Galera do PT já aterrissou
Hoje mesmo uma galera de ministros e assessores do Governo Federal aterrissou no Salgado Filho para oficializar a reinauguração. Como sempre, primeiro usufrui que não produz. De todo o modo, segunda-feira, 8h10min, chega o primeiro voo com o setor produtivo, trabalhadores, empresários, pessoas a trabalho e de férias.
Recepção
As secretarias de Turismo de Gramado e do Estado montaram um estande na parte externa do Salgado Filho para oferecer uma recepção especial aos primeiros mil viajantes a chegar. A iniciativa privada se engajou no projeto e está oferecendo mimos, como fez a Prawer, com mil barras de chocolate. O Integração vai estar lá para acompanhar, ao vivo!
Nove mil viajantes
No primeiro dia de operação, entre pousos e decolagens, serão 71 voos, com a previsão de movimentação de 9 mil passageiros. O número de pessoas transportadas corresponde ao dobro do total operado diariamente na Base Aérea de Canoas, terminal militar aberto de forma emergencial que garantiu a chegada e saída de pessoas durante o período de fechamento do maior e mais movimentado complexo aeroportuário do Rio Grande do Sul. Os primeiros voos chegarão dos estados de São Paulo e Rio de Janeiro, além de Brasília. Até o final do mês, estão previstos ainda voos para Belo Horizonte e Curitiba. Já no próximo mês, a expectativa é que o terminal passe a operar mais de 122 voos diários, transportando cerca de 16 mil viajantes. Se metade disso vir a Gramado, vai dar uma bela incrementada.
Aeroporto de Canela
A Infraero segue as obras no aeroporto de Canela. De 28 de outubro a 18 de novembro estará fechado para obras, depois volta a funcionar no período do dia e a expectativa, diante do que disse o presidente da autarquia quando esteve em Canela, é que o mais rápido possível seja liberado para voos comerciais com aeronaves de até 72 passageiros. Se tudo seguir conforme planejado em isso deve ocorrer até março.
O sistema ruiu
A morte das gêmeas de Igrejinha, de apenas seis anos, cuja suspeita do assassinato, presa, é a própria mãe, expõe a fragilidade do nosso sistema: Saúde; escolas; segurança, como Bombeiros, Polícia Civil; vizinhos, parentes e amigos.
A mulher tem um histórico de problemas psiquiátricos, ligados a perda de outro filho de forma violenta, e mesmo assim, a morte da primeira delas não chamou atenção de ninguém destes para evitar a segunda.
Humanidade
Minha mãe dizia que na humanidade existe de tudo. E é verdade, as atrocidades que nós temos de enfrentar são promovidas pelos nossos semelhantes (fisicamente falando). Aquele caso em Porto Alegre onde uma mulher matou uma vizinha grávida, tirou o filho dela da barriga para fingir que ela mesma teve um parto, é mais um daqueles casos que nenhum humano consciente consegue entender.
Nene na Câmara de Canela
Gostei da entrevista do vereador eleito por Canela, Nene Abreu, hoje pela manhã aqui no estúdio do Integração. Mostrou humano, emotivo e muito ligado a família. Tenho certeza que é uma pessoa maravilhoso que está chegando a política canelense e que vai contribuir muito com aquilo que a comunidade precisa, alguém que vive ali no meio e sente as mesmas dores.
O Jornal Integração está conversando com todos os vereadores eleitos, dos dois municípios para que a comunidade posso ir se adaptando ao que vai ser a realidades das duas câmara a partir de janeiro (2025).
Curiosando
Ontem presenciei uma conversa entre o vereador eleito Roberto Cavalin e a suplente Fernanda Pereira Dias Schüt, a filha do Remi e da Neiva. Ao colunista Cavalin acenou que, se for convidado pelo Prefeito Nestor, aceita ir para o Governo se for para a secretaria de Assistência Social, ou para a subprefeitura da Várzea. Por outra banda, ficar na Câmara também lhe apetece, especialmente se a proposta é de que o Republicanos terá um anno de presidência. Já a Fernanda, na expectativa de assumir como vereadora em lugar dos titulares que irão para as secretarias, estuda a vida pública, fica tateando para entender o processo, complicado processo, Fernanda…
Fim de mandato
O Governo gramadense se ajusta para os últimos passinhos desta gestão, já de olho para o período 2025/2028. Na virada deste mês o vereador Ike volta para a secretaria de Inovação para que o suplente Neri da Farmácia possa voltar para a Câmara de Vereadores. 2025 é outro papo, ali Ike já avisou que não quer secretaria e sim exercer seu mandato na Câmara. É possível que o vereador mais votado desta eleição, Rafael Ronsoni, também opte por ficar na Câmara pelo menos este ano, se for o presidente. Assim, abriria espaço para Jeferson Moschen, Carlos Foss e Lucas Roldo irem para o Executivo e as três mulheres suplentes assumirem suas cadeiras.

Linha Bella
O roteiro que leva a uma das regiões mais bonitas do interior de Gramado está revitalizado. A repaginação da marca e toda a reestruturação foi apresentada ontem à noite, em jantar para a imprensa no Restaurante Don Milo, junto ao Hotel Buona Vita. Meu amigo Luis Sebastiani, na foto comigo, é o gerente comercial para tocar o negócio junto com os empreendedores Vanderleia Peiter, diretora e Valdir Caon, administração, e as famílias Masotti, Marcon, Boff e Cavichion, que dão vida ao projeto. Siga: @passeiolinhabella; @winebus; @portaldeviagem.oficial.