InícioPolíticaGramado e CanelaMelhorar a infraestrutura na zona rural

Melhorar a infraestrutura na zona rural

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – O candidato à reeleição Constantino Orsolin (MDB) comentou na entrevista desta semana sobre suas intenções para a zona rural do município, como a criação de agroindústrias, manutenção das estradas, comunicação e sinalização. A Rota Panorâmica e a pavimentação Caracol/Ferradura foram assuntos recorrentes nas respostas aos questionamentos feitos pelo Jornal. Confira os principais trechos da conversa, recorte essa página e guarde para cobrar depois.

O que o candidato propõe para facilitar e incentivar a criação de agroindústrias?
Neste governo já criamos uma legislação específica – o Programa Canela do Futuro, que oferece incentivos fiscais e outros benefícios tanto para empreendimentos da zona urbana como do meio rural. Como exemplo cito o fornecimento de horas máquinas e materiais como saibro, que auxiliam em construções ou ampliações de agroindústrias. Sou grande incentivador desta área e o governo MDB participou diretamente na implantação de várias agroindústrias em nosso município, que inclusive fornecem alimentos para as escolas municipais.

Se eleito, quais seus planos para melhorar a comunicação na zona rural, sobretudo com sinal de internet?
Já autorizei a Secretaria de Obras, Serviços Urbanos e Agricultura a iniciar negociações e buscar empresas interessadas em expandir o sinal de internet e telefonia em toda a zona rural. Não faz sentido oferecer infraestrutura sem internet e telefonia de qualidade. A tecnologia que facilita o trabalho também é uma forma de incentivar que os mais jovens permaneçam no interior. No nosso governo já oferecemos internet gratuita no Centro e com certeza vamos expandir este serviço aos bairros e ao interior.

Que tipo de suporte seu governo dará ao produtor rural, seja na oferta de trabalho técnico, implementos agrícolas, mobilidade, cursos e outros aspectos?
Já estamos dando suporte aos agricultores e pretendemos ampliar algumas ações. Prova disso é que o Município já fornece este serviço de suporte técnico com apoio da Emater e com servidores – dois técnicos agrícolas e um veterinário – que prestam assessoria nas propriedades rurais. Além disso, nosso governo tem disponibilizado serviços de hora máquina como tratores, arado, silagem, entre outros. Também oferecemos apoio para as lenheiras com auxílio de máquinas nas propriedades. Em relação à mobilidade buscamos recursos para a Rota Panorâmica e vamos concluir esta obra que é fundamental para toda a região. Estamos dando continuidade na pavimentação da estrada Caracol\Ferradura e seguimos trabalhando duro na conservação das estradas, instalação de redes de drenagem no interior e na aquisição de maquinário como rolo compactador, possibilitando um trabalho ainda de melhor qualidade na zona rural. Outra medida já realizada pelo nosso governo foi a regularização do Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e recentemente o Sistema Unificado Estadual de Sanidade Agroindustrial Familiar, Artesanal e de Pequeno Porte (SUSAF), que permite ao produtor rural comercializar em todo território do RS. O Cidica, que está sendo implantado em Canela, também contribuirá na área de cursos e capacitações.

Tens algum planejamento para implantar sinalização indicativa nas localidades do interior, especialmente nos entroncamentos das vias?
Sim! Existe um projeto em desenvolvimento que visa melhorar a sinalização na zona urbana e rural, inclusive com indicações de roteiros de agroturismo que estão sendo estudados pela Secretaria de Turismo.

Com exceção da Rota Panorâmica, prevê levar pavimentação para outras estradas? Quais?
Está em andamento a pavimentação de um trecho de 7km na estrada Caracol\Ferradura que vai desenvolver mais um importante eixo turístico em nosso município. Grandes empreendimentos turísticos já estão se instalando nesta área que ainda deverá receber novos atrativos. As estradas do Chapadão, do São João, da Linha São Paulo e do Canastra Alta possuem muitas propriedades agrícolas e merecem atenção especial em relação às pavimentações.

Como será o desempenho dos trabalhos de manutenção das estradas secundárias?
Deverá ocorrer de forma a buscar condições de trafegabilidade para escoar a produção dos nossos agricultores. Como por exemplo, roçadas nas vias rurais, mais redes de drenagem, sarjeteamento das estradas, bem como patrolamentos, colocação de saibro e compactação. Mesmo em meio à pandemia demos prioridade a este serviço e prova disso são as condições das estradas hoje, que apresentam boa trafegabilidade. Em média, neste último governo, foram patrolados cerca de 250 quilômetros por ano em nossas estradas rurais e pretendemos ampliar este serviço.

Como pretende ampliar o turismo rural? Seja com novos roteiros, seja com incentivos para adesão de outros produtores.
Levando infraestrutura para a zona rural através da pavimentação, fornecimento de internet e telefonia de qualidade para que os produtores rurais se engajem e se encorajem a realizar novos investimentos. Um belo exemplo é o trecho Caracol\Ferradura que está atraindo novos investimentos e vai criar um novo roteiro turístico rural e de aventura, assim como já está ocorrendo na região da Rota Panorâmica com o fortalecimento dos empreendimentos lá já estabelecidos.

O interior carece de rede elétrica trifásica. Como pretende resolver essa carência?
Nosso governo já levou rede trifásica para as localidades São João, Bugres, Rancho Grande, Chapadão e também já está em fase final para execução da rede trifásica nas localidades Canastra Alta e Linha São Paulo. Isso comprova o nosso comprometimento e incentivo para que novos agricultores invistam em melhorias nas suas propriedades. É de responsabilidade do poder público preparar uma infraestrutura moderna para a volta do homem urbano ao campo. É imperioso instalar rede trifásica, rede de baixa tensão, iluminação de led, internet e telefonia em todo nosso interior.

Pretende desenvolver algum projeto de qualificação e ensino técnico específico para os jovens do interior?
Sim! Vamos buscar parcerias com escolas agrícolas para que o filho do agricultor se qualifique e permaneça na zona rural. A implantação do Centro Integrado de Inovação e Desenvolvimento de Canela (CIDICA) também será fundamental para a capacitação dos nossos jovens em diversas áreas, abrangendo ainda o produtor rural e as agroindústrias.

Existe uma legislação que obriga que 30% dos mantimentos servidos na merenda escolar sejam de produção local. Qual sua projeção, cumprir a lei ou ir além?
A intenção é ampliar este trabalho com os agricultores locais e atingir o máximo de produtores possíveis para fomentar ainda mais a economia da agricultura familiar. Atualmente, a lei está sendo plenamente cumprida.

Existem planos para expandir a Festa Colonial?
Sim! Ao invés dos atuais 14 dias queremos aumentar o evento para 21 dias, dando uma semana a mais para os nossos agricultores divulgarem e comercializarem seus produtos. A intenção é ampliar em número de dias, produtores e expositores. O evento tem grande potencial e prova disso foi o sucesso dos últimos três anos com recordes de público e vendas.

Qual seu pensamento com relação à criação de uma Secretaria Municipal de Agricultura?
No primeiro ano do próximo governo, 2021, não existe esta possibilidade devido uma lei federal que proíbe a criação de novas despesas. Porém, existe sim um planejamento de fortalecimento do Departamento de Agricultura. Indiferentemente, se for secretaria ou departamento, o importante é que vamos continuar tratando a agricultura e os agricultores com o respeito que merecem.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido