CANELA – Durante sua visita a Brasília no mês de junho, a vereadora Emília Fulcher, em parceria com o vereador Marcelo Drehmer, ambos do MDB, protocolou junto ao gabinete do Ministro da Cidadania, Osmar Terra, um pedido para a implantação do Centro-Dia em Canela, que é um espaço destinado a proporcionar acolhimento, proteção e convivência a idosos com algum tipo de dependência, cujas famílias não tenham condições de prover estes cuidados durante todo o dia ou parte dele.
Este serviço tem a finalidade de promover a autonomia, a inclusão social e a melhora da qualidade de vida das pessoas. O local deve contar com equipe específica e habilitada para a prestação de serviços especializados a pessoas em situação de dependência que necessitam cuidados permanentes ou temporários. A ação da equipe deve ser pautada no reconhecimento do potencial da família e do cuidador, na aceitação e valorização da diversidade e na redução da sobrecarga do cuidador, decorrente da prestação de cuidados diários prolongados.
"Em unidades como esta, são desenvolvidas atividades que permitem a convivência em grupo, cuidados pessoais, fortalecimento das relações sociais, apoio e orientação aos cuidadores familiares, acesso a outros serviços e a tecnologias que proporcionam autonomia e convivência", lembrou Emília.
A vereadora ainda expôs que o local para ser construído este Centro já foi encaminhado junto ao pedido, e se localiza ao lado do parque do SESI. Emília se mostrou bastante satisfeita com o retorno por parte do Ministério a Cidadania, e espera que este projeto se torne realidade em Canela.