Tiago Manique
REGIÃO – Duas camisas pesadas com tradição no futebol amador estarão frente a frente em um momento decisivo para os dois clubes, mas desta vez não em enfrentamento pelo extinto Estadual Amador, mas pela garotada das categorias de base do clube, que está mantendo acesa a sadia rivalidade de Gramadense e Serrano.
Este desafio será amanhã (30), às 8h30, em Igrejinha no estádio Alberto Carlos Schwingler, pela semifinal do Campeonato Gauchinho pela categoria sub-15. A equipe de Gramado tem a vantagem do empate para ir até a final, pois fez melhor campanha durante a primeira fase, já aos serranistas somente a vitória interessa.
Para Lucas Roldo, coordenador das categorias de base do Gramadense, o jogo valoriza o trabalho que os clubes vêm realizando, principalmente em âmbito social, mostrando a valorização dos torcedores com seus clubes e ponderou que a rivalidade fique somente dentro de campo.
“Creio que este jogo só valoriza o trabalho que as comunidades e clubes fazem, principalmente no lado social. Estes confrontos vêm para agregar, será um jogo muito igual e com certeza será bacana esta partida para atletas, torcidas e clubes. A rivalidade é somente dentro de campo e que quem passar para final possa representar bem nossa região”, comentou.
Do lado do Serrano, um quebra-cabeça será necessário para o técnico Carioca Sant’Ana montar a equipe. Sete atletas, incluindo alguns dos principais do elenco, não estarão em campo, pois em virtude do calendário estão envolvidos com seus clubes em outras competições. Apesar deste contratempo, ele confia em deixar a equipe equilibrada e celebra a rivalidade.
“Esta semifinal envolvendo os dois clubes é uma linda tradição de anos. O equilíbrio é grande, as duas equipes nesta competição se enfrentaram com uma vitória para cada lado nos turnos. Infelizmente estamos com um contratempo devido o calendário esportivo, pois no mesmo dia terá o primeiro jogo da final do Estadual de Futsal, o Serrano tem sete meninos envolvidos que já avisaram que não comparecerão e ainda temos desfalque por suspensão. Se tivermos os 11 jogadores, iremos honrar igual a responsabilidade dentro da competição e o trabalho neste momento tem sido para a parte emocional dos envolvidos”, explicou.
Ídolo de duas torcidas
Ele parece uma ‘múmia’ de tantas faixas que possui conquistando títulos no futsal e futebol, mas duas são especiais e somente um atleta pode ostentar e dizer com orgulho que é o primeiro e único a vencer o Estadual Amador vestindo as camisas do Gramadense e Serrano. No ano de 1998 e 2009 pelos clubes de Canela e Gramado respectivamente, Balu conhece como poucos esta rivalidade, orgulha-se de ser ídolo das duas torcidas e fala da satisfação de ter vestido as duas camisas.
“Para mim foi uma sensação imensa de ter atuado nos dois clubes, sendo que no Serrano comecei na base, depois para o amador e foi uma satisfação muito boa ter participado e ser campeão pelos dois clubes”, comentou.
Revelado no time serranista e identificado com o Serrano, Balu revelou que ter decidido vestir a camisa do Gramadense foi um momento difícil na época, com torcedores canelenses chateados, mas foi algo momentâneo, algo normal nesta sadia rivalidade.
“A troca de camisas foi complicada, decisão difícil que tive que tomar e teve torcedores que ficaram chateados, mas foi superado, fui campeão e sou querido pelos dois clubes, torcidas e cidades. Tinha a rivalidade sadia, mas todos sempre me cumprimentavam”, lembrou.
E neste momento em que Gramadense e Serrano voltam a se enfrentar em momentos decisivos, Balu elogiou o empenho dos profissionais dos clubes em manter as atividades com as categorias de base e orientou a garotada de respeitar sempre o adversário e que a rivalidade é somente no campo e que deve manter a amizade fora das quatro linhas.
“Quero parabenizar esta moçada que chegou nesta etapa, que mantenham acesa a chama dos clássicos, mas com muito respeito, ninguém é inimigo, todos vão jogar futebol e defender suas cores e que vença o melhor. Continuem mantendo a rivalidade que era muito bonita em outras épocas na nossa cidade”, finalizou.
Saiba mais
Além da partida diante do Serrano, o Gramadense estará envolvido pela mesma competição em duas outras semifinais que ocorrem no mesmo local. Às 15h20, o adversário será o dono da casa, Igrejinha, e o empate classifica a equipe de Gramado. Na sequência, 16h40, a partida será contra o Acadêmicos da Bola e a igualdade no marcador garante a vaga na final para o Gramadense.