CANELA – A reportagem do Jornal Integração recebeu, nesta segunda-feira (9), uma denúncia de um servidor da Escola Adriana Spall Wingert, em Canela, relatando que funcionários da unidade estariam sem receber seus salários e cogitavam paralisar as atividades até que os pagamentos fossem regularizados. A escola é gerida pela entidade ADPECS – Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais –, por meio de um termo de colaboração com o Município.
De acordo com o servidor, que pediu para não ser identificado, o atraso salarial afeta diversos trabalhadores da instituição. A denúncia aponta ainda que a situação vem gerando apreensão entre os funcionários, que dependem do salário para arcar com despesas básicas.
Procurada pela reportagem, a Prefeitura de Canela, por meio da Procuradoria-Geral do Município, enviou uma nota oficial explicando que tomou conhecimento da situação no dia 6 de junho de 2025, quando foi notificada formalmente pela própria ADPECS. Segundo o comunicado, as contas bancárias da entidade foram bloqueadas por decisão judicial no âmbito de um processo que tramita na Comarca de Itaqui, no interior do Rio Grande do Sul.
A Prefeitura reconhece que a ADPECS é responsável pela gestão de unidades de educação infantil na cidade e afirma estar tomando providências para amenizar os efeitos da crise. “O Município está adotando as medidas jurídicas cabíveis para minimizar os impactos aos serviços públicos essenciais”, informa a nota.
Entre as ações em curso, está o diálogo com a assessoria jurídica da associação e o estudo de alternativas para viabilizar os pagamentos dos colaboradores, incluindo a possibilidade de uma medida judicial para consignar os valores diretamente à Justiça, garantindo o repasse aos funcionários e credores vinculados ao projeto educacional.
A reportagem entrou em contato com a diretoria da Escola que preferiu não se pronunciar apontando que segue o mesmo posicionamento da Prefeitura. As aulas no educandário não devem ser afetadas e continuam normalmente.
Confira a nota na íntegra:
Nota da Procuradoria-Geral do Município de Canela
A Procuradoria-Geral do Município de Canela informa que, no dia 6 de junho de 2025, recebeu notificação formal da entidade ADPECS – Associação de Desenvolvimento de Projetos Educacionais, Culturais e Sociais – comunicando o bloqueio de suas contas bancárias por decisão judicial proferida no âmbito de processo que tramita na Comarca de Itaqui/RS.
A entidade atualmente executa termo de colaboração firmado com o Município, prestando serviços de gestão educacional em unidade de educação infantil.
Diante do cenário apresentado, o Município está adotando as medidas jurídicas cabíveis para minimizar os impactos aos serviços públicos essenciais. Já foi estabelecido contato com a assessoria jurídica da entidade para avaliar alternativas imediatas e viáveis. Além disso, está em estudo a possibilidade de medida judicial para consignar, em juízo, os valores destinados aos pagamentos de colaboradores e credores diretamente vinculados à execução do projeto.












