CANELA – A programação da Semana de Prevenção foi intensa para a 2º Pelotão do Corpo de Bombeiros de Canela. As ações da semana integram o Dia do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho. Na terça-feira (dia 2), o 1º sargento Rogério e o soldado Petter participaram do evento Bombeiro Raíz, realizado pela na Cia Especial de Bento Gonçalves. Eles conquistaram, respectivamente, a 13ª e 7ª colocação. Neste mesmo dia foi realizado uma palestra interativa com as crianças da escola infantil EMEI Dinah Reis Signori, com aproximadamente 50 alunos.
Na quarta-feira (3), mais 70 alunos da escola infantil Adriana Spall puderam conhecer de perto o trabalho realizado pela corporação, conhecendo os materiais de combate a incêndio e os bombeiros Militares e Municipais.
Já na quinta-feira (4), aconteceu um simulado na rodovia RS-235 com acidente veicular e múltiplas vítimas. No cenário um acidente com ônibus de turismo e um carro de passeio. Foram acionadas as forças de segurança e saúde dos municípios, através do Plano de Chamada para este tipo de ocorrência (emprego do método START), com o propósito de integrar e aprimorar técnicas de resgate e o sincronismo das equipes diante das ocorrências.
No simulado havia cerca de 14 vítimas com diferentes tipos de lesões, dessa forma as equipes efetuaram o manejo, realizaram a triagem com o apoio de equipes do SAMU de Canela e Gramado. Ainda, foi simulado a técnica de desencarceramento de vítimas presas nas ferragens com o protocolo de ângulo “0”, com o rebatimento do teto do veículo para a retirada na técnica aplicada.
O evento, que teve início às 9h30, contou com a ação de Plano de Chamado dos seguintes órgãos: Brigada Militar de Canela, Policia Rodoviária Estadual, Samu de Canela, Samu de Gramado, agentes de trânsito da Prefeitura Municipal de Canela, dos Hospitais de Canela e Gramado que receberam as vítimas, além dos Corpos de Bombeiros Militares de Canela e Gramado. O apoio logístico com as vítimas foi da escola ACM de Canela e os veículos foram gentilmente postos pela empresa Citral Transportes.
Fotos: Corpo de Bombeiros de Canela/Divulgação