CANELA – Teve ronco dos motores, barro, radicalização e a integração dos envolvidos que culminou em uma grande ação solidária que ocorreu no final de semana com a 7ª Trilha e 6º Desafio Off Road, evento organizado pela Associação Jipeiros de Canela, conhecida como Equipe Mato ou Morro. No primeiro dia de atividades, no Parque do Saiquio ocorreu o baile com o grupo JJSV.
Do mesmo local, no sábado (10) pela manhã, cerca de 600 trilheiros de diversos municípios do Estado e Santa Catarina, partiram para um percurso de ida e volta, cerca de 50 km, pelas estradas do interior de Canela, passando pela Fazenda do Ipê retornando no final do dia ao Saiqui. “A trajeto foi considerado pelos participantes com o melhor deste ano, para quem gosta de fazer trilha foi o ideal”, comentou Ítalo Rodrigo Veeck, um dos integrantes da organização do evento.
No domingo (11) durante todo o dia ocorreu o 6º Desafio Off Road e cerca de mil pessoas que foram assistir estas provas radicais, parte delas levaram um quilo de alimento não perecível que foram doados ao Hospital de Caridade de Canela (HCC).
Este último ponto, da solidariedade que destacou Ítalo em entrevista ao programa Redação JI na Rádio Integração Digital. Ele mencionou dos eventos realizados pelo grupo com cunho social e os mantimentos arrecadados que já foram doados ao HCC nesta semana com 280 litros de leite e cerca de 400 quilos de alimentos não perecíveis.
“Esta ação solidária nos trouxe uma felicidade muito grande com a arrecadação, somos muito gratos com as pessoas que nos ajudaram e prestigiaram o evento, tentamos fazer o melhor possível e ações beneficentes se manterá em prol de alguma entidade no próximo ano”, disse. Conforme Ítalo, o Mercado Tiririca disponibilizou um veículo para venda de mantimentos na portaria do Parque do Saiqui no último dia do evento.
A equipe Mato ou Morro segue com atividades neste ano com a participação em eventos no município e na região. Além disso, já está programada uma nova vistoria por onde ocorreu a trilha para a realização de limpeza.
“Seguimos com o calendário, vamos refazer o trecho fizemos isso com frequência, gostamos de andar, mas temos que cuidar da natureza e temos a participação no desfile 7 de setembro, Dia da Criança, trilha em Taquara, na Oktoberfest de Igrejinha e em dezembro, em Tramandaí, todos estes são nossos parceiros e sempre nos visitam”, citou.
Ítalo revelou que o grupo Mato ou Morro vai buscar junto a Prefeitura de Canela que seja inserido as edições da trilha no calendário anual de eventos do município. “As nossas atividades movimenta a economia da cidade e nosso sonho é colocar no calendário de eventos de Canela, pois em outros municípios normalmente as trilhas partem do Centro, facilitando a aproximação das pessoas deste meio off road e temos esta vontade e esperamos conseguir este êxito”, finalizou. As Secretarias de Turismo e Obras apoiaram o evento, sendo esta última com máquinas que auxiliaram os jipeiros que não conseguiam sair de algum local sinuoso.