InícioEconomiaGramado e CanelaÁUDIO e VÍDEO: Achoco projeta venda superior a 10% nesta Páscoa em...

ÁUDIO e VÍDEO: Achoco projeta venda superior a 10% nesta Páscoa em relação a 2023

Tempo de leitura: < 1 minuto

Tiago Manique

[email protected]

GRAMADO – O momento mais aguardado para quem comercializa chocolates chegou. Neste domingo (31), é Páscoa e como habitualmente ocorre o consumidor vai atrás das compras desta guloseima tão apreciada por adultos e principalmente pelas crianças.

Se as pessoas deixam para os últimos instantes para adquirir os presentes, por outro lado a indústria inicia a preparação antes ainda do Natal. É o que revela o diretor executivo da Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado (Achoco), João Teixeira, que esteve nesta semana na rádio Integração Digital.

“As empresas se organizaram em grande parte muito antes. Em novembro algumas já iniciaram a produção. Esta antecipação é uma das formas de diminuir os custos, sem precisar fazer contratações temporárias e sim já ter o colaborador de forma definitiva”, revelou Teixeira que o setor em Gramado, emprega duas mil pessoas, entre lojas e indústria.

Um dos desafios é o custo da produção. João menciona que os fabricantes sentem as dificuldades de repassar estes valores para o comércio para não prejudicar as vendas ao consumidor.

“Está difícil a produção do chocolate pelos preços dos insumos, como o cacau a matéria prima principal que teve um acréscimo. Isso faz com que as empresas tenham um achatamento na lucratividade e não consegue passar tudo para o consumidor. Um dos métodos da forma de reduzir foi o planejamento de contratações de colaboradores de forma antecipada”, disse.

Páscoa antecipada, final de mês e o clima de verão, são apontados pelo executivo da Achoco como desafiadores para as vendas. No entanto, o setor da indústria e lojas que conta com cerca de 30 empresas, projetam uma média de venda 10% superior ao registrado, em 2023, passando das 600 toneladas a 650 neste ano.

“Realmente é um período muito aguardado pelos lojistas e indústrias do setor chocolateiro. É uma esperança e anseios de boas vendas principalmente nesta semana. Mas as empresas estão se reinventando com franquias, ampliando as empresas, lojas temáticas, além de ofertar visitações dentro da indústria para a população entender o procedimento da fabricação do chocolate”, comentou.

Qualidade do chocolate

O setor chocolateiro de Gramado é reconhecido como de alto padrão e isso é uma das preocupações da Achoco, que conta com sete empresas associadas de manter a qualidade, pois estas indústrias possuem o selo de qualificação e para seguir todos os critérios para ostentar o título como Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

“Temos esta preocupação de cada vez mais mostrar para a sociedade o verdadeiro chocolate artesanal. Uma das diferenças em relação a outros que fabricam, tem que comprar a massa e a manteiga de cacau para produzir o chocolate e todo processo de industrialização tem que ser feito em Gramado em virtude do selo. Então as pessoas têm todo o cuidado em produzir o chocolate de forma artesanal e manual, e isso gera um custo maior e procuramos despertar no público consumidor que estão comprando o verdadeiro chocolate”, alertou João Teixeira revelando que a maior parte da massa do cacau vem da região Norte e Nordeste do país, sendo que as indústrias realizam visitações nas fazendas produtores do fruto para certificar a qualidade.

Saiba mais

Associação da Indústria e Comércio de Chocolates de Gramado (Achoco).

Empresas associadas: 7 (Caracol e Planalto – Grupo Florestal), Lugano, Chocolataria Gramado, Chocolate Gramadense, Prawer, Miroh e Florybal.

Lojas e indústria: 30 (aproximadamente).

Número de trabalhadores do setor chocolateiro: 2 mil (aproximadamente).

Vendas na Páscoa em 2023: 600 toneladas.

Vendas na Páscoa em 2024 (projeção): 650 toneladas.

Confira abaixo a entrevista completa. Para conferir no celular clicar em OUVIR NO NAVEGADOR.

Entrevista completa na página do Jornal Integração no Youtube:

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...

Quatro jogos que separam o Gramadense da elite do futebol gaúcho

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da...

O início do fim do comércio irregular?

Quem passou ali pelo entorno da Igreja Matriz, no Centro de Canela, viu que tinha movimento diferente na tarde desta sexta-feira (25). Era a...

Canela e SESAI alinham ações de saúde para comunidade indígena

CANELA – A Secretaria de Saúde de Canela realizou uma reunião, no dia 22 de julho, para alinhar, ações de atendimento de saúde para...

Tour de France Gastronomie celebra um ano em Gramado com novo cardápio e homenagem aos clientes

GRAMADO - O Tour de France Gastronomie completou, segunda-feira (14), seu primeiro ano de funcionamento em Gramado e marcou a data com o lançamento...
error: Conteúdo protegido