REGIÃO –
REGIÃO – O governo do Estado monitora, por meio da Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema) e da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), a situação das barragens no Rio Grande do Sul. Dados parciais, divulgados nesta sexta-feira (24), apontam uma estrutura em Nível de Emergência, sendo a Barragem do Salto, em São Francisco de Paula.
A sitruação conforme a assessoria de Comunicação da CEEE permance a mesma desde o dia 13 de maio, quando foi emtido o primeiro comunicado. Naquela data moradores das áreas de risco foram retirados de suas casas pela Defesa Civil de São Francisco de Paula.
“A barragem do Salto encontra-se íntegra e dentro de seus parâmetros normais de operação. Após as fortes chuvas, surgiram rachaduras em edificações particulares e vias públicas localizadas numa encosta nas proximidades da barragem. A Prefeitura de São Francisco de Paula está realizando uma avaliação sobre a estabilidade do solo na região. A CEEE Geração está apoiando a prefeitura com estudos complementares e mantém contato constante com as autoridades. Até que seja concluída avaliação sobre a estabilidade da encosta, de forma preventiva e em coordenação com a Defesa Civil, a barragem continuará em status de emergência”, comunicou a CEEE, por meio de nota.
Devido ao aumento do nível da água, ocasionado pelas chuvas das últimas horas, a empresa Conságua, concessionária de barragens, alterou a condição de normalidade para Nível de Alerta da Barragem VAC-04, em São Gabriel.
Barragens monitoradas pela Aneel
Nível de Emergência – Risco de ruptura iminente, exigindo providências para preservar vidas:
UHE Bugres – Barragem Salto, São Francisco de Paula
Nível de Alerta – Quando as anomalias representam risco à segurança da barragem, exigindo providências para manutenção das condições de segurança:
UHE 14 de Julho, em Cotiporã e Bento Gonçalves
UHE Dona Francisca, em Nova Palma
PCH Salto Forqueta, em São José do Herval/Putinga
PCH Salto do Guassupi, em São Martinho da Serra
Nível de Atenção – Quando as anomalias não comprometem a segurança da barragem no curto prazo, mas exigem monitoramento, controle ou reparo no decurso do tempo:
UHE Canastra, em Canela
PCH Quebra Dentes, em Quevedos
PCH Cachoeira Cinco Veados, em São Martinho da Serra
PCH Rincão de São Miguel, em Quevedos
Barragens monitoradas pela Sema
Nível de Emergência:
Não há registro
Nível de Alerta:
Barragem Capané, em Cachoeira do Sul
Barragem São Miguel, em Bento Gonçalves
Barragem Saturnino de Brito, em São Martinho da Serra
Barragem VAC-04, em São Gabriel
Nível de Atenção:
Barragem do Saibro, em Viamão
Barragem Filhos de Sepé, em Viamão
Barragem Assentamento PE Jânio Guedes da Silveira (Barragem B2), em São Jerônimo
Barragem Santa Lúcia, em Putinga
Barragem Lomba do Sabão, em Porto Alegre