REGIÃO – A exuberante Mata Atlântica do município de Três Coroas, será mais uma vez palco de um evento inclusivo para pessoas com deficiência, que praticarão esportes de aventura em meio às montanhas, riachos e a diversidade de fauna e flora da região.
Conhecida por suas maravilhas naturais e pela hospitalidade de seu povo, Três Coroas é casa do Camping Acessível, um evento sem fins lucrativos que promove o turismo acessível, a inserção social, a diversidade e que valoriza a acessibilidade em meios diversos. Em sua 6ª edição, neste ano será realizado sábado (22), a partir das 9h, Raft Adventure Park; Estrada Geral Barro Preto, 3-155 – Zona Rural. Inscrições podem ser realizadas pelo site visitetrescoroas.com.br.
Os inscritos poderão participar da prática de arco e flecha, trilhas, banho de rio, rafting e vivências em botes, stand up paddle, bocha adaptada, handbike e playground adaptado e inclusivo. O objetivo é promover a socialização e incentivar a conexão das pessoas com o meio ambiente, reforçando a importância de garantir que essa experiência seja realmente acessível a todos.
O evento é realizado por operadoras de rafting locais, Prefeitura de Três Coroas e entidades voltadas para a inclusão, e terá como atração principal a maior descida de rafting acessível do país, no segundo dia. Serão mais de 30 botes, com 200 participantes, a desafiar as corredeiras do Rio Paranhana, muito conhecido dos turistas de aventura que buscam a região.
Seminário
Neste ano, o Camping Acessível também será sede do 1º Fórum Nacional de Turismo Acessível e Esporte de Aventura, no dia 21 de março, evento criado para debater as necessidades e inclusão desse público no turismo de aventura.
“Discutiremos políticas públicas e os mecanismos para atender as pessoas com deficiência, com o objetivo de inspirar empreendedores locais”, explica Teriana Selbach, da Raft Adventure Park, uma das organizadoras do evento ao lado da Associação das Pessoas com Deficiência, Amigos e Familiares de Três Coroas (APDAF).
O fórum contará com a palestra do atleta Fernando Fernandes, tetracampeão mundial de Paracanoagem, o que demonstra a importância do evento para a comunidade do turismo de aventura local. “Queremos provocar mudanças, e transformar Três Coroas em uma referência em turismo acessível”, finaliza Teriana.