InícioNotíciasGeralNova decisão da Justiça manda Chico para Zoológico em Sapucaia do Sul

Nova decisão da Justiça manda Chico para Zoológico em Sapucaia do Sul

Tempo de leitura: < 1 minuto

Gian Wagner

[email protected]

 

REGIÃO – O caso do cervo Chico está próximo de um final, porém, diferente dos contos de fadas, não tão feliz para aqueles que torciam pela permanência do animal no Paradouro Rota das Barragens, em São Francisco de Paula. Após Chico ser devolvido ao Paradouro por decisão judicial no dia 3 de dezembro, a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) recorreu da decisão e recebeu do Tribunal de Justiça, de forma antecipada, a tutela para determinar a remoção e permanência do cervo no Zoológico de Sapucaia do Sul.

A informação foi publicada no sábado (14), na página oficial da advogada do Paradouro no caso, Daniella dos Santos Pinto. Ao saber da decisão, a advogada Daniella, em nome do Paradouro, confirmou que não irão recorrer. “Informo que, a pedido do meu cliente, não iremos recorrer da supramencionada decisão, pelos fatos que passo a expor”, diz a publicação.

 

RETALIAÇÕES – Os fatos referidos por Daniella ocorreram no último dia 10, quando Patram e SEMA foram até o Paradouro Rota das Barragens para realizar fiscalização de rotina.“Oportunidade em que buscaram todos os tipos de irregularidades na propriedade”, disse a advogada. “Não é de hoje que o produtor rural vem sendo tratado pelos órgãos ambientais como um criminoso e, infelizmente, tal fato se repetiu novamente, tendo o Jorge (proprietário do Paradouro) recebido uma Notificação Ambiental por parte da Patram, somada a Aplicações de Medidas Administrativas solicitadas pela SEMA. Em suma, as leis ambientais que deveriam incentivar quem produz, colocam o produtor em uma situação de verdadeiro desamparo e imputam-lhe temor dos órgãos ambientais que, ao invés de protegê-lo, lhe desestimulam cada vez mais a viver no campo”, diz a nota.

“Além do mais, em que pese ter sido vedada, por ora, a permanência do Chico junto à Família Paradouro, sabemos que nosso principal objetivo foi atingido: garantir o bem-estar daquele animal que foi criado com tanto amor e cuidado pelo Jorge e seus familiares”, encerra o comunicado.

 

SAPUCAIA DO SUL – Chico será levado para o Zoológico de Sapucaia do Sul e, mesmo sendo uma área maior que na Aldeia do Papai Noel, local que a SEMA mandou o cervo em primeiro momento, o animal também será atração. “A área no Zoológico, embora cercada, é muito mais ampla. Chico conviverá com animais da mesma espécie e seu contato com os visitantes será limitado. Ele receberá alimentação adequada e também os cuidados veterinários para garantir a sua saúde e seu pleno desenvolvimento”, diz a advogada Daniella na nota.

O Paradouro Rota das Barragens diz se sentir impotente e acuado diante do poder que a Secretaria e Patram têm. “A família Paradouro, junto comigo e com o apoio de toda a população, estará de olho para que Chico seja sempre bem tratado e amado, tanto como foi enquanto estava na posse do Jorge. Agradecemos o carinho e apoio de todos até aqui e esperamos a compreensão de todos os amigos. Perdão, Chico”, escreve a advogada.

 

REPERCUSSÃO NAS REDES

 

Nas redes, a comunidade lamentou a decisão, pois já havia comemorado o retorno de Chico a São Francisco de Paula no dia 3. O vídeo do Jornal Integração da chegada de Chico ao Paradouro bateu recordes alcançando quase dois milhões de internautas, obtendo mais de 937 mil visualizações e engajamento com quase 201 mil pessoas.

A repercussão da nova decisão também foi grande e causou muita indignação nas redes. Jandira Magalhaes foi uma das internautas que opinou: “Triste notícia. Fica claro que foi uma represália e uma ‘birra’ aonde o único prejudicado será o Chico. Lamentável que órgãos que deveriam proporcionar o bem-estar do bichinho estejam mais preocupados em agradar pessoas sem sentimentos e gananciosas. Fica registrada aqui minha revolta e meu desejo que este caso seja noticiado nacionalmente para ouvir as desculpas que serão dadas para este triste desfecho”, disse na página do JI.

Ângela de Oliveira também comentou sua indignação. “Decisão feita embasada na covardia e vingança por egos feridos! Uma decisão sensata e que pensasse no bem-estar do Chico não seria largar num zoológico que não dá conta dos animais que lá tem para manter. Sabedores somos todos que o Zoo de Sapucaia enfrenta problemas sérios para sua manutenção, somado ao descaso dos órgãos que deveriam primar pelo seu funcionamento satisfatório. No jogo de xadrez, ‘a nobreza’ vence. Sabedoria popular no ditado: ‘Quem bate em Chico, não bate em Francisco’. Lamentável!”, publicou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido