InícioEsportesGramado e CanelaCapoeira & Cidadania atende 140 alunos em Canela

Capoeira & Cidadania atende 140 alunos em Canela

Tempo de leitura: < 1 minuto

CANELA – Buscando oportunizar o desenvolvimento da criatividade através da música, dança, jogos e expressão corporal, transmitidos pela capoeira, alunos da rede municipal de ensino de Canela estão sendo contemplados em uma parceria entre a Secretaria de Assistência, Desenvolvimento Social, Cidadania e Habitação com a Secretaria de Educação, Esporte e Lazer de Canela.

O projeto, que acontece por meio do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) estendido, é intitulado como “Capoeira & Cidadania”, e é desenvolvido pelo professor Luis Carlos da Silva de Oliveira. O programa já é realizado nos Cras Santa Marta e Canelinha e foi estendido para algumas Escolas Municipais de Educação Fundamental, abrangendo 140 estudantes, de diversas faixas etárias, com foco no desenvolvimento de crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social.

As crianças aprovam o projeto. Yasmin Lourenço Lima, de 10 anos, começou a praticar capoeira este ano, na Escola Bertholdo Oppitz. “Aqui tenho a oportunidade de fazer novos amigos e de me exercitar, é muito bom”, ressalta. A colega Júlia dos Santos, 14 anos, que pratica o esporte há três, acrescenta que uma das lições mais importantes adquiridas na atividade é o respeito e a empatia pelo próximo, que é transmitida nas aulas.

Além da atividade física, a ação visa atender às necessidades sociais das crianças, disponibilizando, quando necessário, um acompanhamento com os técnicos do Cras, com atendimento de psicólogos e assistente social.

Segundo a secretária adjunta da Assistência Social, Solange Aguiar, a iniciativa vai além do lazer. “Também promove o fortalecimento de vínculo e dá uma assistência para as crianças e adolescentes e suas famílias em situação de vulnerabilidade”, destaca.

OBJETIVOS:

O projeto Capoeira & Cidadania oferece para as crianças e adolescentes a oportunidade de:

1. Desenvolvimento físico: Melhora da coordenação motora, flexibilidade e condicionamento;
2. Desenvolvimento social: Promoção do respeito mútuo, trabalho em equipe e integração com a comunidade;
3. Desenvolvimento cultural: Conexão com a história ancestral e tradições da capoeira, incluindo sua música, rituais e movimentos.
4. Desenvolvimento emocional: Estímulo à autoconfiança e disciplina;
5. Expressão artística: Oportuniza o desenvolvimento da criatividade através da música, dança, jogos e expressão corporal.
6. Saúde: Melhoria do bem-estar geral através da prática regular e do convívio com outros praticantes.
7. Estrutura técnica: As técnicas de Assistência Social e psicólogas do Cras Canelinha acompanham as crianças e jovens, as famílias e o desenvolvimento do projeto.

REALIZAÇÃO

O projeto é realizado em quatro escolas municipais, com aulas nas:

Terças-feiras – às 14h – na Escola Municipal de Ensino Fundamental Bertholdo Oppitz – no bairro São Lucas;

Quarta-feira – 13h – Escola Municipal Noeli Silva de Azevedo – bairro Santa Marta;

Quinta-feira – 14h – Escola Municipal de Ensino Fundamental Barão do Rio Branco – bairro Saiqui;

Sexta-feira – 14h – Escola Municipal de Ensino Fundamental Dante Bertolucci- bairro São Luiz.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Anunciado novos investimentos esportivos no encerramento dos Jogos Escolares

João Pedro Boch [email protected] GRAMADO – O Perinão, foi palco do encerramento dos Jogos Escolares de Gramado, na manhã de hoje, sexta-feira (3). A solenidade contou...

Aegea/Corsan entrega obra de R$ 20 milhões e garante segurança no abastecimento

REGIÃO - Foi inaugurada na tarde de hoje, quinta-feira (2), no Distrito Industrial de Canela, a duplicação da Estação de Tratamento de Água 2...

Rodada equilibrada no Vôlei Feminino de Canela

CANELA - A rodada do Campeonato Municipal de Vôlei Feminino de Canela, ocorrida na noite de terça-feira (30), foi marcada por confrontos acirrados e...

Natal Luz promove troca solidária de ingressos por alimentos

GRAMADO – Em sua histórica edição de 40 anos, o Natal Luz de Gramado, que ocorre de 23 de outubro a 18 de janeiro...

Jogos Escolares destaca a integração estudantil e formação dos jovens

Tiago Manique [email protected] GRAMADO - A manhã de hoje, terça-feira (30) marcou o início das disputas de vôlei nos Jogos Escolares que está sendo realizado no...
error: Conteúdo protegido