Eu disse para vários políticos da região que o modelo de uma campanha vencedora estava com um canelense emedebista. Repeti muitas vezes a correligionários do MDB, que eram para ver com o Constantino Orsolin como atuar enquanto oposição. Eu dizia, Constantino é melhor sem do que com mandato. E deu na tampa: na primeira entrevista após o pleito explicou certinho como irá atuar a partir de janeiro.
Trampolim
Na entrevista ao Integração, ontem pela manhã, a primeira após o pleito, Constantino deu a deixa: visitar os amigos, ouvir e aprender; reestrutura o partido; preparar o projeto de candidatura a deputado estadual.
Particularmente acho que a candidatura a deputado é só um trampolim para ele se manter ativo e na mídia. No final nem vai ser candidato, pois seu partido, em Gramado e Canela, não arranca nem com 10 mil votos. Só se contasse com uma candidatura pluripartidária, que é impossível com ele como candidato. O Constantino, quer, e vai visitar um por um, falar dos seus feitos como prefeito e minar a gestão. Perguntem ao Cléo.

Convention 25 anos
À véspera de completar 25 anos o pessoal do Convention Hortênsias foi a Bento ontem conhecer um novo centro de eventos lá. Voltaram babando! Todos aqueles nãos que são obrigados a dar aqui poderiam ter outra resposta com um empreendimento daqueles. “A gente fica feliz e triste ao mesmo tempo em ver aquilo”, disse um deles à coluna. O Centro de Eventos do Plaza Hotel & Boulevard Convention – Vale dos Vinhedos, é capaz de acomodar mais de 5 mil pessoas simultaneamente, oferecendo espaços que comportam mais de 2 mil pessoas em auditórios distribuídos por diferentes ambientes. E com cheiro de novinho. Hoje o nosso Convention comemora 25 anos. Passei lá pela manhã dar um abraço de reconhecimento aos amigos (foto).
A carroça está andando
E as melancias precisam se ajeitar nesta carroça que está andando há um mês já. Amanhã completa um mês das eleições. Já é dia 05/11 e ainda não conhecemos ninguém que vai assumir a prefeitura de Canela dia 1º de janeiro, além do Prefeito e Vice, claro. Algumas pontas mais relevantes do governo precisam serem desenhadas o mais rápido possível. Um exemplo é a Secretaria de Turismo. Quem assumir ali já precisa fazer o relacionamento, e, principalmente, o planejamento. Dia primeiro (1/1) “é pauleira”, acabou a lua de mel. Estamos em uma semana bem especial onde o futuro secretário já poderia se inteirar bastante com o trade em razão do Festuris, pois até o Ministro estará aqui (veja capa).
Cautela
Perguntei ao Gilberto Cezar hoje pela manhã quando é que anunciaria os secretários. Pela resposta observa-se que ele não tem pressa, pois colocou as datas de diplomação e posse como se estivessem a quilômetros. Demonstrou também cautela e muito estudo, vejam: “Ainda estamos analisando todos os indicadores, fazendo organogramas de trabalho, fazendo ofícios sobre pedidos de providências e pedidos ao executivo, até o fim desse mês irei divulgar alguns nomes, mas a diplomação será só dia 19/12 e a posse dia 01/01/2025. A equipe de transição está trabalhando, vamos ajustando”.
Especulação
Enquanto o prefeito eleito não faz o anuncio oficial, vamos especulando o que se ouve por ai. A ex-vice-prefeita e vereadora reeleita Carmen Seibt, estaria de olho na Secretaria de Assistência Social. Teria ali, resistências, e como sabemos, já passou por lá. Outro que também estaria com o anzol lançado praquele lado é o vereador reeleito Jonne Wulf. Ele se elegeu pela oposição (PSD), mas estaria disposto a compor em troca desta pasta. Assim, abriria vaga na Câmara para o atual presidente permanecer no prédio. Jonne, como sabemos, não quer embate com Carmen, a qual admira, e por isso aceitaria o Esporte, secretaria a ser criada. Ao que se sabe, ainda não há martelo batido, mas, melancias se ajeitando.
Mais cinco secretarias
Não sei se estava brincando ou falando sério, mas o vereador do MDB, Alberi Dias, sugeriu na tribuna, durante a sessão de ontem, que o novo governo crie cinco novas secretarias. Particularmente não acho que essas seja a solução…
Sem oposição
Se em Gramado não tem oposição por imposição do eleitor, em Canela, não vai ter por opção dos eleitos. É o que está parecendo. Ao que a coluna ouviu por aí é que não tem restrição, quem for convidado, embarca imediatamente. Vamos aguardar os próximos quilômetros desta carroça.
Inocência
Parece que dos novos eleitos, em Gramado especialmente, tem que nem faz ideia do que significa o cargo de vereador, especialmente das limitações do cargo. Acham que irão endireitar o mundo. Muita calma nesta hora. Os novatos têm de se cuidar, principalmente, quando se dirigem aos eleitores. Fazer promessas irrealizáveis gera terremotos.
MOÇÃO DE RECONHECIMENTO
Amanhã, 06 de novembro, às 18 horas, na Câmara de Vereadores de Gramado, teremos a Moção de Reconhecimento ao Panrotas Editora, por meio do Sr. Guillermo Alcorta, em celebração aos 50 anos do veículo.
Em seguida, no mesmo local, teremos o momento do Troféu Silvia Zorzanello, oferecido a Guilherme Paulus, fundador da CVC, maior operadora de viagens da América Latina.