Páscoa

Tempo de leitura: < 1 minuto

A GramadoTur mandou hoje os convites para a abertura da ChocoPáscoa Gramado, que será sexta, dia 28, às 15 horas, na Rua Coberta.

Também hoje o prefeito Nestor foi a Porto Alegre entregar o convite ao Governador, e ao governo do Estado como um todo.

A ornamentação ainda não está completa, mas já está encantando. Semana que vem Canela e Nova Petrópolis também dão a largada e o bochicho está feito. Tenho uma expectativa muito boa de que pode ser, esta temporada de Páscoa, o marco da vidada definitiva de chave para a economia local, que se arrasta desde o início da Pandemia, em março de 2020.

Como disse ontem um empresário: “Tivemos muitos reveses. Gramado atravessa um cenário complicado, economia nacional, chuvas de 2023/2024, concorrência com o destino, enfim, mas vai passar”. Outro escreveu: “É uma crise que eu jamais vi que o setor de turismo de Gramado está passando”. Acredito que o ‘está passando’ se confirme na Páscoa.

Reforma do Expo

Hoje em Porto Alegre o Prefeito ratificou os contatos e encaminhamentos para a colaboração do Estado na reforma do Expo. Tanto o Governador, Eduardo Leite, como o secretário de Turismo, Ronaldo Santini, estão cientes da importância do ExpoGramado para o Turismo de modo geral na região. “O processo está bem adiantado aqui no Estado e o Governo comprou a ideia, entende que é importante!”, disse a fonte da coluna.

Articulação gramadense

Como sabemos um dos braços fortes, linha de frente, do Governador Leite é o gramadense Caio Tomazelli. Ele que lidera a articulação para que o Estado colabore com a reforma do ExpoGramado que está avaliada em R$ 20 milhões. Historicamente reclamamos pela secretaria de Turismo e agora temos ainda mais do que isso, com um ponteiro ali ao lado do Governador defendendo as causas do município e da região turística, que Caio conhece como poucos. Sim, Caio foi duas vezes candidato a prefeito de Gramado, entre outros cargos públicos e empresário do trade. 

E o Papa não morreu!

O mundo já estava com as velas acesas e nada. 60 dias internado e o argentino voltou para casa no final de semana. Os jornalistas, enviados especiais, ficaram frustrados. Não foi desta vez a fumaça preta!

De puma em puma

Ta loko, esse pessoal já gosta de se mutilar. Gramado e Canela, se pecaram, foi pela precaução e moderação. Fazer prédios de apenas 4 andares na verdade diminuiu os apartamentos e os encareceu. Resultado disso é a ampliação da abrangência horizontal, onde lotes inteiros são ocupados para apenas uma residência. E não é culpa da ganância ou sei lá o que alguns conseguem comentar. A solução do Planeta é a que concluiu o biólogo canelense Carlos Frozi: Controle de natalidade. Quem está no mundo quer aproveitar o melhor dele, ninguém abre mão de nada e quem está fazendo comentários na internet chamando os outros de gananciosos é porque não olha para o próprio umbigo. O, ou A, Puma, que passeou pelo Centro de Gramado estava fazendo a mesma coisa que nós todos fazemos: apreciando esta obra prima que a humanidade lapidou ao longo dos anos.

Sim, devemos cuidar do meio ambiente, atuar com responsabilidade e amor, mas precisamos viver e até quando isso for nos permitido, com tudo o que há de melhor.

Avesso

Putin não quis ser o presidente e a ex-presidente do Brasil, cassada, Dilma Roussef, vai continuar à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NDB – sigla em inglês) pelos próximos cinco anos. De acordo com as regras do banco, há um rodízio de indicações para o cargo, entre cada país-membro fundador: Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Como Putin tem que continuar matando ucranianos e a Dilma só emprestou 20% da meta do banco, dá para se observar em que mundo vivemos. Mas como meta se Dilma não tem meta…

Do aumento dos servidores

A prefeitura corre para poder incluir o aumento ainda na folha de março. Ocorre que foi incluso os cargos de prefeito, vice, vereadores e secretários no projeto que foi lido em sessão extraordinária na quinta passada. Como nesses cargos só pode ser mexido no último ano da gestão, o Governo mandou uma mensagem retificativa, que será lida na sessão de hoje e, portanto, a votação terá de ser na próxima sessão. Para acelerar o processo os vereadores deverão realizar uma sessão extraordinária amanhã, ou quarta-feira, para votar o aumento dos servidores. A treta é que os adjuntos estão inclusos no aumento e se aproximam um pouco dos secretários em termos de remuneração, o que causa um certo rumor…

Recurso para o SindTur

Também hoje os vereadores irão votar o projeto de repasse de R$ 100 mil para o SidTur. Isso para apoiar projeto da entidade na divulgação.

Particularmente tenho dúvida sobre este tipo de repasse. A analisar, quem sabe eu seja convencido de que isso é correto.

Nos trilhos

O prefeito Nestor voltou à ativa. Assim que chegou de Bonito orientou os secretários Jeferson Moschen, Saúde e Simone Tomazelli, Educação, a se manifestarem publicamente sobre as dificuldades que ambos enfrentam. Na Saúde a coisa ficou tão para trás que faltam luvas para os dentistas trabalhar. Jeferson reconheceu a dificuldade. Já no Hospital Jeferson explicou que há um padrão para a quantidade de enfermeiros e técnicos de enfermagem aos internados e que o gestor (Ana Nery) é o responsável. Simone também admitiu dificuldades no transporte mas explicou que a licitação teve de ser feita por motivos técnicos. Fila de crianças para creche também tem nos bem pequenininhos, mas de 4 e 5 anos diz que está zerada. Até o momento o município já tem mais de 800 vagas adquiridas junto a iniciativa privada, escolas particulares, para a criançada.

Quem não ouviu a fala dos dois, vai lá na página do Facebook do JI e faz isso, vale a pena.

Inter-Ação

Sobre vídeo que nós postamos de um puma visto na madrugada de quinta-feira (21), caminhando pela rua Theobaldo Fleck, no Centro de Gramado, Diego Clement comentou: “Ele tem que tomar cuidado pra não cair em um buraco, porque isso não falta em Gramado.”

Eduarda Sartori comentou: “Não podem ver meio metro quadrado de mata que desmatam. Querem o quê? Gramado já virou um circo faz tempo! Estão acabando com a fauna. Vou falar só a fauna pra não falar do resto.”

Já no texto que publicamos sobre o mesmo tema, Adriana Maia comentou: “Foi dito: as áreas deles estão sendo afetadas. Então, a prefeitura que pare de licenciar obras aí, destruindo o belo de Gramado. Devemos, sim, respeito à natureza. Já se tem coisa que chega aqui, sendo que o que eles têm que focar é respeitar a natureza, que sempre veio sendo afetada. Muitos reclamando: hospital que tem que rever para ontem, ruas para conserto, a da Piratini nem se fala, água que tem gente que nem tem, entre outros.”

Jonas Santos Japao: “Veio buscar o ap dele no combinado do contrato, e mais uma sala comercial. E a parte da pilantragem que autoriza tanto prédio em Gramado! Vergonha. Gramado tá virado só em prédio. Perdemos o charme, glamour, belezas naturais da bela Gramado! Poucos têm coragem de falar. Eu falo porque eu nasci aqui, e ver esse regresso é muito triste!”

Perguntinha:

Você gostaria de ter um aumento no salário, ou tem medo de pedir agora pois daqui a pouco pega o patrão meio desesperado e te bota no olho da rua?

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mutirão para limpeza da Cascata dos Narciso ocorre hoje

GRAMADO – Hoje, sábado (25), a partir das 8h, acontecerá um trabalho voluntário e coletivo, que tem como objetivo limpar e preservar um espaço...

Série Ouro tem líder isolado

CANELA - A bola rolou com intensidade e muitos gols na noite desta quinta-feira (23) pela 5ª rodada do Campeonato Municipal de Futsal –...

Mobilização pela troca de alimentos por ingressos para o Natal Luz

Tiago Manique [email protected] GRAMADO – A solidariedade também ilumina a 40ª edição do Natal Luz. Desde segunda-feira (20), moradores de Gramado podem trocar alimentos não perecíveis...

Confira a programação completa do 38º Sonho de Natal

CANELA - O clima natalino já está no ar. De 30 de outubro a 18 de janeiro de 2026, a cidade se transforma em...

Inicia campanha salarial dos trabalhadores da hotelaria e gastronomia

GRAMADO - O Sindicato dos Trabalhadores em Hotelaria e Gastronomia (Sintrahg) deu início à Campanha Salarial 2025/2026. O processo começou com a realização da...
error: Conteúdo protegido