InícioCoronavírusGramado e CanelaSurto de Covid em residencial de idosos provoca nove mortes

Surto de Covid em residencial de idosos provoca nove mortes

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Os números de óbitos por Covid-19 tiveram um aumento significativo na cidade nos últimos dias por conta de um surto da doença dentro do Santa Ana Residencial Geriátrico, cujo proprietário é o vereador e médico Dr. Ubiratã Alves de Oliveira. Na segunda-feira, durante a sessão na Câmara de Vereadores, Ubiratã ocupou a tribuna para se pronunciar sobre o surto que afetou seu residencial. Esta foi a primeira manifestação pública como proprietário sobre o surto.

“Fomos vitimados pela pandemia da Covid-19. Infelizmente a pandemia chegou aos lares de idosos. Estamos muito consternados com tudo que vem acontecendo. Minha família e eu fizemos os testes e estamos negativados. No residencial estamos adotando medidas desde o dia 11 de março, quando a Organização Mundial da Saúde (OMS) decretou pandemia mundial, logo afastamos dois colaboradores que também atuavam no Hospital São Miguel para que a gente não tivesse possibilidade de transmissão”, explicou.

O local funciona há oito anos e as fiscalizações, desde a abertura, são rígidas e frequentes. “Eu, como médico e proprietário, não atendo mais, nem frequento mais o hospital por causa da pandemia. Há oito anos somos fiscalizados pelo Ministério Público e em momento algum tivemos apontamentos. A Secretaria da Saúde nos visita com frequência, e em momento algum fomos apontados com qualquer tipo de irregularidade”, ponderou.

Sobre a possibilidade de algum dos seus colaboradores ter trazido a doença, Ubiratã rechaçou: “Fizemos um pacto de fidelidade com nossos colaboradores desde o início, ou seja, qualquer um que tivesse qualquer sintoma gripal, que não fosse trabalhar, que nos avisassem e que procurasse a tenda. E ao longo desses meses não tivemos nenhum colaborador que tenha diagnóstico positivo. Para proteger, suspendemos todos os serviços essenciais que ocorriam na clínica desde o início da pandemia.As visitas presenciais também foram suspensas. Diariamente temos planilhas que são preenchidas por cada colaborador para monitorar o quadro clínico de cada um”.

Ubiratã não sabe explicar como o vírus afetou seu residencial. “Até final de agosto nenhum idoso teve sintoma gripal ou febre. Tínhamos 30idosos no nosso residencial, grande parte deles com quase cem anos. 89 anos é a média de idade dos nossos idosos, e muitos deles com comorbidades graves e severas, com muitas enfermidades.Fizemos desinfecção, testagens, adotamos todas as medidas protocolares, mas infelizmente fomos vitimados por um inimigo invisível e traiçoeiro. O surto chegou no início de setembro e nos primeiros sintomas que percebemos começamos a levar nossos pacientes para o Hospital.Estamos consternados e solidários com as famílias dos cinco idosos que perdemos. Temos mais três em estado grave na UTI do São Miguel e hoje temos 19 vovôs e vovós no residencial se recuperando bem”, descreveu.

O pronunciamento ocorreu na segunda-feira de noite, quando o residencial já tinha perdido cinco idosos para o coronavírus. Até ontem no final da tarde, mais quatro pacientes que estavam internados vieram a óbito no Hospital São Miguel, totalizando nove.

Ele salientou que durante o surto alguns colaboradores também acabaram testando positivo para a doença, mas todos estão bem. “Tivemos alguns colaboradores que também positivaram, mas nenhum deles precisou ser hospitalizado. Fizeram isolamento e estão todos sem sintomas, prestes a retornarem às atividades”, contou.

AGRADECIMENTO E ALERTA – O surto abateu a família proprietária do residencial. O discurso de Ubiratã foi sob emoção e perplexidade com os efeitos da doença. “Tenho recebido muito apoio da minha família, dos colaboradores, dos amigos e colegas aqui da Câmara. Recebi inúmeras mensagens da comunidade gramadense de fé e solidariedade com o que estamos enfrentando. É uma doença devastadora. Grave. Desde março fizemos tudo que foi orientado, mas infelizmente é um inimigo invisível. Eu tenho 34 anos de profissão como médico e nunca presenciei algo tão terrível (…).Os nossos idosos não foram pro hospital com sofrimento respiratório, muitos deles chegaram caminhando e mesmo com o grande empenho dos profissionais, não foi possível ter êxito na recuperação de todos”, finalizou.

1000 CASOS CONFIRMADOS– Com as mortes causadas por este surto, Gramado chegou a 21 vítimas pelo novo coronavírus. De acordo com o boletim epidemiológico do Centro de Operações de Emergências,nesta quinta-feira, divulgado às 17h, a cidade contabilizava 1000 casos confirmados desde o início da pandemia, destes, 941 já se curaram da doença e 38 pacientes ainda lutam contra o vírus. Nove deles estão internados no Hospital São Miguel, sendo cinco na UTI.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido