REGIÃO – A previsão de neve não se confirmou, mas o frio foi muito forte nos últimos dias. O clima seco com as baixas temperaturas proporcionaram um visual muito bonito ao amanhecer com a geada cobrindo de branco a vegetação, os carros e telhados das casas. Em Canela, às 7h de domingo, na região do Saiqui, a temperatura chegou a -3ºC.
Os campos ficaram completamente brancos. Além do capim congelado, as poças de água e pequenos açudes ficaram com a superfície cobertos por uma grossa camada de gelo. Muitas torneiras também ficaram com gelo acumulado no encanamento. De acordo com a Somar Meteorologia, 24 cidades gaúchas registraram temperaturas negativas no domingo.
A temperatura mais baixa foi registrada na cidade de Serafina Corrêa, que marcou -4,9ºC. Em Vacaria fez -4,2ºC e em São José dos Ausentes fez -3,9ºC. De acordo com a Metsul Meteorologia, a cidade de Urupema, na serra catarinense, registrou nove graus negativos no amanhecer de domingo. A massa de ar polar que derrubou as temperaturas nas regiões serranas, além de intensa, foi abrangente, provocando formação de forte geada em dezenas de cidades do Paraná e de São Paulo.
Ontem pela manhã as cidades de Canela e Gramado tiveram mínimas de 3ºC ao amanhecer. Ao longo de hoje e amanhã essa massa de ar polar continuará perdendo força. As temperaturas próximas a zero, ou negativas, serão registradas em pontos isolados da serra. Na quarta e na quinta, a condição de aumento das temperaturas irá se manter, até que na sexta a chuva retorna ao Estado, principalmente nas regiões Oeste e Campanha.
Rede hoteleira comemora intensa movimentação
A movimentação deste último final de semana foi intensa e superou todas as expectativas. A rede hoteleira comemora os resultados. De acordo com Mauro Salles, presidente do Sindicato da Hotelaria, Restaurantes, Bares, Similares, Parques e Museus da Região das Hortênsias (SindTur), a ocupação nos hotéis e pousadas ultrapassou os 95%.
Segundo Salles, essa foi a melhor média do ano até agora, comparando-se aos feriados em que as ocupações chegam a esse percentual. Salles ressalta que vários fatores contribuíram para esses resultados, o principal foi o frio intenso aliado a previsão de neve e o período de férias escolares. A expectativa de movimentação segue boa para os próximos dias. Salles acredita que a ocupação hoteleira deve chegar a 65%.
Fotos: Fernando Gusen/JIH