InícioGeralGramado e CanelaCâmara homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Câmara homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Tempo de leitura: < 1 minuto

GRAMADO – Em 1975, nascia em Gramado a Prawer Chocolates, pelas mãos do visionário Jayme Prawer. Na época, ninguém imaginava que aquela pequena fábrica artesanal, a primeira do Brasil, transformaria Gramado na Capital Nacional do Chocolate Artesanal.

“Jayme não apenas fundou uma fábrica — ele plantou as sementes de um legado que floresce até hoje”, destacou o atual CEO da empresa, José Augusto Freiberger, durante Sessão Solene realizada na Câmara Municipal de Gramado, na noite desta quarta-feira (04). Na ocasião, a empresa foi homenageada com uma Moção de Aplausos, proposta pelo vereador Rafael Ronsoni (Progressistas), em reconhecimento aos 50 anos da marca que ajudou a moldar a identidade turística e gastronômica da cidade.

Em sua fala, Freiberger fez questão de lembrar as pessoas que ajudaram a escrever essa história — a começar pelo próprio Jayme Prawer (in memoriam), homenageado por meio de sua filha, Nadia Prawer. “Com coragem, visão e mãos inquietas, ele deu início a uma trajetória que transformaria para sempre o setor chocolateiro brasileiro. A história da Prawer é, na verdade, a própria história do chocolate artesanal no Brasil.”

O CEO também fez uma menção especial a Isidoro Manara, braço direito de Jayme e coautor dos primeiros passos da marca: “Juntos começaram a produzir barras e ramas ao estilo de Bariloche. Um trabalho que nascia do afeto, da confiança e da visão.”

Outro reconhecimento foi dedicado à família Brock, que assumiu a gestão da empresa em um momento decisivo, elevando a marca a novos patamares: “Trouxeram estratégias modernas, ampliaram mercados, mas nunca perderam a alma artesanal da Prawer — o cuidado, o toque humano, o sabor de verdade.”

Hoje, a empresa integra o HR Group, sob a liderança do empresário Haroldo Ribeiro, mantendo o compromisso com a essência que conquistou gerações: “Honrar a tradição, respeitar a origem e levar o nome de Gramado — e da Prawer — ainda mais longe. Que venham os próximos 50 anos, com a mesma delicadeza, autenticidade e emoção de quando tudo começou. Porque enquanto houver amor, haverá Prawer. E enquanto houver Prawer… haverá chocolate que emociona.”

O autor da homenagem, vereador Rafael Ronsoni, também se emocionou: “O que seria da nossa cidade sem o doce aroma do chocolate no ar? A Prawer não apenas fabrica chocolates, ela constrói sonhos. Cada tablete, cada bombom carrega dedicação, inovação e um compromisso inabalável com a qualidade. Que venham mais décadas de sucesso e doces realizações!”

Celebrar os 50 anos da Prawer é reconhecer o quanto empreendedores visionários ajudam a construir a identidade de uma cidade. E é papel do Poder Legislativo preservar, valorizar e dar visibilidade a essas histórias. A Câmara de Gramado reafirma seu compromisso com quem transforma, emociona e projeta nossa cidade para o Brasil e para o mundo. Porque aqui se faz história — com trabalho, com cultura e, claro, com muito sabor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Black Forest celebra 35 anos preservando tradição, afeto e o tempo em Gramado

Loja referência em relógios cuco completa 35 anos no mesmo endereço, mantendo vivauma história de família, atendimento e encantamento que atravessa gerações.No dia 30...

Canela tem uma nova empresa fazendo a coleta de lixo

CANELA - A Prefeitura de Canela assinou um contrato emergencial com a empresa Locar Saneamento Ambiental Ltda para assegurar a continuidade dos serviços de...

Sindilojas Região das Hortênsias elege nova Diretoria

REGIÃO - O Sindilojas Região das Hortênsias realizou no dia 13 de janeiro as eleições sindicais que definiram a nova Diretoria da entidade para...

Festa do Figo de Nova Petrópolis define programação e recebe aporte municipal

GRAMADO - O Poder Público Municipal e a Associação Cultural e Esportiva Linha Brasil firmaram termo de fomento nesta quinta-feira, 18 de dezembro, no...

Gazeta Funerária: Curta metragem gramadense será exibido em duas sessões na próxima semana

GRAMADO - As relações pós-vida são o tema do curta-metragem Gazeta Funerária, produzido pela proponente Naiana Amorim e Melancia Filmes, produtora audiovisual de Gramado....
error: Conteúdo protegido