CANELA – A festa não é somente brasileira, mas também no município. Na noite de terça-feira (30), Roberto Schimts subiu no pódio nos Jogos Pan-americanos, em Lima no Peru na modalidade de tiro esportivo ao conquistar pela segunda vez na sua carreira a medalha de bronze, feito este alcançado, em 2011, em Guadalajara no México.
“É muito emocionante representar o Brasil e ganhar uma medalha. Fiz o meu melhor, mas o tiro esportivo é muito pessoal, é muito da cabeça. Esse bronze é 50% da Alessandra (Dutra, coordenadora de preparação mental) do COB, que me ajudou muito. Venho realizando um trabalho com ela. Com 42 anos praticando o esporte, nunca tive um acompanhamento assim. Mesmo com a idade, aos 51 anos, entrei ali, vi uma gurizada, eu era o mais velho. E esse trabalho me deu força para conseguir uma medalha. Não veio a vaga, mas vou tentar buscar na Finlândia”, disse ele que é natural de Novo Hamburgo, mas adotou Canela para morar.
Logo que o resultado foi alcançado, o atleta canelense recebeu mensagens através de redes sociais. O prefeito Constantino Orsolin, se manifestou em sal página no Facebook e lembrou da primeira medalha panamericana de Roberto.
“Parabéns meu amigo Roberto Schmits. Canela tem orgulho de ti por mais essa conquista: bronze no Pan de Lima, Peru. Em 2011, você já nos deu orgulho de ser bronze no Pan de Guadalajara”, escreveu o chefe do executivo.
Desempenho para conquistar o bronze
Sem tempo para descansar e estar em Canela para celebrar esta conquista junto a comunidade que o adotou, Roberto parte para Finlândia para a disputa de uma etapa da Copa do Mundo que distribuirá duas vagas para as Olimpíadas em Tóquio, no próximo ano.
Roberto veio melhorando no decorrer da competição. Na primeira eliminatória, terminou na 10ª colocação, entre os 31 atletas participantes. Na segunda fase, disputada na manhã de terça (26), subiu para a terceira colocação, atrás do mexicano Jorge Díaz Orozco e do peruano Alessandro de Souza.
Na decisão, o primeiro a cair depois de 25 tiros foi o canadense Matthew Van Haaren. Na rodada seguinte, o mexicano Jorge Díaz Orozco, que liderou toda a classificação, foi eliminado e ficou com a quinta colocação. O peruano Alessandro Souza acabou na quarta colocação com 28 acertos.
O brasileiro manteve o desempenho nas eliminatórias e, com 32 acertos, garantiu o bronze. “Estou no meu terceiro e último Pan e vou buscar a vaga na minha última Olimpíada. Meu projeto é seguir a carreira como treinador”, contou ‘Schmitão’.
Meta para Tóquio 2020
Sem tempo para descansar e estar em Canela para celebrar esta conquista junto a comunidade que o adotou, Roberto parte para Finlândia para a disputa de uma etapa da Copa do Mundo que distribuirá duas vagas para as Olimpíadas em Tóquio, no próximo ano.