GRAMADO – O documentário “Expedição 21 – uma jornada pela independência”,foi exibido na tarde de quinta-feira (18) no Palácio dos Festivais. O documentário mostra os bastidores da primeira imersão de pessoas com Síndrome de Down da América Latina, criado para estimular a independência das pessoas com deficiência.
Durante o pré-lançamento, todos os espaços disponíveis no cinema de Gramado foram ocupados pelo público que fez questão de conhecer um pouco mais sobre as conquistas dos participantes após a experiência, e como eles conseguiram quebrar seus próprios limites para se reconhecerem como adultos.
O prefeito Fedoca Bertolucci (PDT) e a vice-governadora de Santa Catarina, Daniela Reinehr (PSL), estiveram presentes no evento. Momentos antes da exibição do documentário, o público pode assistir a um vídeo enviado pela primeira-dama do País, Michelle Bolsonaro, falando sobre a importância do tema abordado no documentário.
Idealizada pelo Educador Social Alex Duarte (também premiado como diretor de cinema pelo filme “Cromossomo 21”), a produção que tem 70 minutos de duração, mostra o resultado de 18 adultos com Síndrome de Down, que ficaram em uma casa, sem a presença dos pais, tendo que realizar atividades com objetivo de despertar a liderança e autoestima dos participantes, com oficinas e métodos embasados no empoderamento, estruturação psíquica e comportamento social.
Os resultados da experiência serão transformados em uma pesquisa de cunho científico, organizado pelo neurocientista Fernando Pinto Gomes, e um grupo de pesquisadores de São Paulo.
A produção contou com a participação de especialistas da área da Saúde e Educação do País como o médico geneticista Zan Mustachi, o neurocientista e neurocirurgião Fernando Pinto Gomes, a doutora em Educação e pesquisadora Carina Streda e a médica e pesquisadora do Hospital Albert Einstein, Ana Cláudia Brandão.
Créditos: Carlos Borges
Arquivo: expedição
Legenda: Participantes do documentário no palco do Palácio dos Festivais.













