Coluna publicada no dia 16/07.

O Movimento Sindical da Região das Hortênsias promove, no dia 28, o lançamento do Plebiscito Popular, uma iniciativa que visa mobilizar a população em torno de temas relevantes para a sociedade e a classe trabalhadora. O evento será realizado às 19h, na sede do Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia (Sintragh), localizada na rua João Carniel, 190. Uma reunião com representantes da sociedade foi realizada nesta semana para detalhar a organização do Plebiscito.

Construção coletiva
O lançamento na Região das Hortênsias marca um passo importante na construção de um processo de consulta popular que pretende ouvir diretamente a opinião da população sobre pautas que impactam o cotidiano do povo trabalhador. Representantes sindicais, lideranças comunitárias e movimentos sociais devem participar do encontro. A expectativa é de que o plebiscito ajude a ampliar o debate público e contribua para a formação de uma consciência crítica sobre os desafios enfrentados pelos trabalhadores brasileiros.
Participação do povo
Atenção! Independentemente de você ser identificado com partidos políticos, ter alguma ideologia ou não ter afinidade alguma, é de extrema importância esta participação. Envolve diretamente as pessoas e os trabalhadores quanto ao seu futuro e ao do Brasil. Nos próximos dias, vamos detalhar mais sobre isso. Estaremos conversando com um dos organizadores desta mobilização na região, o presidente do Sintragh, Rodrigo Callais, que recentemente assumiu a presidência da Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil no Rio Grande do Sul (CTB-RS).
Votação sobre o Parque do Palácio
A definição oficial deve ocorrer até o final de agosto. O projeto, junto com outros em um pacotão, foi protocolado na Assembleia Legislativa na sexta-feira (11). Ontem (15), durante reunião de líderes de bancadas na Assembleia, a base do governador Eduardo Leite tentou antecipar a votação, mas não obteve êxito. As pautas devem ser votadas até o dia 27 de agosto. São 12 propostas ao todo que tramitam em regime de urgência – ou seja, precisam ser votadas em 30 dias. Caso contrário, passam a trancar a pauta do Legislativo. O prazo não corre durante o recesso parlamentar, que inicia amanhã, quinta-feira (17) e segue até o dia 31.
O PDT lutou
Lembro dos capítulos que envolveram o Parque do Palácio e, mesmo em alguns momentos fazendo parte da base governista, o PDT sempre foi contrário à proposta que o ex-prefeito Constantino Orsolin defendia. Uma das figuras que bradava — às vezes em voz solitária — na Câmara de Vereadores foi o então vereador Jerônimo Terra Rolim, atual presidente do PDT de Canela. Com o passar do tempo, parlamentares até da base governista se sensibilizaram e votaram favoravelmente para que o Parque do Palácio não fosse transformá-lo em um monte de concreto.
E os filiados?
Após as eleições do PT em todo o país, Edinho Silva foi eleito ainda no primeiro turno presidente nacional, Canela elegeu Júlio Nogueira como novo presidente, enquanto Gilnei Benetti foi reeleito em Gramado. No estado, a votação foi para o segundo turno com os deputados Valdeci Oliveira e Sofia Cavedon. No entanto, para surpresa geral, hoje quarta-feira (16), o partido anunciou a retirada da candidatura de Sofia. Valdeci assumirá a presidência. Como o mandato é de quatro anos, o ex-prefeito de Santa Maria presidirá nos dois primeiros anos e a deputada estadual finalizará o mandato no formato denominado “compartilhado”. E os filiados foram consultados?
PIX nos pedágios
O deputado estadual Neri, o Carteiro (PSDB), apresentou ontem, terça-feira (15), na Assembleia Legislativa, um Projeto de Lei que obriga, no Rio Grande do Sul, a inclusão do PIX entre as formas de pagamento nas praças de pedágio sob administração do Estado ou de concessionárias de serviços públicos. Um dos artigos do projeto determina que, caso a praça de pedágio se recuse a receber o valor da tarifa via PIX, o usuário da rodovia poderá passar sem efetuar o pagamento, não sendo necessário quitá-lo posteriormente.
Decisão nos Veteranos
O Campeonato Municipal de Futsal de Veteranos terá, na noite de hoje, quarta-feira (16), a decisão do título. Amigos do Laje e Oito e Meia/JA entram em quadra a partir das 20h, no ginásio Carlinhos da Vila.

