É assustadora a diminuição das vagas de emprego em Canela e Gramado no mês de junho: foram ao todo 1.011 vagas a menos. Se somarmos ao mês de maio, o número fica ainda pior, chegando a 1.270. Falando somente de Canela, no mês de maio houve 6 vagas a mais de emprego; porém, em junho, houve uma diminuição de 155 vagas. Apesar desses números, sigo curioso para saber como serão os dados do Novo Caged do mês de julho, já que, em tese, o número de turistas na cidade aumentou significativamente.
Olimpíadas e Incentivo
Estava acompanhando as Olimpíadas nos últimos dias e vi muito potencial no nosso país para conquistar medalhas em todas as modalidades. Apesar dos desafios enfrentados, das dificuldades para treinar e do escasso incentivo fiscal e estrutural do nosso governo, temos pessoas muito boas nos representando. Analisando isso, pensei no cenário municipal. O ginásio de esportes, que há anos é pedido pelos esportistas da nossa cidade para a prática de todas as modalidades, segue apenas no sonho de cada um desses atletas. Nossa secretaria do esporte nem sequer existe para buscar projetos que venham a melhorar a cidade. E o maior exemplo de falta de incentivo é o Bola-Bola, que representa o município pelo Estado e sempre precisa correr atrás de ajuda financeira para custear suas viagens. Será que é tão difícil para os governos federal, estadual e municipal olharem menos para o próprio bolso e incentivarem mais nossos atletas?
Feira do Livro
A 20ª Feira do Livro de Canela inicia na terça-feira, dia 6, após muito tempo sem estar presente na cidade, e confesso que essa notícia me deixa extremamente feliz. Lembro-me da minha infância, na época da escola, quando íamos realizar o passeio à Feira do Livro. Dias antes, os bilhetes de liberação dos alunos eram enviados para casa e quem tivesse interesse em adquirir livros poderia levar dinheiro para a escola. Eu sempre saía da feira com pelo menos uma coleção nova para ler. Espero que a Feira do Livro atraia muitas pessoas, não só da cidade, como também visitantes apaixonados pela literatura. É legal ver como Canela, apesar de tarde no governo Constantino, está retomando algumas atividades que sempre estiveram presentes em nosso calendário. A Feira terá início na terça-feira, dia 6, e se estenderá até o domingo, dia 11.
Obra na Frente da Havan
E lá vamos nós mais uma vez com obras na chegada do município. Agora, um novo empreendimento deve ocupar o lugar onde atualmente está a foto à moda antiga em Canela. Acho muito bom economicamente para a cidade esses investimentos e a chegada de novos empreendimentos, trazendo lucros para os cofres da cidade e empregos para os moradores. Mas será que Canela já pensou em como será o trânsito naquela região nos momentos de alta temporada do turismo? Já é difícil circular por ali hoje; imagina com mais um empreendimento. É preciso pensar em alternativas de novas vias para chegada ao município e também em estacionamentos naquela região, que hoje em dia já são difíceis de encontrar.
Praticamente Definido
Faltam poucos partidos a definirem seus pré-candidatos para as próximas eleições em Canela. Dos 14 presentes na próxima eleição, apenas a Federação Brasil da Esperança (PT, PCdoB e PV) e o MDB não definiram os seus. E você, já sabe quem são os candidatos? Acesse o leiafacil.com, que lá tem todas essas informações e muito mais.
Reflexão
Na sexta-feira, dia 26, tivemos um episódio muito triste para o município de Canela, que em poucas horas era o assunto mais comentado entre todos os canelenses, turistas e até mesmo em outras cidades: um rapaz foi baleado e morto na frente da Catedral de Pedra em plena luz do dia. Uma semana se passou e pouco se ouve falar sobre isso já. Refletindo sobre isso, comecei a pensar o quanto estamos vivendo em um ritmo frenético, bombardeados de informações o tempo todo, desde coisas muito úteis até coisas sem utilidade alguma. A era da tecnologia faz com que tudo seja apenas passageiro e, assim como a informação se espalha rapidamente, ela também é esquecida na mesma velocidade. Será que não é hora de por um pouco o pé no freio com esses avanços?
A Dupla
Como toda semana, trago aqui um recorte e o momento vivido por Grêmio e Inter. O Inter, de sexta-feira, dia 26, para cá, entrou em campo somente uma vez, pelo Brasileirão, no sábado, diante do Bahia, e ficou no empate em 1×1. Após sair perdendo por 1×0, conseguiu empatar aos 89 minutos. Agora é o 14º no Campeonato Brasileiro, com 20 pontos e 5 jogos atrasados, que podem levar a equipe para o topo da tabela ou fazer entrar na briga pelo Z4. O Colorado depende só de si para saber onde ficará no Campeonato Brasileiro, única competição que restou à equipe. O próximo jogo é diante do Palmeiras, no Beira-Rio, no domingo às 17h. Já o Grêmio, no último final de semana, venceu o Vasco por 1×0 jogando em Chapecó e agora finalmente está fora do Z4, em 16º com 18 pontos e 2 jogos atrasados, tendo a mesma pontuação do 17º. Pela Copa do Brasil, empatou em 0x0 diante do Corinthians e poderia ter vencido caso tivesse mantido o ritmo do 1º tempo, após a expulsão aos 13 minutos do jogador corinthiano. Agora, o Grêmio retorna a campo no domingo às 16h, em Curitiba, como visitante, para enfrentar o Athletico Paranaense e se afastar de vez do Z4. Pela Copa do Brasil, retorna a campo também em Curitiba, na quarta às 21h30, pelo jogo da volta, desta vez como mandante no Couto Pereira.
Juventude
Já o Juventude, apesar de ter perdido Roger Machado, segue sendo o melhor gaúcho e vai mostrando isso nas competições. Pelo Brasileirão, apesar de ter perdido para o Criciúma no sábado, jogando em casa, segue na frente da dupla e é o 13º com 21 pontos. Pela Copa do Brasil, também jogando em Caxias, venceu o Fluminense por 3×2 nesta quinta-feira, dia 1º, e leva vantagem para o jogo da volta no Maracanã. A Serra segue na frente da capital!