Coluna publicada no dia 15/07.
Os vereadores de Gramado aprovaram, na noite de ontem, mais um repasse à empresa responsável pelo transporte coletivo da cidade. O valor adicional de R$ 821 mil eleva o total de repasses recentes a mais de R$ 1,2 milhão, considerando a verba aprovada há poucos dias.
Segundo a justificativa, o montante é destinado a cobrir os prejuízos alegados pela Gramado Turismo no período de outubro a março. No entanto, os vereadores demonstraram insatisfação com a prestação de contas apresentada pela empresa para justificar esses valores e anunciaram a contratação de uma auditoria independente para verificar os números.
Além disso, os parlamentares exigiram a retomada imediata das linhas que foram suspensas pela empresa, sob a alegação de falta de recurso, e a licitação de nova empresa por parte da prefeitura.
“Chega de ameaça, de brincadeira com esta Casa. Vamos contratar, sim, uma auditoria e queremos que esses números estejam 100% corretos. Nós vamos dar um voto de confiança, mas que seja a última vez”, disse Ronsoni.
Segundo disse Rafael, ele articulou junto aos sete vereadores do PP, dos quais é o líder, a aprovação, e também pediu o apoio dos dois votos do Republicanos. Ao que pareceu na transmissão, o Rafael até votou pelo Roberto.
Surpresa zero
O PGR (Procurador-Geral da República) pediu a condenação de Bolsonaro, nesta noite, por trama golpista. Nenhuma novidade. Paulo Gonet chamava o Bolsonaro de ‘seu Bolsonaro’ na audiência. Escreveu mais de 500 páginas sugerindo a condenação. Se condenado, Bolsonaro (e outros) pode pegar mais de 30 anos de prisão. E o Lula está solto e é nosso presidente. Será que é disso que o Donald Trump falava na carta, quando taxou o Brasil em 50%? Teve uma frase lá: eleições livres…
Voltando aos trilhos
A Argentina venceu o mês de junho com inflação de 1,5%, a menor em cinco anos. Se seguir assim, termina o ano com inflação mais baixa do que o Brasil. É cortar gastos que a coisa acontece.
Sacolinhas
A vereadora Professora Denise trouxe o assunto de volta à tribuna. Disse que o Executivo vai mandar o projeto de alteração da lei. Não seria a revogação total; apenas a proibição da venda das sacolinhas de supermercado seria retirada. Na verdade, pelo tanto que usaram esta lei para atacar o candidato Rernan, autor da lei enquanto vereador, a esta altura do campeonato, tal lei já deveria ter sido votada há meses. Outros governos começam atacando aquilo que usaram como discurso. E, pelo que disse a vereadora na tribuna, percebe-se o quanto está demorando: “A comunidade grita pela necessidade de alteração desta lei.” Então, vamos lá, tchê?
O bicho homem
Tenho cinco bichos, dois cachorros e três gatos. Cuido bem deles e também acho um bárbaro quem consegue abandonar algum. Agora, os vereadores — especialmente as vereadoras — e o presidente Ike, quando se referem a este tema, colocam uma acentuação gigante. ‘Macredo’, gente! Olhem para os lados! Não temos nem ginecologista! As pessoas morrendo nas filas!
Descompasso
Eduardo Bolsonaro criticou, pela Folha de S. Paulo, Tarcísio de Freitas pela condução da crise com os EUA em relação à taxação das exportações, pois achava que o governador deveria ter recorrido a ele, que está nos EUA, e não ter buscado outros contatos para resolver a situação. Justo o jornal que o pai dele gritava, durante a campanha de 2018, “sem foice de São Paulo”. Hoje o dito jornal já serve para a família atacar companheiros de ideologia e de jornada política. O bonito, foragido nos EUA, quando deveria estar aqui com nós no duro, se mostra igualzito ao pai: cagão.
100% contra Rússia
O presidente dos EUA agora mira a Rússia. Disse ontem que, se Putin não aceitar nenhum cessar-fogo, vai taxar suas importações aos EUA em 100% e vai mandar armamentos para a Ucrânia.
Parque do Palácio
Vitória para os defensores de que aquilo tem de ser um parque apenas. Tomara que aquilo um dia vire realmente um ponto de encontro para as famílias canelenses — e outras — com estrutura e todo o mais. Por ora, porém, há pouco que ser comemorado. Está igualzinho a 2003, quando o Integração iniciou atividades aqui. Mas estamos com prefeito novo, e só de ora em diante perceberemos sua resposta a isso.
Inverno gaúcho

Esta árvore, na esquina da rua Jacob Adamy com a ERS-235 (ou Av. Ernani Kroeff, de acordo com o Google), perdeu quase todas as folhas em poucos dias, após a geada da semana passada… Achei muito bonito e não me contive em compartilhar esta graça com os estimados leitores.