Nesta quarta e quinta-feira (22 e 23), em Bento Gonçalves, será realizado o Fórum Estadual de Energia Solar e Eficiência Energética. Palestras, painéis e apresentação de cases possibilitarão o debate sobre o rumo da geração solar nos próximos anos. O evento, na Fundação Casa das Artes, reunirá empresários, profissionais do setor, gestores de órgãos públicos, pesquisadores e estudantes.
O potencial brasileiro e, principalmente, o gaúcho permearão os debates. Temas como o mercado fotovoltaico, oportunidades e desafios, gestão no setor de energia, financiamentos para projetos, cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética, legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar e geração distribuída estão na programação de palestras, painéis e cases. “Os assuntos apresentados terão o objetivo de reforçar as boas práticas do setor, discutir a legislação vigente, apresentar cases inspiradores para os interessados e oportunidades de negócios”, explica o coordenador do Fórum, Tiago Cassol Severo.
Com o objetivo de fortalecer o mercado gaúcho nessa área, o fórum também proporcionará aos participantes e ao público em geral o Espaço de Negócios, com 17 empresas confirmadas. Instalado na Rua Coberta, ao lado da Casa das Artes, o espaço será visitado, gratuitamente, pelo público em geral, mesmo por aqueles que não estiverem participando da programação do fórum, das 8h30 às 18h, nos dias 22 e 23 de maio. Na sexta-feira (24), o workshop “Comissionamento de sistemas fotovoltaicos”, nos turnos da manhã e da tarde, ficará a cargo do engenheiro eletricista e pesquisador Lucas Nascimento, que possui, desde 2005, doutorado na área de energia solar fotovoltaica, e participa do grupo de pesquisa sobre energia solar da Universidade Federal de Santa Catarina.
Inauguração de projetos na UCS
A programação contempla, na quinta-feira (23), a inauguração de projetos de eficientização do sistema de iluminação da Universidade de Caxias Sul (UCS). Como resultados de parceria com a RGE/CPFL, InstalWatt e a Efall foram executados dois projetos com o objetivo de eficientizar alguns prédios do campus-sede em Caxias do Sul e todo o Campus Universitário da Região dos Vinhedos (Carvi), em Bento Gonçalves. A inauguração está marcada para as 19h, no Carvi, campus onde ocorreu a troca das antigas lâmpadas por unidades de LED e a implementação de um sistema solar fotovoltaico, com a instalação de 58 painéis solares totalizando 18,5kW de potência.
O fórum é uma realização do Arranjo Produtivo Local Metalmecânico e Automotivo da Serra Gaúcha, Instituto Senai de Tecnologia em Petróleo, Gás e Energia, Sebrae-RS e Universidade de Caxias do Sul. Inscrições pelo site www.forumenergiasolar.com.br/inscricao. No dia do evento, também será possível inscrever-se, mas com pagamento à vista. Mais informações pelos telefones (54) 3419.6563, 9 9971.9713 e 9 8101.7357, ou email [email protected].
Programação
Quarta (22)
9 h – Abertura
9h30 – O panorama energético no Brasil
10h05 – A eficiência energética
10h40 – O mercado fotovoltaico e a geração distribuída
11h15 – Energia solar fotovoltaica: panorama, oportunidades e desafios
11h55 – Case – O CTG fotovoltaico
14h – Como fazer a gestão no setor de energia
16h – Financiamentos para projetos em energia solar e eficiência energética
17h50 – Case – Novas tecnologias de instalação do sistema fotovoltaico
Quinta (23)
8h – A cadeia produtiva para energia solar e eficiência energética
9h50 – Case – Efall e seus projetos fotovoltaicos
10h30 – Projetos e oportunidades voltados à eficiência energética e energia solar
11h50 – Case – Energia solar fotovoltaica e eficiência energética
13h50 – Legislação, comissionamento e regulação na área de energia solar
16h – O futuro da energia solar fotovoltaica no Brasil e no mundo
Sexta (24)
8h – Workshop “Comissionamento em energia solar fotovoltaica”