Coluna publicada no dia 18/07

Quando se tem credibilidade, não se pode afirmar que tudo se torna fácil — mas, certamente, tudo se torna possível. A inauguração da nova sede da Apae de Canela, realizada na manhã de hoje, sexta-feira (18), é a expressão viva de como a confiança pública, construída ao longo de décadas, pode transformar sonhos em realidade. A entrega do novo espaço não foi obra de um dia, tampouco resultado de uma única ação.

Várias mãos
A nova sede da Apae de Canela foi um processo longo, marcado por dedicação, resiliência e, sobretudo, colaboração. A nova estrutura é fruto de muitas mãos: das que doaram, das que planejaram, das que trabalharam — e, principalmente, das que acreditaram. Foram anos de construção coletiva, de tijolo sobre tijolo, sustentados por um valor invisível, mas indispensável: a credibilidade da instituição.
União de todas as esferas
A Apae de Canela é uma entidade que tem o respeito da comunidade. A cada campanha e evento, a resposta vem rápida, espontânea e generosa. Empresários se mobilizam, entidades somam forças, voluntários se colocam à disposição. E o poder público também faz sua parte — como aconteceu com a destinação de recursos por meio de emenda parlamentar, que possibilitou boa parte da obra. Mas essa integração só acontece quando existe confiança. E confiança se constrói com trabalho sério, transparente e comprometido.
Estrutura humana
Além de sua estrutura física moderna e acolhedora, carrega um simbolismo que proporciona dignidade a crianças, jovens e adultos com deficiência. Trata-se de criar condições para que o atendimento seja mais humanizado, eficiente e justo. Dar continuidade a um trabalho que já é reconhecido por transformar vidas. É também uma lição para todos os que atuam no campo público e privado.
Recado do deputado
O deputado federal Lucas Redecker (PSDB), esteve participando do ato, sendo que ele encaminhou uma emenda parlamentar de R$ 500 mil para auxiliar na construção da nova Apae de Canela. Destacou que um montante deste recurso por meio de emenda para uma entidade só foi possível pela transparência e credibilidade. Acrescentou que em alguns momentos quando é solicitada alguma emenda, fica na dúvida se todo aquele valor será utilizado na integridade. Também lembrou que para receberem recursos, quem está solicitando tem que estar com a documentação em dia.
Evento concorrido
Além de Redecker, o deputado estadual licenciado e que atualmente ocupa a Secretaria Estadual de Cultura, Adroaldo Loureiro esteve representando o governador Eduardo Leite, marcou presença. Estava acompanhado da esposa e do filho de 19 anos, que possui o espectro autista e síndrome de down. Além do prefeito Gilberto Cezar e do vice Gilberto Tegner, o Tolão, praticamente todos os vereadores marcaram presença, além dos secretários Municipais. Destaque também para o secretário da Assistência Social de Gramado, Ilton Gomes.
Danany foi engraçado
O vereador Roberto Danany (MDB), estava no encontro e flagrei quando ele chegou. Foi cumprimentando a todos que estavam e ao chegar para aquele aperto de mão com Márcio Sauer, diretor de Fiscalização da Prefeitura de Canela, entre abraços e afagos, eis que Danany solta essa: “eu sempre lembro de você quando eu passo perto da Catedral de Pedra”. Como diz o Quico do seriado Chaves: “o que será que ele quis dizer?”.
Taça nos Veteranos
A equipe Amigos do Laje venceu o Campeonato Municipal de Futsal de Veteranos. A final aconteceu na noite de quarta-feira (16), no ginásio Carlinhos da Vila. Na decisão, a equipe Amigos do Laje venceu a equipe Oito e Meia/JA por 2 x 0. Com o resultado, a equipe Oito e Meia/JA ficou com o vice-campeonato. A terceira colocação ficou com a equipe Mercenários.

Super Copa
A 1ª edição da Supercopa Casa Blanca, promovida pelo Departamento de Esporte e Lazer (DMEL) de Canela, reunirá as equipes campeãs dos campeonatos regionais de futsal a partir de agosto. O novo evento esportivo será disputado nas sextas-feiras, no ginásio Carlinhos da Vila. A competição contará com oito equipes. A data da abertura do campeonato será definida nos próximos dias pelo DMEL.
Equipes participantes: Âncora (Campeão Canela); Bola 8 (Vice-campeão Canela); Unidos do Copo (Campeão Gramado); Nem Sei (Campeão São Francisco de Paula); Boleiros (Campeão Cambará do Sul); Chinelinho (Campeão Três Coroas); Hawai (Vice-campeão Gramado) e Padilha (Vice-campeão de São Francisco de Paula).













