Tiago Manique
GRAMADO – O Centro Esportivo Gramadense (CEG) encerrou no domingo (27), a primeira fase da Divisão de Acesso. Jogando pela 14ª rodada da competição, no Estádio do Vale, diante do Novo Hamburgo, foi derrotado pelo placar de 4 a 0, marcando o fim de uma sequência de nove jogos de invencibilidade.
Pablo, aos 27′, Kauê Fernandes, aos 41′, e Batista, aos 47′, marcaram os gols do Noia no primeiro tempo. Alisson, aos 32′ da segunda etapa, fechou o placar. Com 24 pontos conquistados, a equipe de Gramado fechou a fase classificatória na 5ª posição. Foram seis vitórias, o mesmo número de empates e apenas duas derrotas. O outro resultado negativo foi diante do Bagé, na Pedra Moura, no dia 31 de maio, por 1 a 0.
A campanha regular do Gramadense, que permaneceu praticamente toda a competição entre os quatro melhores colocados, está alicerçada no sistema defensivo. Até a goleada diante do Novo Hamburgo, possuía a melhor defesa da competição, junto com Bagé e o líder Aimoré, com apenas cinco gols sofridos. Mesmo assim, encerrou esta fase como a terceira melhor defesa.
A partir de agora, o desafio por um lugar na semifinal da Divisão de Acesso será novamente contra o Novo Hamburgo, em um duelo de duas partidas. O primeiro jogo será na quarta-feira (30), às 15h, na Vila Olímpica, em Gramado. A partida de volta ocorrerá no Estádio do Vale, em Novo Hamburgo, no domingo, dia 3 de agosto.
O Gramadense, que se profissionalizou há três anos e disputa a Divisão de Acesso pela primeira vez, já cumpriu duas missões na temporada: garantir a permanência na competição do próximo ano e conquistar vaga entre os oito melhores. A partir de agora, são quatro jogos que separam o clube da elite do futebol gaúcho. Claro, primeiro há dois desafios diante do Novo Hamburgo e, caso avance, mais uma semifinal que pode ser contra Aimoré ou Lajeadense.
Missão cumprida? Para muitos, pode ser que sim. Mas, para quem chegou até aqui, por que não sonhar em trilhar algo maior? Para o Trem da Serra, como é carinhosamente chamado o Gramadense, tudo é possível.
