Tiago Manique
CANELA – Colorados e coloradas do município e da região transformaram o município em um "sábado vermelho". Durante todo dia, o Consulado do Internacional promoveu diversas atividades voltadas para os torcedores que finalizou na 2ª Festa Consular durante a noite de sábado (3) em uma festividade realizada no Parque do Saiqui com jantar, presença dos ídolos Gabiru, Perdigão, Fabiano, Yarlei, Índio e Hiran e shows, além da presença do jornalista Fabiano Baldasso e das musas do clube.
Pela manhã a mobilização já começou quando os torcedores puderem conferir na Estação Campos de Canella, em frente a praça João Corrêia a esposição do ônibus do clube com as taças de Campeão do Mundo e da Libertadores da América. No local, os aficcionados tiraram fotos, comercializavam produtos oficiais do clube na loja itinerante e alguns puderem efetuar a sua associação.
Circulando pelo local em meio as pessoas, além das musas e do mascote Saci, Gabiru, Perdigão e Yarlei atenderam a todos atenciosamente.
"Colorada desde o meu berço"
Moradora da Vila Boeira, a pequena Anthonia Viana Borba, 10 anos, estava acompanhada da mãe Kelly Viana e aproveitaram para registrar uma imagem com o autor do gol, do título mundial frente ao Barcelona.
A garota demonstrava em seu semblante a alegria de vivenciar aquele momento perto dos ídolos e falou qual jogador ela gosta mais."Achei tudo muito legal e bonito, sou colorada desde o meu berço, vem do meu avô e o jogador que gosto mais, o maior ídolo é o D'Alessandro", disse.
"Ser campeão do mundo foi marcante"
Vivenciando os melhores e piores momento do Internacional, enrolado na bandeira e vestido com o abrigo do clube, Almiro Alves de Jesus, 64 anos, reside na Vila Maggi e foi conferir de pertos as taças e os ex-jogadores. Sócio desde 2006, ano que foi pela primeira vez ao estádio Beira Rio, para ele, o evento deveria ocorrer mais seguido e elogiou estas atrações como forma de aproximar a juventude do clube. Além disso, falou do melhor momento para ele como torcedor,
"Evento como este é muito bom e para os nossos jovens melhor ainda, ficam mais próximos do Inter da sua história e venho de família inteira de colorados e com certeza o momento mais marcante foi ser campeão do mundo", comentou. Sobre idolatria, ele citou Falcão, Figueroa, Ruben Paz, Gamarra, mas cravou sua escolha como o maior da história do Internacional o argentino D'Alessandro.
"Ganha colorados e comunidade"
Uma selfie com o Saci e na frente do ônibus do clube, bastou para que o pequeno Miguel Watzlawick de apenas três anos esboçasse um sorriso no colo do pai Edson, 44. O patriarca ressaltou da 2ª Festa Consular ser benéfico para Canela para divulgar cada vez mais o clube no município. Ele destacou o cunho social que foi a atividade organizada pelo Consulado e revelou seu maior ídolo.
"Muito bom este evento, pois divulga cada vez mais o Inter na cidade que é beneficente para o nosso Hospital de Caridade de Canela (HCC), ganha colorados e comunidade e sobre o maior ídolo da nossa história, temos o Ruben Paz na década de 80, mas sem dúvida é o D'Alessandro, nosso grande maestro", comentou.
Golaço fora de campo
O período da tarde também aproximou mais os torcedores do clube. Ocorreu a inauguração do outdoor do Consulado em frente a garagem da CVC próximo ao Grande Hotel Canela contando também com a presença de ex-atletas, entre eles Yarlei que citou como "referência" o Consulado do Inter de Canela e da responsabilidade em ser um dos ídolos da torcida,
"Canela já é um local de referência com a festa do Consulado e a nós [jogadores] sempre falo que somos abençoados de ter participado dos principais tiutlos do Internacional é o sonho de todo atleta atuar em um clube tão grande com história mundial, pois fomos lá e conquistamos o munfo, muito feliz em vestir estas cores", ressaltou.
Após a inauguração da placa, a mobilização ocorreu no estádio Dr. Pedro Sander. Um amistoso entre ex-atletas do Inter e convidados diante da equipe do Serrano que conquistou o Estadual Amador de 1998, ocorreu onde o gol mais bonito ficou fora das quatro linhas onde e o ingresso de R$ 5 e dois quilos de alimentos não perecíveis, este arrecadado será doado ao Hospital de Caridade de Canela (HCC).
Após a partida, ocorreu uma carreata com saída em frente ao Aeroporto de Canela passando pelas ruas centrais da cidade e a chegada no Parque do Saiqui com as “Ruas de Fogo” para o encerramento da festividade vermelha que foi de solidariedade para toda comundade de Canela.