Foi mais uma semana onde o principal assunto foi o abastecimento, ou desabastecimento, de água nos dois municípios. Está sendo algo impiedoso para com a nossa população.
Quanto ao Hospital São Miguel não chegaram mais notícias, o que significa que há certa estabilidade.
O prefeito Nestor Tissot está de volta de Bonito, chegou hoje, e certamente em poucos dias as coisas voltarão aos trilhos.
Já na edição de amanhã do programa da prefeitura que é transmitido simultaneamente em todas as rádios e na rede social do JI aos sábado, 8h30min, já vai falar o secretário da Saúde, Jeferson Moschen, e a secretária da Educação, Simone Tomazeli. Ou seja, os dois principais gargalos já estão sendo atacados pelo Prefeito. Se o secretário da Saúde não atende aos demais, decerto ao Chefe ele responde na hora.
Controle de natalidade
Outro assunto que repercutiu esta semana foi o lançamento de mais um programa que visa a conscientização da população em relação a preservação do Meio Ambiente, o Ecocidadania, em Canela, na manhã de terça-feira, no Espaço Sicredi, na Avenida João Pessoa. Além de nós seres humanos não sabermos e não aceitarmos nos adequar para usar corretamente todos os recursos que a natureza nos oferece e prolongar a utilidade do planeta terra, somos muitos. Como disse na ocasião o secretário do Meio Ambiente, o experiente biólogo Carlos Frozi, a única coisa que poderia de fato resolver é o controle de natalidade. Somos 8 bilhões de bocas (e egos, que consomem muitas vezes mais do que o necessário), para um espaço que fica cada dia mais apertado.
Quero ver na prática
Há muitos projetos e falatório sobre o Meio Ambiente. O Brasil vai ser a sede da tal de COP30 e vai investir míseros meio bilhão de reais na organização do evento. A Irlanda nestes dias anunciou que está doando 15 milhões de euros para o Fundo Amazônia e por aí vai. Toda a hora se vê e se ouve sobre projetos e recursos para ONGs e fundos, mas nunca se ouve sobre alguém ter plantado uma árvore. Se fossem investir só os quinhentos milhões de reais do Brasil, que irão queimar com a tal COP30 dava para plantar alguns milhões de mudas. Mas o tal fundo, deve ser fundo mesmo, caiu ali tá perdido de tão fundo…
Enquanto isso
Enquanto isso vamos comemorando as datas: ontem foi o Dia Mundial da Agricultura (20/03), hoje é o Dia Internacional das Florestas (21/03) e o Dia Mundial da Água é amanhã (22/03).
Notícia Ruim corre mais rápida

Outro assunto que norteou os burburinhos foi a decretação de falência pelo juiz Darlan de Borba e Rocha, da Vara Regional Empresarial de Caxias do Sul, quinta-feira (13) ao Grupo Modevie. O hotel de luxo funcionava na esquina da Borges com a Augusto Zatti, bem no coração de Gramado (por isso a comoção, há quem acredita que o endereço muda o mundo). Acontece que o hotel foi lacrado.
Audiência esplendorosa print do resultado
Estamos com 3.402.435 visualizações no Facebook e mais 600 mil no Instagram. São as comunidades de Canela e Gramado desfrutando ao máximo das notícias que o nosso time aqui produz e ainda por cima as comunidades vizinhas também se aproveitam para saber como nós estamos. Claro que temos audiência em todo o brasil e até mesmo no exterior, ainda que o nosso foco seja Canela e Gramado. Além disse, prezados leitores, tem uma imensidão de pessoas recebendo a edição em PDF, como a que tu esta lendo. Outra coisa; faz uma experiência, aposto que vai ser muito agradável. Vai lá no site www.leiafacil.com.br , vai no MAIS, procura por EDIÇÃO ONLINE, clica em cima. Daí preenche o espaço NOME e EMAIL. Pode inventar um e-mail, tipo: [email protected] e aí clica em entrar. Você terá acesso gratuito às ultimas duzentas edições do JI. Vale a pena pedir ajuda a alguém para viver este momento.
Inter-Ação
Sobre os 37 anos do Hospital Geral de Caxias do Sul, que é nossa referência regional porque atende os casos de alta complexidade dos 49 municípios da Serra, Ivanete Brustolin, comentou: Parabéns e que venha muitos e muitos anos. As semanas que passei internada nesse hospital o tratamento foi nota 10, ou 1000.
Sobre as questões de água e saneamento, muito repercutidas no JI durantes os últimos dias, Sabrina Artemis Essence, comentou: Na Linha Ávila Alta entre os condomínios Vale das Colinas e Terras Altas há mais de 1 mês o esgoto escorre no asfalto e ninguém faz nada! Já foi feita reclamação na prefeitura, já foi ligado para a Corsan e ninguém toma providência nenhuma. Gramado infelizmente está indo de mau a pior.
Sobre o nosso post referente ao vazamento de esgoto que há mais de um mês e meio toma conta do terreno da família Tomasi, Paty Scariot comentou: “Isso acontece na Piratini também. Na época de política, todos falam que vão resolver o problema, mas depois se esquecem”.
Andreia Heidrich comentou: “No bairro São Luiz, não tem uma rua que não tenha vazamento e a Corsan só para (b…), não arruma nada. É só ir lá dar uma olhada nas ruas para ver o tanto de vazamento que tem. Água fraca nas torneiras e conta alta para pagar. Vergonha das vergonhas essa Corsan, além de estragar o asfalto e não arrumar.”
Perguntinha
Sábado, dia 22 de março, é o Dia Mundial da Água, o que você espera deste dia?