ESTADO – O hospital Ana Nery, de Santa Cruz do Sul, que assumiu a concessão do Hospital Arcanjo São Miguel (HASM) de Gramado, no mês passado, está envolvido em uma investigação da Polícia Federal (PF) sobre propinas em emendas parlamentares denominada pela polícia EmendaFest, o que deve ser em alusão ao município referência nacional pela Oktoberfest que realiza anualmente.
Segundo notícia do G1, portal da Globo, R$ 160 mil em espécie foram apreendidos com assessores do deputado federal Afonso Motta (PDT-RS), um funcionário do hospital e mais uma terceira pessoa. 6% dos valores captados estariam sendo desviados aos envolvidos que tinham entre si até uma espécie de contrato para a propina
O Ana Nery encaminhou nota ao Jornal Integração, conforme segue, em dará coletiva à imprensa nesta tarde.
Nota à Imprensa
O Hospital Ana Nery, referência em saúde e bem-estar desde sua inauguração em 1955, reafirma seu compromisso com a transparência, a integridade e o pleno cumprimento das normas legais.
Na manhã desta quinta-feira, 13 de fevereiro de 2025, a instituição tomou conhecimento, com surpresa, da operação EmendaFest. Desde então, tem prestado total colaboração às autoridades, fornecendo prontamente todos os documentos solicitados e colocando-se à disposição para contribuir com o esclarecimento dos fatos.
O Hospital Ana Nery reitera seu compromisso com a ética e a legalidade e seguirá colaborando com as investigações para que sejam conduzidas com a máxima celeridade e transparência.