PAÍS – Após 50 dias de campanha direcionada para o grupo prioritário, o Ministério da Saúde abriu ontem (3) a vacinação contra a gripe para toda a população. As doses restantes estão disponíveis em todas as unidades de saúde sem exclusividade para o grupo prioritário. A medida, segundo o Ministério, busca evitar o desperdício das doses. A campanha seguirá até que elas acabem.
Em Gramado, o departamento de Vigilância em Saúde da Secretaria da Saúde afirma que o público-alvo foi atingido em quase todos os grupos. “Ultrapassamos a cobertura do Estado em quase todos os grupos prioritários, exceto pacientes com comorbidades (ocorrência simultânea de duas ou mais doenças na mesma pessoa), mas muitos destes pacientes são idosos e, portanto, estão inseridos na meta de cobertura”, explica a coordenadora da Vigilância em Saúde, Marina Toniolo.
Ela também aproveita para destacar a segurança da vacinação. “Podem ocorrer dor no local da aplicação e eventualmente algum outro sintoma leve, mas a vacina não causa gripe, como muitos afirma, pois ela possui apenas fragmentos virais que não podem causar a doença. A Influenza pode ser muito grave, pois os vírus são agressivos, a evolução é rápida e muitas vezes não dá tempo de tratar, evoluindo a óbito, por isso a vacinação é tão importante, ela impede a infecção, e quando ocorre, é muito mais leve. A vacina reduz a gravidade da Influenza, diminui o tempo de internação, e diminui a chance de óbito”, aponta.