CANELA – Celebrada no Brasil, a Semana da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, a temática “Nossa História: quem somos e o que fazemos”, é uma semana dedicada especialmente à conscientização e promoção da inclusão social, combatendo o preconceito e a discriminação contra as pessoas com deficiência.
A campanha teve uma semana de programação diversificada. Palestras, orientações e atividades artísticas e culturais, fizeram parte deste cardápio de opções de atividades.
A cereja do bolo foi o Sábado Especial D+. O evento ocorreu no salão da Apae, lotando as dependências do local, onde puderam acompanhar uma diversidade de atrações, como música, canto, dança e teatro.
Abrindo a festividade os assistidos da Apae mostraram talento e emocionaram o público. O espetáculo ‘Humano’, com números independentes que se entrelaçavam na encenação, abriu a tarde com abordagem sobre as emoções, um constante desafio de todos os envolvidos. Cada espetáculo, os alunos mostraram os talentos dentro das características propostas, como teatro, música, danças, charanga da Apae e o grupo de dança das mães ‘Festejando a Vida’.
Outras entidades estiveram no local como convidados também para apresentações. Denominado de Amigos da Apae, os integrantes da Escola Sonarte, Grupo de Danças da Escola Municipal Santa Terezinha, Tenda de Isis, Bonecos da Montanha com Histórias do Carlão. Além das apresentações, o público pôde apreciar a exposição dos trabalhos produzidos nas oficinas artísticas.

“Com a coordenação dos profissionais da Apae, durante os ensaios os atores foram transportados para um mundo mágico e cada um com suas especificidades conseguiu participar das apresentações de maneiras diferentes. Dentro de suas diversas capacidades, ajudaram também na montagem das cenas e na decoração do espaço onde ocorreu o evento”, disse em nota a Apae Canela.
Luciano Perottoni, presidente da Apae, falou sobre o empenho de toda a equipe no planejamento das apresentações e das atividades e ressaltou a especial participação das famílias tanto para levar os alunos aos ensaios, quanto na presença na data do evento. “O engajamento das famílias foi de grande importância para o sucesso do evento. É gratificante fazer parte desse momento tão lindo na vida deles”, salientou.













