Temos em mente que bombeiro é apagador de fogo. Por isso, muitas vezes chamamos empreendedores afoitos de bombeiro. Na pressa resolve as coisas mesmo que de forma paliativa por não ter tido tempo para fazer um planejamento que garanta uma solução definitiva. Afoito, no entanto, também significa: ‘que tem coragem, ousadia; destemido’.
A pauleira inicia dia 1º
O prefeito eleito de Canela, Gilberto Cezar, quer resolver de forma definitiva o problema de gestão do HCC, separando-o completamente da política. Na última sexta-feira, encontrei-o na Rua Coberta do município e troquei algumas palavras com ele sobre o HCC. Tentei adivinhar nomes para assumir o nosocômio, ao que ele replicou com convicção que políticos não podem ir para lá.
Fico pensando: faltam 35 dias para que ele se torne o responsável pela gestão, já que a prefeitura interveio e assumiu o controle. Logo, ele deve ter a solução já acertada. Que seja contratada uma empresa especializada para assumir no dia que inicia a gestão. Claro, imaginemos que o vereador Caputo seja chamado para lá naquele dia, às 16 horas, a quem ele irá recorrer? A Brigada não vai assumir a gestão. Então, o prefeito terá de resolver.
Parece-me que Gilberto Cezar ou já tem essa empresa, o que seria um milagre, já que nem Gramado, que está com a intervenção desde 2016, conseguiu uma terceirização até hoje, ou não tem a noção exata do que representa tocar um hospital. No dia da transição, tem que haver gente lá. Se não houver mudança para uma gestão terceirizada, sim, o prefeito tem que nomear o interventor, e sim, portanto, será um cargo político.
No dia da ‘pauleira’, boas intenções não bastam.
Onde os amigos se encontram

As festas comunitárias representam muito mais do que simplesmente almoçar fora. Primeiramente, elas simbolizam o voluntarismo e o trabalho sincronizado e familiar. É uma forma dos pais ensinarem os filhos pelo exemplo. Além disso, é onde velhos e novos amigos se encontram. Na Festa do Leitão, realizada no domingo, na Linha Imperial, pude registrar três integrantes do Governo Municipal de Nova Petrópolis de 1997 a 2000 em uma única foto. Ao centro, sorridente, estava o então prefeito Roberto Kehl; à esquerda, Walter Wolmeister (secretário do Turismo); e à direita, o engenheiro Beto Schuch, secretário de Planejamento. Vale lembrar que foi neste governo que Nova Petrópolis construiu um Centro de Feiras municipal, que até hoje é útil e moderno, ao contrário do de Canela, construído às pressas para atender uma necessidade pontual, que era a ChocoFest.

1,80 é pouco
Não é preciso ter ‘guampa’ para acertar uma floreira dessas instalada a apenas 1,80 metro do chão. Pessoas com altura maior do que isso existem aos milhões. E sempre tem aquela hora que o cara pensa que pode relaxar e andar tranquilo, curtindo a bela Gramado, até que….
Aos que tem a responsabilidade de corrigir isso, fica na Rua Garibaldi, bem em frente ao Café com Leite. E não é só essa, tem mais.

Cuidado baixinhos
Já neste outro caso o perigo é para os baixinhos. Essa estrutura da companhia de energia, está colocada dentro da calçada e tem uma espécie de maçaneta que pode machucar uma criança desavisada pela cabeça, ou um adulto dando espaço a outros, pelo braço. Como aconteceu comigo mesmo que deixei um pedaço do braço ali. Como vinha um grupo de pessoas que tiveram que se apertar por causa do container do lixo que está ali, eu me espremi e acabei batendo o braço direito nesta ‘maçaneta’. Os dois casos já foram anunciados a um secretário municipal, há uns dias, mas até esta manhã ainda persistiam.
Prefeitura e Corsan
Semana passada a prefeitura, com o prefeito, vice e diversos agente, mais o MP, foram ao encontro da Corsan, cobrar o óbvio: água e tratamento de esgoto. “Entre as principais demandas encaminhadas pelo Executivo, estiveram a ampliação das redes de esgoto e estações de tratamento, melhorias no sistema de comunicação com a comunidade e a resolução dos recorrentes extravasamentos de esgoto cloacal. A Administração Municipal também cobrou a qualidade dos serviços de recapeamento e asfaltamento realizados pela empresa após obras nas redes de água e esgoto e incremento nos planos de contingenciamento para casos dos acidentes e rompimentos das adutoras”.
A prefeitura assinou o prolongamento por 40 anos do convênio repassando estas responsabilidades à Corsan e nestes contratos deve estar muito claro qual o tempo para as obras que deve tratar pelo menos 90% do esgoto até 2033. Decerto irão fazer tudo em 2032 e até lá vai ser como estava hoje de manhã na calçada da Anita Garibaldi, bem em frente a um dos belos restaurantes que atraem os turistas…