CANELA – A vantagem é do Mercado Tiririca que venceu o primeiro jogo da final diante do Rio Branco por 4 a 1 pelo Campeonato Municipal de Futsal Sub-20 e com empate no tempo normal na noite de desta sexta-feira (14) a partir das 21h, se sagra campeão. O Rio Branco necessita vencer e na prorrogação joga por igualdade no marcador. Independente de quem erguer o caneco no Maristão, o título de cunho solidário da decisão pode ser dado para a comunidade.
No primeiro jogo da decisão o ingresso foi um quilo de alimento não perecível e as doações se repetirão hoje. Na segunda-feira (10) o Departamento Municipal de Esportes e Lazer (DMEL) entregou 219 quilos de alimentos ao Hospital de Caridade de Canela (HCC). A expectativa é de superar uma tonelada de alimentos doados, somando o que foi arrecadado nas finais do Futsal Sub-15 e o que será recebido esta noite, mencionou Dilo Daros, diretor do DMEL.
“Esta ação solidária é muito boa, conseguimos arrecadar para o hospital até hoje 742 quilos e vamos chegar a uma tonelada. A sociedade entendeu esta campanha que estamos fazendo por medidas de combater pessoas de acessar o ginásio com bebidas de álcool, outras que estavam indo para os jogos não pelo esporte, mas infelizmente com outras finalidades. E sobre a decisão, será entre duas equipes muito fortes qualquer uma com chances de ser campeã, quem for vai assistir a um grande jogo na final”, comentou.
Um dos pontos que começou a ser trabalhado ainda no vestiário após o primeiro jogo da final, foi a humildade. Este ponto foi destacado por Claudinho Nascimento, técnico do Mercado Tiririca que mesmo com a vantagem de jogar pelo empate no tempo normal para ser campeão, orientou os jogadores que apenas uma primeira etapa foi concluída.
“Vamos enfrentar uma equipe muito qualificada. Construímos o resultado no primeiro jogo, conversamos com a gurizada para que não ocorra nenhum resultado adverso, falei que apenas ganhamos um jogo e agora temos a decisão que é muito importante, cuidar para não levar para a prorrogação, sem salto alto, na humildade e buscar nossos objetivos”, avisou.
Claudinho elogiou a ação social de arrecadação de alimentos promovida pelo DMEL e pediu para que não somente os torcedores dos times envolvidos na decisão, mas que a comunidade compareça para auxiliar o hospital.
“O DMEL nas pessoas do Dilo e Roberto estão fazendo o possível para que ocorra tudo bem na competição e destacar este atrativo de arrecadação de alimentos, uma ação social para ajudar entidades como o nosso hospital e convidar os torcedores das duas equipes para assistir o espetáculo e ajudar, levar um quilo de alimento, e torcer dentro do respeito e normalidade”, pediu.
Quem precisa vencer para que na prorrogação atue pelo empate é o Rio Branco. Apesar do placar negativo nos primeiros 20 minutos da decisão, a equipe criou oportunidades, mas não obteve êxito.
Maique Silva, técnico do Rio Branco já conversou com o grupo de jogadores sobre a desvantagem, mas ressaltou que um dos pontos essenciais é cada um acreditar nos colegas para obter êxito. Ele que também exerce a função de presidente do clube, elogiou a ação social do evento esportivo.
“Temos que ter a cabeça no lugar e confiança e quando digo isso é acreditar um no outro. É um momento de nós mesmos nos superarmos, pois final sempre é decidida em detalhes e foi isso que aconteceu no primeiro jogo, criamos oportunidades, não aproveitamos e o adversário foi feliz nas chances que teve. Mas acredito sim que podemos reverter essa situação e levar o jogo para a prorrogação, onde temos a vantagem de jogar pelo empate. Sobre a ação solidária, fico muito feliz ao saber que as pessoas estão procurando ajudar o próximo, doando alimento que futuramente poderá ser usado por mim, por você, ou até mesmo pela pessoa que doou”, finalizou.