Coluna publicada no dia 15/07.

Nos últimos dias, os gremistas viveram um momento histórico: a Arena do Grêmio, palco de tantas emoções, agora pertence oficialmente ao clube. A doação anunciada pelo empresário Marcelo Marques emocionou torcedores e dirigentes, marcando um novo capítulo na relação entre clube e sua casa. A magnitude desse feito é imensurável para quem vive o futebol e cultiva essa paixão. Pois essa mesma emoção, esse mesmo sentimento de pertencimento, deveria estar pulsando nos corações dos canelenses com a confirmação de que o Parque do Palácio será, de fato, um bem público. Se a Arena é do Grêmio, o Parque do Palácio é de Canela.


A importância do Parque
A dimensão dessa conquista talvez ainda não tenha sido completamente absorvida pela população. É compreensível — muitas vezes, só nos damos conta do valor de algo quando ele começa a se transformar diante dos nossos olhos. Mas o fato é: a cidade garantiu, para si e para as futuras gerações, um dos espaços públicos mais privilegiados do Brasil. Um parque central, com vegetação, história e potencial turístico e social. Poucas cidades têm esse privilégio.
Quase perdemos
Vale lembrar que, por muito pouco, Canela não perdeu esse tesouro para a iniciativa privada. Já tivemos a amarga experiência de ver o Parque do Caracol ser repassado ao Estado — e, posteriormente, concedido à iniciativa privada. Perdemos o controle sobre um dos nossos maiores ícones naturais. Mas com o Parque do Palácio, a história será diferente. Desta vez, o povo venceu. E não dá para esquecer da vontade política da dupla Gilberto Cezar e Gilberto Tegner, o Tolão, prefeito e vice de Canela respectivamente. Não estou sendo puxa-saco, não! Apenas descrevendo o que de fato ocorreu neste momento. Se tiver que cobrar depois, logicamente vamos fazer, mas tudo dentro da harmonia e de forma respeitosa.
Autoestima dos canelenses
O que está em jogo aqui não é apenas um espaço verde. É um símbolo de autoestima. Um parque público no coração da cidade é uma vitória da cidadania e da democracia. Imagine o que pode surgir ali: áreas de lazer, trilhas educativas, atividades culturais, feiras, eventos, espaços para crianças, idosos e famílias inteiras desfrutarem.
A ficha ainda não caiu
Quando o Estado fizer a transferência oficial da área, e quando as estruturas começarem a ser erguidas, os canelenses perceberão, de fato, a grandeza do que conquistaram. A ficha vai cair. E aí, o orgulho vai tomar conta, como tomou conta dos gremistas ao verem a Arena finalmente sendo sua. Portanto, se hoje os tricolores podem gritar que a Arena é do Grêmio, nós, canelenses, devemos também encher o peito e dizer com orgulho: o Parque do Palácio é de Canela. E essa conquista merece ser celebrada como uma das maiores vitórias da nossa história recente.
Audiência Pública em Canela
A audiência pública para a elaboração do Plano Plurianual (PPA) acontecerá amanhã, quarta-feira (16), às 18h, na Câmara de Vereadores de Canela. O PPA é elaborado a cada quatro anos e serve como instrumento de planejamento governamental realizado a médio prazo para definir procedimentos, objetivos e metas para cada ente federativo, ou seja, para municípios, estados e União. Tem como propósito estabelecer diretrizes, metas e objetivos da gestão pública, por meio de propostas apresentadas pela população e pelos poderes Legislativo e Executivo, visando ao desenvolvimento da cidade. O encontro será aberto a toda a comunidade.
Congresso técnico do futebol de Gramado
A Secretaria de Esporte e Lazer realiza no dia 23, às 18h30, o congresso técnico para as equipes interessadas em participar das disputas do futebol de campo de Gramado. O encontro será na sede da Secretaria, junto ao Perinão. O congresso é voltado para as equipes que desejam disputar a 1ª e 2ª Divisão do Futebol de Campo. Na oportunidade, serão discutidos pontos importantes para a organização da temporada, entre eles a definição se as competições serão realizadas de forma separada, com duas divisões, ou unificadas em um único campeonato. A decisão dependerá diretamente do número de equipes que participarem do congresso. A Secretaria de Esporte reforça que a presença das equipes interessadas é fundamental para garantir a participação e colaborar na construção de uma competição bem-organizada e atrativa para atletas e torcedores.
Decisão na base de Canela
Com portões abertos, hoje, terça-feira (15), às 20h, no ginásio Carlinhos da Vila, Elite Futsal e Educa Esportes decidem o Campeonato Municipal de Futsal Sub-15 de Canela. A decisão deve atrair bom público devido à expectativa criada ao longo da competição — e principalmente pelas recentes polêmicas de confusão, em que a semifinal foi definida com portões fechados.
Que as famílias deem exemplos
O duelo é aguardado com entusiasmo por torcedores, familiares e admiradores do futsal local. Mas que esta euforia fique apenas em torcer pelas suas equipes, incentivar e não buscar confusões com crianças e adolescentes das equipes participantes — assim como com quem estiver na arquibancada do lado oposto. Sabe aquele clichê: “educação vem de berço”? Que assim seja!