InícioGeralGramado e CanelaFesta da Colônia deverá ter fluxo de 300 mil pessoas

Festa da Colônia deverá ter fluxo de 300 mil pessoas

Tempo de leitura: < 1 minuto

Por: Leonardo Santos

[email protected]

GRAMADO – Cuca no forno, bolinho de batata no óleo e vinho aberto. O ExpoGramado já está recebendo o público para a 31ª Festa da Colônia, que começou ontem (28) e segue até o dia 15 de maio.  A estimativa da organização do evento é receber cerca de 300 mil pessoas em 18 dias de atrações. O público encontrará as tradicionais e deliciosas cucas, pães de linguiça, bolinhos de aipim e batata, biscoitos, além de geléias, vinhos e sucos, produzidos no interior.

A reportagem do Jornal Integração circulou nas instalações da Festa da Colônia, momentos antes do início solenidade de abertura. As famílias produtoras, que fazem o espetáculo acontecer, estão otimistas e acreditam que o evento terá mais sucesso do que na edição anterior.

“Nos preparamos durante sete, oito meses para esta data. Tem todo o trabalho em casa, incluindo preparação de materiais e cultivo das frutas. Tudo sai da colônia. Temos uma expectativa boa de rendimento, trazemos nosso produto sempre com muita qualidade. É tudo feito com muito amor e carinho”, destacou Carlos Eninger, que estima a venda de mais de nove mil unidades de pão de lingüiça. 

Direto da Linha Nova, berço de Gramado, a família Eninger, formada por Seu Carlos, Ciliane, Ana Paula e Rafael, produz também cucas e pães tradicionais, além dos queridinhos pães de queijo e cucas recheadas. 

“Tem atrativos para todo mundo, cozinhas alemãs e italianas, as tendas com as produções feita nas colônia. Todo ano é uma expectativa nova. Nós estamos acreditando que vamos trabalhar para um público grande. Sempre temos muita ânsia pela festa e estamos com otimismo neste pós-pandemia”, pontuou Eninger.

De acordo com a organização do evento, os Desfiles de Carretas, Escolinha Rural, o espetáculo Origens e os Jogos Rurais, extintos por conta da pandemia da Covid-19, serão retomados.

Sônia Benvic, da Linha Furna, acredita no sucesso da edição e projeta grande aceitação do público em relação à festa. A tenda, que Sônia agrega junto ao marido Leonardo Cavichion, reunirá as duas famílias pela primeira vez na comercialização de produtos na Festa da Colônia. A Benvic produz sucos de uva orgânicos e vinhos. Já a Cavichion trabalha com sucos integrais e geléias.

Família Benvic se une a Cavichion para integrar vendas de produtos – Leonardo Santos/JIH

“Acho que será melhor que no ano passado, que mesmo com a pandemia já foi bom. Acredito que irá superar a última edição. Posso falar das três agroindústrias e sempre focamos na qualidade do produto, na fabricação, nos rótulos, para que tenhamos nomes a zelar. Os meus produtos (Benvic) são relativamente novos, mas eu consegui entrar na Vindima e tive uma aceitação muito boa, não posso reclamar. Já tive um termômetro”, relatou.

A produtora, participante da festa desde 2013, explica que a geléia e o suco integral, mesmo sendo feito pela mesma família (Cavichion) são de agroindústrias diferentes.

“O segredo é o tempero”

Canelenses, gramadenses e turistas. Todo mundo quer saber qual é o segredo do bolinho de batata. É o preparo? É a escolha do legume? O produtor de batatas, Norberto Cavallin, responde. “O segredo é o tempero. Outra coisa importante é que a batata não tenha muita água, pois ela absorve menos gordura e o bolinho fica bem melhor”, sublinhou.

Cavallin, que há 25 anos participa da festa, dividirá tenda com a família Fassbinder, projetando com o fluxo esperado, a venda de mais de 40 mil bolinhos.

“A festa depende muito do clima, neste primeiro dia o tempo está ruim, mas acredito que no final de semana vai melhorar e dar bastante público. Esse ano vai ser melhor, não precisa máscara, chegava a um determinado número de pessoas tinha que barrar a entrada. Então, como está mais liberado, o fluxo vai ser maior. São 18 dias, tem que ter bolinho”, finalizou.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido