CANELA – Conjuntura política e econômica do município, estado e país e a reestruturação da sigla para as eleições internas marcadas para setembro, foi tema de encontro na noite de sábado (20) de uma parcela de filiados e simpatizantes do Partido dos Trabalhadores (PT).
Os participantes expuseram as formas de ‘reconstrução’ do partido a serem realizadas em Canela com o retorno de diálogos com setores da sociedade como associação de moradores, sindicatos, educação, agricultura, cultura, entre outros pontos considerados importantes.
Buscando a formação do novo diretório municipal, em virtude da desfiliação de parte desta composição, a ideia do partido é ter uma comissão provisória até o dia 8 de setembro, data que marca as eleições internas do da sigla.
Ex-candidato a prefeito de Canela no ano 2000, Júlio Nogueira fez uma autocrítica do partido, citou os avanços do país enquanto o PT esteve no governo e explicou de que forma iniciar este trabalho denominado por ele de “reconstrução e refundação” do partido.
“Nesta noite nos reunimos para fazer um processo de ‘refundação’ lamber as feridas e enfrentar todas as dificuldades que estamos enfrentando no estado e país, fazer uma formação política para oferecer quadros [candidatos] para a sociedade canelense para que tenha opções do jeito do PT de fazer política”, explicou.
A ideia de buscar pessoas para ingressarem nos quadros do partido, conforme Júlio, visa organizar movimentos nas praças e bairros da cidade. “Queremos dialogar mais com a sociedade, então hoje [sábado] é a refundação do partido, vamos fazer um projeto de encontros para ter novas filiações”, pontuou. Em 2020, ocorrem as eleições municipais e mesmo que o propósito inicial é da formação do novo diretório, Júlio citou que o PT vai participar do processo no ano que vem e sugere aproximação dos partidos de esquerda de Canela.
“Temos vontade de realizar esta aproximação com os partidos de esquerda [PDT, PCdoB, PSB, PSOL] e pessoas simpatizantes destas siglas e construir uma opção diferente para Canela, há muitos anos temos uma polarização do PP [Progressistas] e MDB, e queremos participar deste processo, conversar e alinhar e apresentar à sociedade de Canela novas alternativas. Nunca tivemos vereadores pelo PT e vamos apresentar nomes com condições de representar os canelenses na Câmara de Vereadores”, finalizou.