GRAMADO – Novas trilhas sonoras, novos figurinos e também novos cenários. Estes são alguns dos destaques do 37º Natal Luz, que começa na próxima segunda-feira (24). Os detalhes foram revelados pela presidente da Gramadotur e secretária de Turismo, Rosa Helena Volk, o vice-prefeito Luia Barbacovi, e a arquiteta responsável pela montagem estrutural, Tatiana Ferreira, durante entrevista à rádio Integração Digital nesta semana.
“Nossos espetáculos estão completamente diferentes e a grande novidade do ano é a realização do Nativitaten no lago junto ao Serra Park. É o ano da renovação”, comentou Rosa Helena. “Desfile está com trilha nova, figurino todos novos, carros todos novos e adereços todos novos. A Fantástica Fábrica de Natal não tínhamos mais elementos porque ela deixou de ser editada em 2014, então, tudo novo, e está muito lindo, eu já assisti ao ensaio geral e fiquei encantada. E aqui (Nativitaten), cenário completamente novo, estruturas novas, projeções novas, trilhas novas, diferentes, com elementos bonitos, dança, shows de fogos, tenho certeza que o público vai adorar”, acrescentou.
“Vendo essa estrutura montada aqui, a gente fica feliz sabendo que vai ser sucesso, não tenho dúvidas. O entorno do Serra Park é fantástico, não tenho dúvidas que o Nativitaten vai ser o grande atrativo deste ano”, complementou Luia. Tatiana também salientou que no quesito acessibilidade a estrutura montada para o Nativitaten está com rampas e possibilidade de deslocamento em toda área do espetáculo para cadeirantes e carrinhos de bebês.
O palco principal, montado dentro do lago, proporciona visibilidade de frente em qualquer parte da arquibancada, que está posicionada estrategicamente na beira do lago em formato de meia lua.
Para Tatiana, a cereja do bolo na decoração deste ano será a grande árvore de Natal que será instalada na rótula na esquina das Avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros. Rosa Helena também exaltou a evolução da Vila de Natal, que estará junto a Praça das Etnias e contará com atrações artísticas diárias. Segundo ela, houve recorde de artesãos inscritos em participar.
Rosa Helena também referiu sobre a condição financeira do Natal Luz. São R$ 35 milhões de orçamento para realização desta edição. “Nós recebemos a Gramadotur (2021), com um déficit de R$ 9,8 milhões. E toda vez que a Prefeitura faz algum repasse para a Gramadotur é necessário um projeto de lei que passe pela Câmara, então, obviamente, como não foi necessário projeto de lei, não houve empréstimo. É porque a gente está conseguindo manter a saúde financeira da nossa autarquia”, observou.
Ela também comemora a adesão de importantes marcas como patrocinadoras do Natal Luz como a Bradesco, Stemac, Ambev, Pegada, Nacional Gás, Kia e Tramontina.
Para Luia, Gramado possui responsabilidade extra na realização de eventos natalinos. “Nós temos um compromisso muito grande. Gramado é o carro chefe do turismo brasileiro e tudo que nós fazemos aqui precisa ser muito bem feito e de tempos em tempos, precisa ser renovado. O Natal Luz mudou a forma do setor público comemorar o Natal no Brasil. No setor público o Natal é o antes e o depois do Natal Luz de Gramado”, opinou.
A programação oficial começa na próxima quinta-feira (27), às 20h, quando ocorre a abertura e o primeiro show de acendimento das luzes em frente ao Palácio dos Festivais. Na segunda (24), terça (25) e quarta (26), serão apresentados os espetáculos Fantástica Fábrica de Natal, Desfile e Nativitaten, respectivamente. Esta demonstração será um grande teste em cada uma das atrações e o acesso é para o público que trocou alimentos não perecíveis por ingressos.
VENDA DE INGRESSOS – Nesta edição, o evento estreia um novo canal para comercialização de ingressos para os espetáculos. Rosa Helena contou que o site foi criado especificamente para Gramado realizar as vendas pela internet. “Nós estamos fazendo a venda do nosso ingresso por meio dessa plataforma exclusiva que foi desenvolvida para Gramado e disponível para todas as grandes agências do Brasil”, comemorou Rosa.
Até segunda-feira, mais de 55 mil ingressos já tinham sido vendidos. E a expectativa até janeiro é chegar na casa dos 200 mil bilhetes comercializados. O site é: www.ingressooficialgramado.com.br
O NATAL LUZ EM NÚMEROS
Orçamento: R$ 35 milhões
Ingressos vendidos: 55 mil
Expectativa de venda: 200 mil
Arquibancada Nativitaten: 3.300 lugares
Arquibancada Desfile: 4.800 lugares
Arquibancada Fantástica Fábrica: 2.000 lugares
Equipe de montagem: 1.000 trabalhadores Equipe envolvida no Natal Luz: 3.500 pessoas
INTEGRAÇÃO DIGITAL
A entrevista na íntegra pode ser conferida na página do Jornal Integração na aba de vídeos.
TEXTO: Fernando Gusen | [email protected]
