Coluna publicada no dia 08/07.
Vale conferir, debater, refletir e ter algo de concreto. Canela será palco do 207º Fórum Estadual Permanente da Política Pública para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades do Rio Grande do Sul. O evento ocorrerá no auditório da Universidade de Caxias do Sul (UCS) – Campus de Canela. A programação vai das 8h30 às 17h, com inscrições disponíveis via QR Code ou pelo site da Faders (www.faders.rs.gov.br).
Qual a proposta?
Organizado pela Faders – Acessibilidade e Inclusão, o Fórum tem como objetivo discutir, diagnosticar e propor avanços nas políticas públicas voltadas para a inclusão de pessoas com deficiência e com altas habilidades. O evento contará com representantes municipais, especialistas da área e membros do Ministério Público. A abertura oficial será às 9h, com a presença de autoridades locais e representantes da Faders.
Como é na região?
Quem entrou em contato para falar sobre essa pauta foi meu amigo Jonas Ludwig, militante na causa. Um dos pontos da programação será interessante saber a realidade dos municípios da região, pois além do momento cultural, será realizado um diagnóstico dos municípios do Corede Hortênsias, e debates voltados à construção de uma proposta regional. Por volta das 15h30, será apresentada a mostra de resultados do Fórum, com a leitura e aprovação da carta de intenção dos municípios.
Muito se avançou, mas…
Nos últimos anos aqui na região, muito se avançou em acessos em ruas, prédios públicos e privados. Mas falta ainda muita coisa a ser feito. Principalmente para um cadeirante circular em passeios públicos ou ruas, sem ter que encontrar um obstáculo de uma via com defeito, o que prejudica a locomoção. Outra questão é a busca pela inclusão em atividades esportivas com financiamento público e privado.
Antes disso…
Além do Fórum, um spoiler ocorrerá um dia antes. Amanhã, quarta-feira (9), será realizada a oficina “Desafie-se”, também promovida pela Faders. A atividade ocorrerá das 13h30 às 16h30, e propõe experiências imersivas e reflexivas sobre acessibilidade e inclusão. O evento é uma oportunidade para fortalecer políticas públicas inclusivas e promover uma cultura de respeito às diferenças, com participação ativa dos gestores, profissionais da área e da comunidade.
Vôlei de Gramado conquista títulos em Caxias do Sul
As equipes femininas de vôlei das categorias Mirim e Infantil de Gramado, em parceria com a escola Toque Ok, brilharam no torneio realizado domingo (6), em Caxias do Sul. A competição contou com a participação de cinco cidades: Caxias do Sul, Bento Gonçalves, Garibaldi, Farroupilha e Gramado. Os times gramadenses se destacaram desde o início e conquistaram o 1º lugar nas duas categorias, com uma campanha impecável: 8 jogos e 8 vitórias, todos com placar de 2 sets a 0.
O resultado reafirma a força dos projetos esportivos de base desenvolvidos em Gramado e o compromisso com a formação de atletas e cidadãs. A delegação agradeceu o apoio recebido da comunidade e da Secretaria de Esporte e Lazer, fundamental para o sucesso da participação.

Título na bocha
A equipe União Rancho Grande – Miro e Marina (foto) foi a grande campeã do Campeonato de Bocha de Canela. A final aconteceu sábado (5), na sede do bairro Vila Dante. Na partida final, a equipe União Rancho Grande – Miro e Marina superou a equipe da Vila Dante por 2×1, com parciais de 15 x 7 – simples, 15 x 8 – dupla e 15 x 14 no trio.
A terceira colocação ficou com a equipe Bar do Miningite. Também receberam premiação: Melhor Simplista – Equipe Vila Dante, Melhor Dupla – Bar do Miningite e Melhor Trio – AFCEEE.
