InícioColunistasDe Tudo Um PoucoCompensação ambiental será lei

Compensação ambiental será lei

Tempo de leitura: < 1 minuto

Coluna publicada no dia 06/05.

[email protected]

Faz duas semanas publiquei aqui neste espaço sobre uma indicação positiva do vereador Nene Abreu (MDB), sobre compensação ambiental, onde quem for construir e necessitar cortar alguma vegetação, que seja realizado o plantio em um local apropriado, seja público ou privado. Após apresentar a Indicação ao Poder Executivo, Nene se reuniu com o secretário de Meio Ambiente, Carlos Frozi, que confirmou a implantação do projeto.

Demanda urgente

A medida atende a uma demanda urgente da população e do setor da construção civil, especialmente após a constatação de que 21 projetos unifamiliares estavam paralisados por falta de alternativas viáveis para a compensação ambiental. A proposta do vereador visa facilitar o processo, promovendo o desenvolvimento urbano sem abrir mão da responsabilidade ambiental.

O que foi apresentado

Durante a reunião, o secretário Frozi apresentou as diretrizes formalizadas pela Secretaria de Meio Ambiente para a execução da proposta:

• Após a publicação da Instrução Normativa (IN), os empreendedores interessados em construir serão oficialmente comunicados sobre as novas possibilidades.

• A Prefeitura disponibilizará um mapa com as áreas públicas aptas para o plantio compensatório, facilitando o acesso e o planejamento dos projetos.

• Agricultores que possuírem áreas de preservação permanente (APP) ou trechos de terra ociosos também poderão colaborar. Eles poderão informar à Prefeitura o interesse em ceder essas áreas para o plantio, recebendo as mudas dos próprios empreendedores como parte da compensação.

Frase do vereador

“Conseguimos transformar uma proposta em uma ação concreta. Agora, os cidadãos terão mais facilidade para regularizar suas construções e ainda vamos promover o reflorestamento de áreas degradadas”.

Sugestão foi debatida

Quando fiquei sabendo dessa indicação, fui me informar e gostei das informações receias, tanto que publiquei aqui. Até fiz uma sugestão para a assessoria do parlamentar, leia-se Sandro Tramontim, para incluir no projeto a doação de hortaliças e árvores frutíferas, para ser criador uma espécie de horto municipal e esses produtos serem aproveitados para alimentação de nossas crianças nas escolas. Assim reduziria um custo para o município. Porém, conforme Sandro ao tentarem incluir no projeto não foi possível devido as diretrizes da lei.

Militante esportivo

Meu amigo Everson Nogueira não para. Ele que milita há muitos anos no esporte regional, técnico da equipe de futsal feminino de Canela, Antes do Bar, está participando de duas competições. Com as gurias, atua na Copa Nova Petrópolis de Futsal e a campanha soma três jogos e o mesmo número de vitórias e garantiu vaga direta para a semifinal. Fez 13 gols e sofreu apenas 6. Outra missão que Everson está envolvido é com a gurizada. Em parceria com o Styllus de Esteio, o Antes do Bar está atuando no Aberto do Soberano de categorias de base pelo sub-13 e sub-16 e das duas partidas disputadas todas saíram vencedores. O Styllus tem como presidente Amarilza Machado de Azevedo, a Preta que conta com a colaboração da Cátia e outros dois auxiliares. Como disse o Everson, “segue o líder”! Nas fotos a equipe feminino do Antes do Bar e o sub-16 Styllus/Antes do Bar.

Antes do Bar/Divulgação
RS Esportes.com.br/Divulgação

Torneio de vôlei infantil

O Perinão recebeu no sábado (3), uma energia de talentosas meninas que participaram do Torneio de Vôlei Infantil. O evento reuniu cerca de 60 jovens atletas que fazem parte dos projetos da Secretaria de Esporte e Lazer de Gramado. As jovens promessas do vôlei participam de aulas no contraturno escolar em dias específicos da semana por meio dos projetos da Secretaria. O torneio proporcionou um ambiente de saudável competição e confraternização entre as atletas e suas famílias. O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, destacou a importância da iniciativa para o desenvolvimento das jovens atletas e para o fomento do esporte na cidade. “É gratificante ver a dedicação e o talento dessas meninas. Este torneio é uma oportunidade para celebrar o trabalho realizado nos nossos projetos e incentivar ainda mais a prática esportiva entre as crianças e adolescentes de Gramado”, afirmou o secretário.

Prefeitura de Gramado/Divulgação

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...

Dono de restaurante em Canela morre aos 47 anos após mal súbito

Gabriel Sarago Cattólica, 47 anos, faleceu neste sábado (9) após sofrer um mal súbito pela manhã, de acordo com a Brigada Militar. Ele era...

Trânsito é liberado na Estrada Velha após adiamento de obras da Corsan

O secretário de Obras, Tiago Procópio, confirmou à reportagem que a Rua Emílio Leobet, conhecida como Estrada Velha, está totalmente liberada para o tráfego...

Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul homenageia os 50 anos da Prawer Chocolates

Cerimônia enalteceu a trajetória da marca pioneira do chocolate artesanal no Brasil e contou com a presença de autoridades e colaboradores da empresa Na tarde...

Morre Eraldo da Rosa Pereira, genro do vereador Jone Wulff

CANELA - Faleceu na madrugada desta segunda-feira (4), no Hospital de Caridade de Canela, Eraldo da Rosa Pereira, aos 48 anos, genro do vereador...
error: Conteúdo protegido