Tiago Manique
GRAMADO – A espera terminou. Após quase um mês de paralisação da Terceirona Gaúcha por conta do imbróglio jurídico envolvendo o Farroupilha, a competição vai continuar. Com a perda dos pontos e derrota no STJD, a equipe de Pelotas foi eliminada, e o adversário do Centro Esportivo Gramadense (CEG) na semifinal é o São Paulo.
E o primeiro jogo desta fase, que vale o acesso para a Série A2 do Gauchão de 2025, será nesta quarta-feira (20), às 15h, no estádio Aldo Dalpuzzo, em Rio Grande. O último jogo do Gramadense foi no dia 26 de outubro, derrota para o Guarani em Venâncio Aires, ainda pela primeira fase.
O goleiro Maicon revelou que, como a equipe vinha embalada na competição, isso pode prejudicar um pouco, mas, por outro lado, deu tempo para trabalhar mais e possibilitou a volta do capitão da equipe.
“Quanto à paralisação, óbvio que atrapalha em alguns pontos, como o ritmo de jogo, mas, de certa forma, deu tempo para recuperar o Tobias, uma peça a mais, e a chegada do Camacho [volante] deu mais tempo para trabalhar com os dois”, comentou.
No primeiro ano no futebol profissional, em 2022, o Gramadense parou nas quartas de final diante do São Borja. Já em 2023, o acesso bateu na trave ao perder na semifinal para o Cruzeiro de Cachoeirinha. Maicon revelou que essas partidas e o fato de ter atuado no primeiro semestre na Série A2 pelo Gaúcho de Passo Fundo, assim como outros atletas, ajudaram a criar uma bagagem de mais experiência para o jovem grupo de jogadores. “Com esse tempo de clube e em relação ao ano passado, estamos muito mais maduros para este tipo de situação de jogos mais decisivos. Estes desafios nos deram mais experiência, principalmente para este jogo decisivo do acesso”, revelou.
O jovem goleiro do Gramadense alertou que agora muda a chave e tudo que foi feito na primeira fase passou. “Esses dois jogos decisivos são outra competição. O jogo lá em Rio Grande é outro campeonato, será o jogo da vida, com extremas dificuldades, mas vamos ter que nos adaptar a essas questões durante o jogo. Estamos preparados e vamos buscar, a cada passo, os nossos objetivos”, pontuou.
A campanha
O Gramadense, na fase classificatória da Terceirona, teve três vitórias, dois empates e apenas uma derrota. A equipe terminou na liderança do Grupo A, com 11 pontos e um aproveitamento de 61%. Por ter feito melhor campanha que o São Paulo, a partida decisiva que vale o acesso será diante do torcedor, domingo (24), às 15h, na Vila Olímpica.
Projetos sociais
O clube conta com parcerias em projetos sociais da Secretaria de Esporte e Lazer de Gramado. Para o secretário Lucas Roldo, a boa fase do Gramadense demonstra a força do esporte na cidade. “O futebol vai muito além do campo. A campanha do Gramadense é um exemplo inspirador para todos os jovens atletas do município. Ao acompanhar o time da cidade crescendo, eles sonham em alcançar seus próprios objetivos. Essa paixão pelo esporte nos motiva a oferecer cada vez mais oportunidades para a prática esportiva, fortalecendo a nossa cidade e construindo um futuro mais promissor para a nossa juventude. Pedimos a todos que estejam no domingo na Vila Olímpica torcendo pelo Gramadense”, finalizou.