Tradicionalmente, a orquestra municipal de Carlos Barbosa realiza um concerto especial para comemorar o aniversário do município. Com as prevenções contra a covid-19, todas as atividades com público foram canceladas. Mas a tecnologia permitirá um contato, ainda que virtual.
Nesta sexta (25), a partir de 20h, a orquestra realizará o concerto comemorativo, com apresentação diretamente da sua sede e transmissão pelo seu endereço no YouTube. Além da novidade no formato online, a atividade é especial pelo repertório arrojado preparado para esse dia.
Sob a direção artística e regência do maestro Dirceu Andreoli, a orquestra trará obras de compositores tradicionais da música antiga e de concerto, também conhecida como clássica, totalmente repaginada. A começar pela instrumentação que difere da escrita original feita para orquestra sinfônica ou de câmara. Arranjada para uma big band, terá instrumentos de sopros (clarinete, flauta e saxofone), de metais (trompete, trompa e trombone), percussão e bateria, somados a uma instrumentação “crossover”, com a inclusão de equipamentos solistas, como guitarra, violino e saxofone.
As composições têm autorias de Mozart, Vivaldi, Beethoven, Leroy Anderson, Korsakoff, Ravel e do brasileiro Zequinha de Abreu. Para a interpretação dos solos foram convidados os músicos Fúlvio Motta, Thomas Werner e Bruno Mello (guitarra), Bruno Gelmini (saxofone), Rodrigo Maciel (violino) e Alison Seben (máquina de escrever).
Com uma produção atenta às recomendações dos órgãos de saúde quanto a higienização e prevenção do contágio do coronavírus, o formato do concerto contempla uma orquestra menor do que a que seria no evento presencial, com cerca de 25 músicos e solistas, em local amplo, que permite um mapa de distanciamento recomendado entre cada integrante. Equipes de filmagem, sonorização, iluminação e produção também serão reduzidas.
O concerto tem a produção cultural e transmissão online da AtmosFERA Produções Culturais e Audiovisuais, sonorização e iluminação de Marchi Som & Luz e produção de áudio de Gilberto Salvagni de áudio. O evento tem apoio da Prefeitura e do Centro Cultural Educativo.
PROGRAMA
• Sinfonia Nº 9 – Ludwig van Beethoven
Ode To Joy (O Hino da Alegria)
• Ópera As Bodas de Fígaro – Wolfgang Amadeu Mozart
Abertura
Solista: Thomás Werner (guitarra)
• As Quatro Estações – Antonio Vivaldi
Outono
Primavera
Solistas: Rodrigo Maciel (violino) e Bruno Mello (guitarra)
• The Typewriter (A máquina de escrever) – Leroy Anderson
Solista: Alison Seben (máquina de escrever)
•Tico Tico no Fubá – Zequinha de Abreu
Solista: Bruno Gelmini (saxofone)
• Flight of Bumble-Bee (O voo do besouro) – Nicolai Rimsky-Korsakoff
Solista: Bruno Mello (guitarra)
• Bolero – Maurice Ravel
• Sinfonia Nº 5 em Dó menor Op. 67 – “Sinfonia do Destino” – Ludwig van Beethoven
Solista: Fulvio Motta (guitarra)