanto precisamos trabalhar na questão ambiental, tratando o esgoto de alguns bairros que acabam indo para as águas de nosso Parque, bem como toda a água do local, melhorando a estrutura que o cerca, sempre preservando a fauna e a flora, que serão os atrativos do local, tanto para turistas como para estudiosos de todo o mundo. Ainda temos a intenção de tornar o Parque dos Pinheiros em um parque inundável, para isso realizaremos um estudo da área da Barragem que contemple uma área de reserva que possa resolver, em definitivo, qualquer preocupação com a falta de água.
2 – O que o senhor tem a dizer sobre arborização urbana e plantio de hortênsias?
Gramado é conhecida nacionalmente por ser a cidade das hortênsias, nome este que batizou a nossa primeira festa, a Festa das Hortênsias. Nessa questão específica vamos promover campanhas de valorização da nossa flor símbolo, incentivando para que todos os jardins possuam um exemplar, mesmo que temático, pois as hortênsias estão diminuindo e não podemos deixar que isso ocorra, elas são a marca e identidade de Gramado.
3 – Saneamento básico é um fator que ainda precisa traçar um longo caminho de evolução e carece de investimentos pesados. Os índices de tratamento de esgoto estão muito aquém do que deveria ser para Gramado. Como o senhor vai atuar nessa questão?
Realmente um dos assuntos mais urgentes que teremos que enfrentar é a questão do saneamento básico. Para tanto temos como meta discutir com a comunidade sobre o assunto, realizar um amplo plebiscito Municipal sobre serviços prestados pela CORSAN, com base no novo marco legal do saneamento básico; executar de forma definitiva o Plano Municipal de Saneamento Básico que foi criado em nosso último ano de mandato; realizar um projeto de ampliação da capacidade e modernização das estações de tratamento de esgoto e ampliação de outras estações de tratamento de esgoto, dividido pelas bacias hidrográficas do Município; modernizar e implementar novas redes coletoras de esgoto, ampliando e melhorando a vazão, assim consequentemente diminuindo os riscos de extravasamentos. Também temos como meta criar um programa educacional contínuo de conscientização, orientando quanto às questões de ligações clandestinas em redes pluvial, sistemas de tratamentos isolados e ligação correta na rede de esgoto existente em vias já implantadas e futuras.
4 – Faz muitos anos que as cascatas Véu de Noiva e Dos Narcisos deixaram de ser cartões postais de Gramado, colocando em sofrimento a comunidade do Piratini e arredores. O senhor vai fazer essa despoluição? Como? E os demais recursos hídricos?
Com a realização das ações elencadas anteriormente, bem como com um trabalho que buscará devolver a característica dos rios/cascatas com ações efetivas de limpeza (dragagem e uso de tecnologias alternativas) e despoluição, estaremos trabalhando no caminho correto e permanente para que esses dois cartões postais voltem a ser referência na cidade.
5 – A sociedade atual ainda tem um atraso cultural com relação a correta e assídua separação do lixo doméstico. Como o senhor vai trabalhar isso com as pessoas em paralelo com a usina de triagem de resíduos para elevar os índices de reciclagem?
O lixo se tratado de forma correta pode gerar lucro, assim estaremos realizando o projeto Lixo é Luxo, com a recuperação, modernização e operacionalização do Centro de Valorização de Materiais (Usina de Triagem) e elaboração do Plano Municipal de Gestão Integrado de Resíduos Sólidos, fortalecendo e ampliando as visitas direcionadas a Usina, incentivando as redes escolares de ensino a realizarem visitas orientadas por profissionais, educando o aluno na sua formação de base; também, junto as escolas e nos bairros vamos realizar ações que visem o incentivo contínuo e a ampliação de programas de educação ambiental, orientando a forma correta da separação, bem como da destinação do lixo doméstico.
6 – Qual seu pensamento acerca do sistema de ecoponto, para a comunidade levar resíduos recicláveis e resíduos que necessitam destino ambientalmente correto em um único local?
A criação de um local adequado para o descarte de lixo que pode ser reciclado e reaproveitado será uma das marcas da nossa gestão. Estaremos, junto com os profissionais da Secretaria de Meio Ambiente, traçando metas, objetivos e ações para a criação desse espaço específico, para que a comunidade tenha uma referência quanto tratar-se de descarte de lixo seco.
7 – Licenciamento ambiental: O que o senhor pretende fazer?
Vamos fazer cumprir a lei que dispõe sobre os critérios, prazos e procedimentos para tramitação dos processos de licenciamento ambiental, no âmbito do Município de Gramado, buscando sempre a compatibilização do desenvolvimento econômico-social com a preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico, garantindo assim um desenvolvimento sustentável para a nossa cidade, que é reconhecida nacionalmente por sua natureza.
8 – No seu governo vai jorrar esgoto em via pública, como tem ocorrido nos últimos anos até mesmo na avenida cartão postal da cidade, a Borges de Medeiros?
Com certeza uma das primeiras ações no que refere-se ao saneamento básico será a eliminação desses pontos onde o esgoto corre ao céu aberto, em pleno Centro de Gramado, e também a eliminação do odor que temos em diversas áreas de nossa cidade. O tratamento do esgoto é prioridade, pois saúde é prioridade e não se tem saúde plena com problemas na área de saneamento público. Assim sendo, uma das primeiras ações de nosso grupo a frente da Prefeitura será quanto ao cumprimento do Contrato pela Corsan, pelo menos até debatermos o assunto com a comunidade e verificarmos quais os caminhos que juntos vamos tomar para que Gramado tenha um índice de tratamento de acordo com o que seu povo merece.
9 – Energia solar e uso da água da chuva por meio de cisternas é uma tendência mundial. Pretende implantar ou ampliar esses sistemas nos prédios públicos?
Para demonstrar que esse assunto é recorrente, de pronto afirmo que estaremos colocando em prática uma lei proposta pelo meu vice-prefeito, LuiaBarbacovi, em 2018, quando ele estava como vereador de Gramado, que cria o sistema de reuso de água de chuva no Município de Gramado, para utilização não potável em condomínios, clubes, entidades, conjuntos habitacionais e demais imóveis residenciais, industriais, comerciais e prédios públicos. Esse é um projeto simples, que irá trazer economia e menor poluição à cidade. Ainda, outras opções também merecerão nossa atenção e incentivo, quais sejam: energia solar e a fotovoltaica.
10 – Quais seus projetos para a causa animal?
Em 2011 criamos a lei municipal que instituiu uma polícia de proteção aos animais, com certeza ela deve ser implantada de forma mais incisiva. Temos como objetivo ampliar a chipagem, a castração de animais para famílias carentes, atualizar o censo de animais domiciliados em Gramado, criar o ‘Selo Amigos dos Animais’ para estabelecimentos comerciais da área, clínicas veterinárias, veterinários autônomos, entre outros,que atuem em parceria com os objetivos da Prefeitura Municipal; criar o Portal Animal com cadastro dos protetores e dos animais domunicípio, achados e perdidos; implantar exames para controle de doenças infectocontagiosas para animais abrigados ou comunitários; controlar e restringir o comércio clandestino, dentre outras ações específicas que serão criadas em parceria com a equipe da Prefeitura e com apoio e colaboração dos profissionais veterinários.