A Mercopar – Feira de Inovação Industrial é definida por seus organizadores como a melhor maneira de conectar grandes e pequenas empresas das novidades do setor. A 28ª edição do evento, realizado pelo Sebrae RS e pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Sul, é oportunidade para troca de conhecimento e construção de relacionamentos que podem impulsionar parcerias e negócios.
A feira, que ocorre no Centro de Eventos da Festa da Uva, em Caxias do Sul, de 1 a 3 de outubro, dispõe de espaço para exposição de empresas dos mais variados segmentos da indústria. O número de expositores confirmados já é 15% superior ao registrado na passada. Em 2018, a Mercopar recebeu em torno de 10 mil visitantes e movimentou R$ 54,4 milhões entre rodadas de negócios e atendimentos nos estandes.
Os expositores podem, além de divulgar a marca e os produtos, participar de programações paralelas à feira, como o Projeto Comprador. A iniciativa objetiva proporcionar o contato de empresas com potenciais compradores a partir de rodadas rápidas de negócios. O Sebrae RS seleciona os compradores e expositores, alinhados com os mesmos interesses de negócios, e promove reuniões de 15 minutos para que esses profissionais possam se aproximar para conhecer necessidades e oportunidades.
Segundo a gestora da Mercopar no Sebrae RS, Beatriz Lehmen, o espaço de exposição é importante para que os compradores possam ter contato com outras empresas. “Muitos produtos são melhores para vender com um contato feito pessoalmente. Não se compra, por exemplo, grandes máquinas pela internet”, enfatiza.