CANELA – O clima na frente da Catedral de Pedra na manhã de sábado (21), era semelhante ao um estádio de futebol tamanha a euforia. Todo este entusiasmo para o retorno da Romaria da Juventude, após dois anos sem ocorrer devido a pandemia.
O evento fez parte das comemorações da festa em honra a Nossa Senhora do Caravaggio e reuniu cerca de três mil jovens, conforme informou a Guarda Municipal de Canela. Conforme apurado pela reportagem do Jornal Integração, as caravanas que vieram de outros municípios foram cerca de 35 veículos entre ônibus e vans dos Vales do Paranhana, Sinos, Serra e Região Metropolitana.
A medida que as excursões chegavam na frente da igreja, parecia que traziam torcidas organizadas com bandeiras, adereços e muita cantoria. A partida até o Santuário do Carvaggio, foi carregada de um alentaço com muita emoção, oração e canções lembrando a “santinha” e o que é entoado pelos grupos de jovens.
Regendo estes aficionados torcedores de Nossa Senhora do Caravaggio, o padre Ezequiel Herold. Ele citou do momento alegre do retorno da Romaria da Juventude, da importância do jovem em participar da igreja e oe resgate da garotada.
“É uma alegria muito grande retornar, depois de dois anos com a Jornada Diocesana da Juventude, um momento importante de trazer os nossos jovens que esperavam tanto por este momento de retorno para igreja, sociedade e vida. Neste período tivemos que nos reinventar, aprender a fazer missa virtual e trabalhar neste sentido”, disse.

Durante o trajeto da juventude, por onde passavam deixavam alegria e fé para a comunidade que assistia. Na chegada ao Santuário de Caravaggio, os fieis empolgados com as orações como se fosse um gol de placa.
O bispo Emérito Dom Zeno Hastenteufel, realizou a missa campal. “Os jovens são a certeza do mundo atual e a grande esperança do mundo futuro. Hoje, com as mídias digitais, os jovens caminham a frente dos adultos e idosos portanto, é importante para a Igreja que estejam ao nosso lado, que caminhem conosco”, pontuou em um dos momentos da celebração.
Quem também se manifestou, foi o reitor do Santuário padre Victor Faria. Ele destacou a devoção da juventude. “É emocionante ver a fé de todos esses jovens que vêm anualmente ao nosso Santuário para expressar publicamente seu amor a Cristo e a Nossa Senhora de Caravaggio”, mencionou.
Durante todo dia, ocorreu as interações entre os grupos, shows e no local foi montado também uma grande praça de alimentação e restaurante.
O que disseram
José Otávio Wildner de Meirelles, 17 anos (Morador de Gramado)
“Já participei em 2019, muito bom estar de volta, vendo os ônibus chegando com o pessoal é um momento muito bom. Ano passado chegamos a fazer uma caminhada até o Santuário de Caravaggio, mas não é a mesma coisa. Legal esta animação, reencontrar as pessoas é incrível”.

Felipe Bolker, 18 anos (Morador de Santa Maria do Herval).
“Alegria imensa depois de dois anos estar de volta fez muita falta este período parado. Já venho para a Romaria de Juventude faz bastante tempo e agora estar de volta não tem preço. A juventude tem que estar na igreja, ainda mais no mundo atual que estamos vivenciando, independente de religião e se unir”.

Nathielly dos Santos, 18 anos (Moradora de Canela).
“Muito legal este retorno, todos estávamos ansiosos, foi muito triste quando não aconteceu a festa, pois é muito importante o jovem comparecer, somos o futuro da igreja. Neste período sem encontros presenciais, realizamos encontros virtuais, mas observamos que as pessoas para retornar estavam um pouco distantes acanhadas, acomodadas, mas fomos convidando perseverando, sabendo que todos têm sua importância”.

Texto e fotos: Tiago Manique – [email protected]












