Coluna publicada no dia 15/05.
Ter acesso à água potável ainda é um direito a ser plenamente alcançado, infelizmente. O que me causou espanto — e até revolta — foi saber que havia uma escola sem acesso à água potável. A informação partiu do vereador Adir Denardi (PSDB), que esteve nesta semana visitando a Escola Machado de Assis, no bairro Caracol, em Canela para verificar a conclusão da rede de abastecimento de água.
Era água de poço
Adir visitou a instituição de ensino em 16 de abril para verificar a situação. Na segunda-feira (12), conforme informou o parlamentar, foi concluída a instalação da rede de abastecimento que beneficiará diretamente alunos e profissionais da instituição.
Desde sua inauguração, a escola utilizava água proveniente de um poço artesiano cedido por um vizinho — uma solução improvisada e inapropriada para o ambiente escolar.
Frase do vereador
“O acesso à água potável é um direito básico e essencial, ainda mais em um ambiente escolar. Mesmo sendo uma escola pequena, com 29 alunos, ela merece todo o cuidado necessário para garantir um ambiente digno e seguro para todos.”
“Zero Infrações”
Esta semana publiquei sobre as ações da Prefeitura de Canela em relação à programação do Maio Amarelo, que tem como foco a orientação e ações educativas sobre o trânsito.
Em Gramado, a Secretaria de Trânsito e Mobilidade Urbana está realizando ações do projeto “Gramado Zero Infrações”, no qual a equipe da Secretaria realizou abordagens para distribuição de folders informativos com orientações sobre infrações recorrentes que comprometem o fluxo e a segurança no trânsito local.
Irregularidades
Entre as irregularidades abordadas estão: estacionamento em desacordo com o sistema rotativo, em áreas de embarque e desembarque, locais reservados para carga e descarga, em fila dupla, em pontos de transporte coletivo e em vagas destinadas a idosos e pessoas com deficiência. A campanha também alerta sobre infrações como dirigir utilizando o telefone celular e deixar de usar o cinto de segurança.
Dinheiro no bolso
Cerca de 3,8 milhões de trabalhadores com carteira assinada, nascidos em maio e junho, que ganham até dois salários-mínimos, podem sacar, a partir de hoje, quinta-feira (15), o valor do abono salarial do Programa de Integração Social (PIS) e do Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (Pasep) em 2025 (ano-base 2023).
A quantia está disponível no Portal Gov.br. Ao todo, a Caixa Econômica Federal liberará pouco mais de R$ 4,5 bilhões neste mês.
Aprovado no fim do ano passado, o calendário de liberações segue o mês de nascimento do trabalhador. Os pagamentos começaram em 17 de fevereiro e vão até 15 de agosto. O trabalhador pode conferir a situação do benefício no aplicativo Carteira de Trabalho Digital.
Futsal Veteranos
Começou ontem, quarta-feira (14), com goleada, o Campeonato Municipal de Futsal Veteranos de Canela. Três confrontos marcaram a estreia da competição, com jogos do grupo A, totalizando 21 gols — média de 7 por partida.
Destaque para a primeira partida, em que o Mercado Tiririca goleou o Cruzeiro por 8 a 0. Já o Abelhudos venceu o Amigos do Laje por 4 a 3, e o Amigos da Vila derrotou o Futibas de Terça por 4 a 2.
A primeira rodada será concluída hoje, quinta-feira (15), com dois jogos válidos pelo grupo B. Às 20h, a equipe Oito e Meia/JA encara o Mercenários/Garfo e Bombacha. Logo em seguida, encerrando a noite, jogam Estrangeiros x Del Trago Futsal.
Os confrontos estão ocorrendo no ginásio Carlinhos da Vila.