Coluna publicada no dia 13/08.

Os associados da ACIC e comunidade de Canela puderam conhecer hoje o projeto do hospital Pompéia Pryme que a Novalternativa está construindo. A maquete estava exposta para todos terem acesso.
O diretor da Novalternativa, Fernando Bassani, explicou detalhadamente o projeto construtivo da casa de saúde, bem como os demais que comporão o complexa cravado em uma área total maior, como hotel, escola e Senior Living (residência para idosos). Neste momento estão subindo duas torres, uma para abrigar o hospital, com 75 leitos, 10 duplos e o restante privado e 10 unidades de UTI e salas de cirurgia, quimioterapia e demais estrutura e a outra torre vai servir como centro clínico para receber profissionais da saúde, como consultórios médicos e laboratórios para exames. A torre para o hospital será entregue até o final de 2026 para que o Pompéia possa instalar os equipamentos, fazer os testes e iniciar o atendimento no segundo semestre de 2027.
Já a CEO do Pompéia Ecossistema de Saúde, Lara Vieira, demonstrou a dimensão do hospital de Caxias do Sul, com 112 anos de história, especializado em altas complexidades e classificado como melhor da Serra Gaúcha pelo ranking World’s Best Hospitals, elaborado pela revista norte-americana Newsweek, e terceiro melhor do Estado.

Projeto imobiliário
É notória a predominância imobiliária na área total. De todo o modo, seja hotel, escola ou centro clínico, tudo soma economicamente, gerando renda ao município e empregos aos trabalhadores. Então, que seja o que for e que seja sucesso.
Para deputado
Como vinha dizendo, Constantino Orsolin se lançou a pré-candidato a deputado estadual pelo MDB, para a eleição de 2026. Vai ter a dobradinha do deputado federal Alceu Moreira, que vai bancar a coisa toda. A dobradinha é para Canela, quanto as aos demais municípios, até aqui, nada foi dito. Sim, porque em Canela é o Constantino que arrasta o federal, então daqui a pouco se o Alceu der uma mão Orsolin pode abrir alguma votação em outros municípios. Se ficar só por Canela a possibilidade de eleição é remota.
Manutenção
Na verdade, o Constantino pretende se manter em uma boa posição do espaço político e polarizar a próxima eleição municipal com Gilberto Cezar, que certamente buscará a reeleição, isso lá em 2028. É uma forma de ambos fecharem o caminho para novas lideranças.
Não é comum
E quem subestimar o Constantino vai tomar na lata. Já escrevi em outros momentos que ele é melhor na oposição do que no Governo. Isso de certa forma acaba sendo bom, porque coloca o pessoal do governo em alerta máximo o tempo todo. Se não entregar, não renova os contratos em 28.
Sucessão do Nestor
Hoje cedo um amigo mandou mensagem pedindo que seria o candidato à sucessão do Nestor, se Luia ou Ronsoni. Deixei o cara no vácuo. Eu não sei! Me parece que a sucessão será bastante difícil a quem quer que seja o concorrente. Apenas se a oposição continuar como está hoje, dormente. O povo, ao que parece, pensa em fazer uma nova experiência. Esperemos que não seja amarga, como foi a de 21 a 23.
Progressistas
Há muitos nomes no PP com condições de ser prefeito de Gramado um dia, além do Luia e do Ronsoni. Acontece que, malandramente, os dois se lançaram cedo e, no momento, polarizam o debate. Ainda é cedo bastante e por isso novidades podem surgir.
Desenho

Aparentemente, Ronsoni, ao decidir focar apenas no cargo de vereador aproveita o tempo fazendo sua pré-campanha desde agora. E não tem bola perdida, quem vier soma. Segunda-feira me mandaram esta foto dele conversando com o ex-vereador Professor Daniel. O Professor é bom de voto, para vereador ficou acima dos mil, e isso conta. Ao que a coluna soube ele esteve pelo Paço municipal, diziam que estava se alinhando um acordo por lá, mas decerto ficou no vácuo e foi procurar outro guarda-chuva. A vaga que pretendia o PSDB pelo tapetão, que seria para ele também não rolou, aí fica complicado.
Perguntinha
Já dá para imaginar os candidatos a prefeito de Gramado e Canela para 2028?