Páscoa

Tempo de leitura: < 1 minuto

A GramadoTur mandou hoje os convites para a abertura da ChocoPáscoa Gramado, que será sexta, dia 28, às 15 horas, na Rua Coberta.

Também hoje o prefeito Nestor foi a Porto Alegre entregar o convite ao Governador, e ao governo do Estado como um todo.

A ornamentação ainda não está completa, mas já está encantando. Semana que vem Canela e Nova Petrópolis também dão a largada e o bochicho está feito. Tenho uma expectativa muito boa de que pode ser, esta temporada de Páscoa, o marco da vidada definitiva de chave para a economia local, que se arrasta desde o início da Pandemia, em março de 2020.

Como disse ontem um empresário: “Tivemos muitos reveses. Gramado atravessa um cenário complicado, economia nacional, chuvas de 2023/2024, concorrência com o destino, enfim, mas vai passar”. Outro escreveu: “É uma crise que eu jamais vi que o setor de turismo de Gramado está passando”. Acredito que o ‘está passando’ se confirme na Páscoa.

Reforma do Expo

Hoje em Porto Alegre o Prefeito ratificou os contatos e encaminhamentos para a colaboração do Estado na reforma do Expo. Tanto o Governador, Eduardo Leite, como o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, estão cientes da importância do ExpoGramado para o Turismo de modo geral na região. “O processo está bem adiantado aqui no Estado e o Governo comprou a ideia, entende que é importante!”, disse a fonte da coluna.

Articulação gramadense

Como sabemos um dos braços fortes, linha de frente, do Governador Leite é o gramadense Caio Tomazelli. Ele que lidera a articulação para que o Estado colabore com a reforma do ExpoGramado que está avaliada em R$ 20 milhões. Historicamente reclamamos pela secretaria de Turismo e agora temos ainda mais do que isso, com um ponteiro ali ao lado do Governador defendendo as causas do município e da região turística, que Caio conhece como poucos. Sim, Caio foi duas vezes candidato a prefeito de Gramado, entre outros cargos públicos e empresário do trade. 

E o Papa não morreu!

O mundo já estava com as velas acesas e nada. 60 dias internado e o argentino voltou para casa no final de semana. Os jornalistas, enviados especiais, ficaram frustrados. Não foi desta vez a fumaça preta!

De puma em puma

Ta loko, esse pessoal já gosta de se mutilar. Gramado e Canela, se pecaram, foi pela precaução e moderação. Fazer prédios de apenas 4 andares na verdade diminuiu os apartamentos e os encareceu. Resultado disso é a ampliação da abrangência horizontal, onde lotes inteiros são ocupados para apenas uma residência. E não é culpa da ganância ou sei lá o que alguns conseguem comentar. A solução do Planeta é a que concluiu o biólogo canelense Carlos Frozi: Controle de natalidade. Quem está no mundo quer aproveitar o melhor dele, ninguém abre mão de nada e quem está fazendo comentários na internet chamando os outros de gananciosos é porque não olha para o próprio umbigo. O, ou A, Puma, que passeou pelo Centro de Gramado estava fazendo a mesma coisa que nós todos fazemos: apreciando esta obra prima que a humanidade lapidou ao longo dos anos.

Sim, devemos cuidar do meio ambiente, atuar com responsabilidade e amor, mas precisamos viver e até quando isso for nos permitido, com tudo o que há de melhor.

Avesso

Putin não quis ser o presidente e a ex-presidente do Brasil, cassada, Dilma Roussef, vai continuar à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – sigla em inglês) pelos próximos cinco anos. De acordo com as regras do banco, há um rodízio de indicações para o cargo, entre cada país-membro fundador: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Como Putin tem que continuar matando ucranianos e a Dilma só emprestou 20% da meta do banco, dá para se observar em que mundo vivemos. Mas como meta se Dilma não tem meta…

Do aumento dos servidores

A prefeitura corre para poder incluir o aumento ainda na folha de março. Ocorre que foi incluso os cargos de prefeito, vice, vereadores e secretários no projeto que foi lido em sessão extraordinária na quinta passada. Como nesses cargos só pode ser mexido no último ano da gestão, o Governo mandou uma mensagem retificativa, que será lida na sessão de hoje e, portanto, a votação terá de ser na próxima sessão. Para acelerar o processo os vereadores deverão realizar uma sessão extraordinária amanhã, ou quarta-feira, para votar o aumento dos servidores. A treta é que os adjuntos estão inclusos no aumento e se aproximam um pouco dos secretários em termos de remuneração, o que causa um certo rumor…

Recurso para o SindTur

Também hoje os vereadores irão votar o projeto de repasse de R$ 100 mil para o SidTur. Isso para apoiar projeto da entidade na divulgação.

Particularmente tenho dúvida sobre este tipo de repasse. A analisar, quem sabe eu seja convencido de que isso é correto.

Nos trilhos

O prefeito Nestor voltou à ativa. Assim que chegou de Bonito orientou os secretários Jeferson Moschen, Saúde e Simone Tomazelli, Educação, a se manifestarem publicamente sobre as dificuldades que ambos enfrentam. Na Saúde a coisa ficou tão para trás que faltam luvas para os dentistas trabalhar. Jeferson reconheceu a dificuldade. Já no Hospital Jeferson explicou que há um padrão para a quantidade de enfermeiros e técnicos de enfermagem aos internados e que o gestor (Ana Nery) é o responsável. Simone também admitiu dificuldades no transporte mas explicou que a licitação teve de ser feita por motivos técnicos. Fila de crianças para creche também tem nos bem pequenininhos, mas de 4 e 5 anos diz que está zerada. Até o momento o município já tem mais de 800 vagas adquiridas junto a iniciativa privada, escolas particulares, para a criançada.

Quem não ouviu a fala dos dois, vai lá na página do Facebook do JI e faz isso, vale a pena.

Inter-Ação

Sobre vídeo que nós postamos de um puma visto na madrugada de quinta-feira (21), caminhando pela rua Theobaldo Fleck, no Centro de Gramado, Diego Clement comentou: “Ele tem que tomar cuidado pra não cair em um buraco, porque isso não falta em Gramado.”

Eduarda Sartori comentou: “Não podem ver meio metro quadrado de mata que desmatam. Querem o quê? Gramado já virou um circo faz tempo! Estão acabando com a fauna. Vou falar só a fauna pra não falar do resto.”

Já no texto que publicamos sobre o mesmo tema, Adriana Maia comentou: “Foi dito: as áreas deles estão sendo afetadas. Então, a prefeitura que pare de licenciar obras aí, destruindo o belo de Gramado. Devemos, sim, respeito à natureza. Já se tem coisa que chega aqui, sendo que o que eles têm que focar é respeitar a natureza, que sempre veio sendo afetada. Muitos reclamando: hospital que tem que rever para ontem, ruas para conserto, a da Piratini nem se fala, água que tem gente que nem tem, entre outros.”

Jonas Santos Japao: “Veio buscar o ap dele no combinado do contrato, e mais uma sala comercial. E a parte da pilantragem que autoriza tanto prédio em Gramado! Vergonha. Gramado tá virado só em prédio. Perdemos o charme, glamour, belezas naturais da bela Gramado! Poucos têm coragem de falar. Eu falo porque eu nasci aqui, e ver esse regresso é muito triste!”

Perguntinha:

Você gostaria de ter um aumento no salário, ou tem medo de pedir agora pois daqui a pouco pega o patrão meio desesperado e te bota no olho da rua?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Gilberto Cezar anuncia filiação ao PSD

O prefeito de Canela, Gilberto Cezar, anunciou neste sábado, 30 de agosto de 2025, sua filiação ao PSD. O ato contou com o apoio...

Motociclista é detido após acompanhamento da Brigada Militar em Canela

Na manhã deste sábado (30/08), um motociclista desobedeceu ordem de parada da Brigada Militar e seguiu em alta velocidade pelo centro da cidade. Durante...

Empresária de Canela denuncia tentativa de golpe com PIX falso

Uma empresária do ramo de confeitaria em Canela procurou a reportagem do Jornal Integração para relatar uma nova tentativa de golpe envolvendo pagamentos via...

IGP confirma feminicídio seguido de suicídio em Canela

A tragédia que abalou a comunidade de Canela no final de julho teve nesta semana uma confirmação oficial. Os laudos técnicos do Instituto-Geral de...

Trabalhadores dos Correios entram em greve contra retorno de gestor

Os trabalhadores do Centro de Distribuição dos Correios de Gramado e Canela (CDD hortênsias) estão em greve desde segunda-feira (18) em protesto contra o...
error: Conteúdo protegido