Ontem escrevi que a PGM – Procuradora Geral do Município, de Gramado, Mariana Reis, não me respondeu sobre o futuro do São Miguel, eis que o CNPJ das irmãs deve ser devolvido e o município não tem filantropia. Acontece que ao mandar a mensagem ‘acertei’ uma outra Mariana na agenda do meu celular. Peço desculpas à PGM, que sempre é atenciosa e prestativa. Assim, hoje cedo ela me chamou para esclarecer a questão. Tudo certo.
Resolução
Mariana respondeu: “Estamos concluindo o processo interno para a contratação da empresa que fará a gestão do HASM, a qual dar-se-á pela Lei nº 14.133. O processo está dentro do cronograma previsto, e após o processo ser concluído será informado o nome da empresa vencedora”.
A lei 14.133 é a nova lei das licitações. Mariana acredita que até o dia 13 de dezembro tenha a nova gestora do Arcanjo São Miguel.
É o fim… do ano
Domingo iniciaremos o último mês do ano. Lamentavelmente mais um ano que passou batido para a maioria. Na real, a maioria está dando graças a Deus que está terminando.
Dezembro será um mês de recuperação, mas é curto para empatar tudo o que ficou para trás. Isso falando em termos econômicos, vez que quem perdeu familiar na tragédia sequer tem como recuperar a perda. Menos mal que na reta final, boas notícia começaram a surgir e a esperança se renova. Desde 2014, com a reeleição da Dilma, a cada virada dizemos, agora vai, e nunca mais foi. Mas, desta vez, para 2025, vai!
Aniver 70 e 80
Além de dezembro naturalmente ser diferente na região em razão dos eventos natalinos, temos os aniversários dos municípios, de Gramado dia 15 e Canela, dia 28. Por causa das características turísticas essas datas acabam passado quase despercebidas enquanto a maioria dos municípios têm o aniversário como data máxima. Mas desta vez tem de ser diferente, números redondos não podem passar em branco. Gramado tem uma boa programação e Canela também vai marcar a data, já com Os Serranos garantido no multipalco e um concerto de gaiteiros.
Para se manter no topo
O Progressistas de Gramado precisa prestar muita atenção. Toda a luta para chegar onde está com total predominância pode escapar pelos dedos se não apertar muito bem a mão. O exemplo do MDB de Canela deve servir de alerta. Constantino se reelegeu em 2020 com 80% dos votos e 8 dos 11 vereadores na Câmara e vejam no que deu uma eleição após.
Ajustamentos
Alinhar toda esta gente é algo desafiador. São sete vereadores eleitos, todos com desejos, aspirações, sonhos. E, claro, todos têm o direito e a necessidade de buscar esses sonhos e devem pensar que chegou a sua vez. Foi assim em Canela.
Companheiros
Além dos próprios membros do Progressistas têm os aliados. União Brasil vai ter a secretaria da Inovação com seu presidente André Castilhos, o Podemos mantém o Transito e Mobilidade, e o PSD deve estar visualizando algo interessante, que não foi decidido ainda.
Presidência
Para os vereadores eleitos que precisarão permanecer na Câmara por falta de suplentes tem a presidência da Câmara para consolo. São exatamente 4, um por ano. E o Republicanos que terá dois vereadores, pode esquecer, pois já recebeu seu consolo com a secretaria de Cultura para o primeiro suplente.
Mudanças
O Prefeito anunciou ontem pela manhã as mudanças para seu quarto mandato. Como era esperado pouquíssimas mudanças. De novidade mesmo só na Secretaria da Cultura, onde assume um novo e o André Castilhos que já está na prefeitura vai assumir a Inovação em lugar do Ike, que vai para a presidência da Câmara em 2025 (matéria nesta edição).
De olho em 2028
A coisa vai pegar mais próximo da eleição de 2028. Tem 10 interessados a concorrer a prefeito e dois inclusive já se anunciaram pré-candidatos e já não se olham na cara. Um deles é o vice-prefeito de 4 mandatos, com o próximo, Luia Barbacovi. Este até nem pode mais concorrer a vice na próxima e então, ou sobe, ou desce. A vereador não quer mais. Logo, resta a prefeito, onde têm os outros nove concorrentes.
Uma boa solução para parte destes problemas seria mesmo eleger o Nestor deputado estadual em 2026, ou até mesmo governador, como sugeriu o deputado Joel Wilhelm outro dia aqui no Integração.

Suzana Strassburger
A proprietária da Usina, agência de publicidade, Suzana Strassburger vai assumir o cargo vago pela Vivi das Damas, no Gabinete da Primeira Dama, Jandira Tissot. Esta sim é uma novidade! Desejo boa sorte à Suzana, na vida pública. Como apaixonada pela área social, certamente vai dar muito certo.
Ao trabalho
É natural que Gilberto Cezar demore um pouco mais a fechar o time, eis que todo novo. Ainda assim, terá de correr. Todos os indicados e depois nomeados precisam tempo para organizarem seu setor. E, até o momento, não temos nem quem vai cuidar da Saúde, que no dia 1º não pode ter nenhuma interrupção. Obras e Educação, tão relevantes quanto, também ainda não sabemos quem vai tocar. Mas o fim de semana é comprido e certamente chegaremos à segunda-feira com mais novidades.
Gramado já fechou tudo ontem e agora cada um pode trabalhar para que no dia da ‘pauleira’ (1/1) a coisa esteja em pleno funcionamento. No máximo semana que vem o prefeito eleito de Canela precisa fechar o 1º escalão.