GRAMADO – As principais informações sobre o atendimento a pessoas suspeitas ou confirmadas com Covid-19, questões como sintomas apresentados, faixa etária, bairros, evolução dos números, além de um acompanhamento online de casos,foi a proposta da vereadora e presidente da Câmara Municipal Rosi Ecker (Progressistas) na sessão legislativa na noite de segunda-feira (27).
Uma das explicações da parlamentar é para que os moradores possam acompanhar em tempo real os dados e a evolução do coronavírus por meio de uma plataforma online, semelhante a que ocorre, por exemplo, em Novo Hamburgo.
“Esta ação visa transparência e informação para a comunidade, tendo informações oficiais em tempo real sobre atendimentos, leitos de UTI ocupados e podendo também ter informações para prevenção e tratamento precoce. Essa plataforma poderia seguir os moldes aplicados pela Prefeitura de Novo Hamburgo”, destacou.
“Nesse momento tão atípico, nossa comunidade precisa de informações, transparência em tempo real. A parte operacional fica a critério do Executivo, para verificar a melhor forma de como será alimentado esses dados”, comentou.A proposta de criar a plataforma digital foi bem aceita pelos colegas e comunidade e aguarda uma manifestação por parte da Secretaria de Saúde para viabilização.
“Acredito que a receptividades dos colegas seja boa, pois essa proposição traria ainda mais transparência e informações e apesar de a indicação ter sido protocolada há poucos dias a aceitação foi boa por parte da comunidade”, finalizou.
Texto: Tiago Manique – [email protected]