Aos poucos, o prefeito Gilberto Cezar e o vice Tolão vão juntando as peças necessárias para a montagem do governo que irá assumir a partir de 2025. O prefeito está utilizando suas redes sociais para efetuar os anúncios, e pode ser que neste final de semana mais nomes sejam divulgados. Nomes técnicos são a maioria até agora. Carmen Seibet é política, mas, se tratando de Assistência Social, é uma área que conhece, então se encaixa no perfil adotado pelo prefeito eleito e equipe.
Cotado para Obras
Com Carmen Seibet indo para a Assistência Social, o nome para ocupar uma cadeira no legislativo é o primeiro suplente Adir Júnior (PSDB). No entanto, pode ser que não assuma. A “Rádio Corredor” informa que Adir pode ser o novo secretário de Obras. A decisão deve ser confirmada na próxima semana. Caso aceite ser secretário, quem assume na Câmara de Vereadores é Leandro Cecconi, do Cidadania.
Manifestação da secretária Janete
Ocorreu nesta semana o Seminário Cultural Municipal, no Centro Integrado de Desenvolvimento e Inovação de Canela (Cidica), com destaque para a Mostra Cultural “As Raízes Africanas, Indígenas e Afro-Brasileiras”. O evento reuniu educadores, especialistas, alunos e a comunidade em um espaço de reflexão e valorização da diversidade cultural brasileira. Uma manifestação da secretária de Educação, Janete da Silva Santos, chamou a atenção e rendeu polêmica, inclusive com nota de repúdio da União Brasileira das Mulheres – Região das Hortênsias. Segue o que disse a secretária: “Trazer as raízes africanas, indígenas e afro-brasileiras para o debate escolar não é apenas uma questão de justiça histórica, mas também de abrir horizontes para as novas gerações compreenderem e respeitarem a riqueza da nossa diversidade. Eventos como este reforçam o compromisso das escolas em formar cidadãos mais conscientes e engajados. Costumo dizer que o dia 20 de novembro deveria se chamar Dia da Consciência Humana, pois somos mais que uma cor ou raça, somos todos humanos.”
Nota de repúdio da UBM
Segue na sequência a nota emitida na íntegra: A União Brasileira das Mulheres (UBM) Região das Hortênsias vem por meio desta nota repudiar a fala racista da secretária de Educação de Canela, a Sra. Janete da Silva Santos. Em uma publicação feita ontem (28/11) nas páginas da Prefeitura de Canela, no Instagram e no Facebook, a fala racista da secretária aparece em destaque: “O dia 20 de novembro deveria se chamar Dia da Consciência Humana. Somos todos humanos”.
A consciência negra é um conceito que se refere à conscientização dos problemas causados pelo racismo e à valorização da cultura afrodescendente, enquanto a consciência humana não reconhece as consequências do processo histórico de escravização. A consciência negra é um espaço político, social e afetivo na luta contra o racismo e pelo letramento racial. É importante reconhecer que a sociedade brasileira ainda apresenta desigualdades raciais e que a experiência de pessoas negras no mundo é marcada por uma carga histórica. Após vários comentários criticando a fala da secretária, o texto foi editado na página do Instagram, mas segue com a fala racista na página do Facebook e em páginas de notícias. Diante do ocorrido, a UBM REGIÃO DAS HORTÊNSIAS entende que o mínimo é uma retratação pública por parte da secretária.
Panelão conquista o Futsal Master de Gramado

Na noite de quinta-feira (29), o Perinão foi palco da grande final do Campeonato Municipal de Futsal Master de Gramado, onde o Panelão sagrou-se campeão da competição. Após uma partida acirrada, a equipe do Panelão superou o Meia Boca por 5 a 2, levantando a taça e fazendo a festa com seus torcedores. O destaque da grande final foi o atleta Índio, do Panelão, que brilhou em quadra e contribuiu de forma decisiva para a vitória de sua equipe. O goleador do campeonato foi Jerônimo Mapelli, do Meia Boca, com 10 gols marcados. Já o goleiro menos vazado foi Carlos Ademir Niclotti, do Bandeco, que sofreu apenas 11 gols durante todo o torneio.
O secretário de Esporte e Lazer de Gramado, Lucas Roldo, parabenizou todas as equipes participantes. “Gostaria de parabenizar todas as equipes que participaram do Futsal Master de Gramado. A competição foi de alto nível e demonstrou o espírito esportivo dos nossos atletas. O esporte é fundamental para a saúde e o bem-estar da nossa comunidade, e eventos como esse fortalecem ainda mais o nosso município.”